terça-feira, 11 de janeiro de 2011

VOCÊ JÁ VIU ESTE SELO POR AÍ?

Os Correios lançaram no dia 1º de janeiro um selo com a fotografia do ex-presidente Lula.

Ele é vendido a R$ 2 e faz parte da série especial “homenagem ao presidente Lula”. A leva começou a circular no dia em que Lula transferiu a faixa presidencial para Dilma Rousseff.
Pessoas vivas, a princípio, não podem ser alvo de homenagem dos Correios. A exceção vai para atletas com ouro em Olimpíadas, vencedores do Prêmio Nobel e chefes de Estado.
Fernando Henrique Cardoso, por exemplo, ganhou sua série comemorativa em dezembro de 2003, um ano após deixar a Presidência.
INFORMAÇÃO: Folha.com

DICIONÁRIO COM NOVA ORTOGRAFIA SÓ EM 2012.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação [FNDE] vai distribuir dicionários com a nova ortografia da língua portuguesa para todas as salas de aula dos ensinos fundamental e médio do país em 2012. A previsão é de comprar 10 milhões de exemplares para um milhão de salas da rede pública.
Serão adquiridos quatro tipos diferentes de dicionários. Para o primeiro ano do fundamental, os dicionários terão entre 500 e mil verbetes. Os dicionários a serem enviados para os estudantes do segundo ao quinto ano conterão de 3 mil a 15 mil verbetes. Do sexto ao nono ano, entre 19 mil e 35 mil verbetes. Para o ensino médio, de 40 mil a 100 mil verbetes.
A última vez que o FNDE enviou dicionários para escolas públicas foi em 2006, antes das mudanças estabelecidas pelo acordo ortográfico. “
– É muito importante que os alunos possam consultar dicionários já adaptados às novas regras. Por isso, vamos enviar um conjunto com dez exemplares para cada uma das salas de aula do país –, afirma Rafael Torino, diretor de ações educacionais do FNDE.
O edital que convoca os editores para o processo de inscrição e avaliação dos dicionários já foi publicado no Diário Oficial da União.O prazo para a pré-inscrição das obras vai de 8 de fevereiro até 8 de abril. A entrega dos exemplares para a avaliação será feita do dia 13 a 15 de abril.

RESULTADO DO ENEM DEVERÁ SAIR NESTA SEXTA-FEIRA DIA 14...

O Ministério da Educação (MEC) irá divulgar, até sexta-feira (14), os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio. Os alunos terão acesso ao desempenho final nas provas, pelo site do MEC, desde que usem seu CPF e senha de inscrição.
O MEC garante que não haverá atrasos na divulgação e reforça que as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Enem para oferecer mais de 83 mil vagas em universidades de todo o país, estão confirmadas para o período de 16 a 18 deste mês.
O processo seletivo do Sisu a ser realizado no primeiro semestre de 2011 selecionará candidatos a vagas para ingresso em cursos no primeiro semestre e, em algumas instituições, também para o segundo semestre de 2011.
No Sisu 2011/1 os candidatos poderão inscrever–se em até duas opções, em ordem de preferência, nas vagas ofertadas pelas instituições participantes. Finalizadas as inscrições, o Sisu selecionará, automaticamente, os candidatos melhor classificados, de acordo com a nota do Enem 2010. Outras informações e as inscrições serão feitas no portal www.sisu.mec.gov.br.