quinta-feira, 14 de junho de 2018

INSS E OAB/RN FIRMAM PARCERIA PARA CAPACITAÇÃO DE ADVOGADOS NO INSS DIGITAL.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rio Grande do Norte (OAB-RN) realizaram, recentemente, uma capacitação para 60 advogados da capital potiguar, com o objetivo de auxiliar no manuseio do INSS Digital, permitindo o acesso digital aos processos administrativos, bem como o protocolo dos requerimentos ou revisões de benefícios, sem a necessidade de ir a uma agência.

O INSS Digital dispensa o cidadão de comparecer a uma agência para requerer benefícios. O projeto piloto também permitirá que os advogado tenham acesso aos processos administrativos do INSS via internet. A capacitação entre a OAB-RN e o INSS para facilitar a atuação dos advogados norte-riograndenses só foi possível após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, firmada este ano.

Para o presidente da Comissão de Seguridade Social da OAB/RN, advogado Jean Letellier, “essa capacitação foi de grande valia, tendo em vista que muitos já são usuários de sistemas jurídicos virtuais. O INSS Digital tem algumas peculiaridades que o diferencia dos sistemas virtuais aos quais os advogados estão habituados”.

Essa ferramenta, de extrema importância para todos os advogados que acompanham processos de aposentaria, pensão, revisão da pensão, ou seja, todos àqueles processos que, antes, o advogado tinha que ir até a agência do INSS, agora não necessitará mais se deslocar a uma unidade previdenciária.


QUE É INSS DIGITAL

O INSS Digital é uma nova forma de atendimento do INSS, que consiste na utilização de processo eletrônico, distribuição da demanda entre as unidades e melhoria na comunicação com o cidadão.

A partir da implantação desse projeto é possível realizar a solicitação dos benefícios previdenciários por meio dos canais remotos, diretamente nas entidades parceiras, como: OAB, Sindicatos, Colônias de Pescadores, Prefeitura, empresas, etc, além da possibilidade de acesso por meio da central de serviços ”Meu INSS” (meu.inss.gov.br), ferramenta criada para facilitar a vida dos segurados, acessível por meio de computador ou celular, que permite fazer agendamentos e realizar consultas. O segurado acessa e acompanha todas as informações da sua vida laboral, como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados.


ENTIDADES


Desde que foi implantado, já firmaram acordo com o INSS no Rio Grande do Norte, 38 Colônias de Pescadores, 87 Sindicatos de Trabalhadores Rurais, além da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN) que já realizou três capacitações no RN.

O INSS está aberto para receber outras entidades, prefeituras, empresas que queiram conhecer esse novo projeto lançado, pioneiramente em Mossoró/RN, mas, já absorvido, com sucesso, em quase a totalidade das agências do INSS em todo o país.

Segundo o chefe de Atendimento da Gerência-Executiva do INSS em Natal, Ricardo Brito, “O INSS Digital é uma mudança de fluxo de atendimento de proporções poucas vezes vistas na história do INSS”. E ainda: “Por intermédio dele, busca-se, dentre outras coisas, reduzir o tempo de espera de agendamento, permitir o acompanhamento e instrução dos processos/tarefas virtualmente, evitando ou diminuindo os deslocamentos dos interessados, garantir mais segurança da informação, que vai passar a ficar disponível e que pode ser acessada em qualquer lugar do Brasil e aumentar a velocidade de resposta”. 

E conclui: “Como qualquer inovação, leva um tempo para engrenar, digamos, mas as perspectivas são as melhores possíveis”.

MAIS INFORMAÇÕES E ENTREVISTA
Seção de Comunicação Social do INSS RN
3216-5317 / 3216-5020 / 3216-5171

Nenhum comentário: