sexta-feira, 25 de maio de 2012

REQUERIMENTOS PROTOCOLADOS PELO DEP. FÁBIO DANTAS

O deputado Fábio Dantas protocolou junto à Secretaria Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do RN, SEMARH, dois requerimentos na sessão plenária da última quinta-feira (24/05).

O primeiro requerimento protocolado solicita a perfuração e instalação de 01 poço tubular, no sítio Riacho da Onça, no município de Rui Barbosa/RN.“Esta solicitação é justificada através da necessidade fundamental de água para os moradores do Sítio Riacho da Onça, no município de Rui Barbosa, onde os moradores sentem-se prejudicados pela falta d’água. Com a perfuração e instalação de um poço na localidade, muitos problemas seriam sanados e a população poderia contar com água potável, proporcionando uma melhor qualidade de vida às diversas famílias que ali residem e sobrevivem da agricultura familiar”, afirmou o deputado.

O segundo requerimento protocolado solicita a perfuração e instalação de 01 poço tubular, no sítio Cabaço, localizado no município de São Paulo do Potengi/RN. “O problema da falta de água é uma constante nos Municípios do Nordeste do nosso país. Em face desta falta d’água os moradores do Sítio Cabaço enfrentam diariamente vários problemas, em especial no tocante a saúde das pessoas que moram e sobrevivem daquela região. Com a instalação do referido poço tubular a comunidade poderá contar com água potável e desta forma melhorar a qualidade de vida das diversas famílias que ali residem”, comentou.

O RN RECEBERÁ R$ 10 MILHÕES DE REAIS PARA COMBATER A SECA

O Nordeste enfrenta a pior seca dos últimos 30 anos e, para amenizar o problema, o governo federal está intensificando as ações de enfrentamento. O Rio Grande do Norte aderiu ao Programa Água Doce e receberá 10 milhões de reais, para enfrentar a seca em 30 dos municípios potiguares. A portaria do Ministério da Integração Nacional autorizando a liberação dos R$ 10 milhões, em parcela única, para assistência às vítimas da seca no Estado foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU).
O recurso será destinado para a instalação de sistemas simples de dessalinização, constituído pelo poço, dessalinizador e o chafariz de distribuição da água para a população – e do poço de contenção dos rejeitos, o que impede a contaminação do solo. Cerca de 90 mil pessoas que habitam essas regiões serão beneficiadas, recebendo água potável para consumo.

Sistema

O convênio prevê a instalação do sistema, gestão, treinamento e acompanhamento da população para uso do maquinário e a manutenção. Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a intenção é que o envolvimento da população local no processo, treinada adequadamente para manusear o equipamento, garantirá a preservação e a sustentabilidade do sistema.
Uma unidade piloto já havia sido instalada no estado, no município de São José do Seridó, e atualmente é autossustentável. Além deste convênio, o MMA está estabelecendo parceria com a Fundação Banco do Brasil para recuperar 12 sistemas de dessalinização simples instalados no estado, que estão inutilizados pelo desgaste e falta de manutenção.
Fonte: De fato

FRASE DO DIA...


PESQUISA APONTA PREFERÊNCIA DO TORCEDOR POTIGUAR

Pesquisa divulgada no site Globo.com mostra que o Flamengo lidera com folga a preferência do torcedor potiguar, com ABC em segundo e América em terceiro. A pesquisa mostra ainda que os clubes da cidade perdem força – em especial o ABC. Na comparação entre velhos e jovens, o alvinegro cai de 23% para 13,6%. Já o alvirrubro apresenta queda menos acentuada, de 13,1% para 9,5%.

Clique aqui e confira detalhes da pesquisa.