sexta-feira, 15 de abril de 2011

VIVALDO PODERÁ SEGUIR O VICE ROBINSON...


foto:marcos dantas
Cotado para aderir ao grupo que migrará com o vice-governador Robinson Faria para o Partido Social Democrático (PSD), o deputado estadual Vivaldo Costa (PR) confirmou ontem que estuda com "simpatia" o ingresso na nova legenda. Segundo ele já conversou inclusive com o presidente estadual do PR, o deputado federal João Maia (PR), sobre a intenção de trocar de sigla. "Se eu sair será não por uma divergência pessoal - eu e João Maia nunca fomos tão amigos - mas por uma incompatibilidade política do momento. Eu quero continuar apoiando a governadora Rosalba e ele orienta, como comandante do PR, que fiquemos na oposição". O impasse que ainda persiste é a possível reforma eleitoral. Vivaldo Costa nutre a expectativa de, uma vez aprovada a questão da lista fechada, ser o primeiro do grupo. Foi o que João Maia ponderou com ele. Vivaldo Costa observou que conta em favor do PSD a aproximação substancial com os ainda deputados do PMN e com o vice-governador - "Me sinto bem com eles". O deputado seridoense afirmou que analisa com o grupo que o segue a possibilidade de aderir a uma nova legenda. O PSD deve nascer forte no Rio Grande do Norte, caso sejam confirmadas as expectativas do vice-governador Robinson Faria. Ele já calcula a possibilidade de ingressar na legenda com dois deputados federais 
INFORMAÇÕES: TRIBUNA DO NORTE/RN.

E PROVAVELMENTE A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA TERÁ OUTRO BLOCO PARTIDÁRIO...


Assembleia Legislativa provavelmente terá novo bloco partidário e o fato será concretizado com mais rapidez, caso o deputado Vivaldo Costa troque realmente o PR pelo PDS, como já vem admitindo. Assim, o deputado George Soares teria mais autonomia sobre o PR na Assembleia e se uniria ao PHS de Fábio Dantas e ao PT de Fernando Mineiro. Os três partidos teriam direito a voto no colegiado de líderes da Casa e aumentaria a influência sobre dispensa na tramitação de projetos em comissões e voz nas decisões da Casa. 

A FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA VAI INVESTIGAR CERCA DE MIL ASSASSINATOS NO RN...


A Força Nacional de Segurança Pública vai investigar cerca de mil assassinatos que não foram elucidados pela polícia do Rio Grande do Norte. Delegados, agentes e escrivães da Força Nacional devem chegar ao Estado nos próximos dias para integrar uma força-tarefa com policiais do RN. A meta é, até julho, relatar à Justiça homicídios que tenham sido cometidos até junho de 2007 e que não foram solucionados.
 "Há uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça no sentido de relatarmos esses assassinatos. Como não temos pessoal suficiente para isso, pedimos ajuda à Força Nacional. Ao todo, serão dez delegados, dez escrivães e cerca de 50 agentes", disse o secretário-adjunto de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Clidenor Silva Júnior.

A Força Nacional foi criada em 2004 e é um programa de cooperação de Segurança Pública brasileiro, coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça (MJ).
 A autorização para a vinda da Força Nacional ao Rio Grande do Norte foi publicada na edição desta sexta-feira (15) do Diário Oficial da União (DOU). O pedido foi feito pela governadora Rosalba Ciarlini, através de ofício encaminhado ao Ministério da Justiça em março passado.

Pela portaria, a Força Nacional vem ao Estado "a fim de preservar a ordem pública, a incolumidade das pessoas e do patrimônio, através de Ações de Polícia Judiciária, com o objetivo de contribuir nas investigações policiais em curso e pendentes". Os policiais da Força Nacional terão apoio logístico e supervisão da Polícia Civil potiguar.
 "Com a confirmação da vinda da Força Nacional, vamos local um prédio e equipá-lo com computadores e outros equipamentos para abrigar os policiais. Isso deve demorar mais uns 15 dias. Em seguida, eles serão autorizados a vir e integrar a força-tarefa. O mais importante de tudo isso é que essa força-tarefa será o embrião da nossa Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP)", ressaltou Silva Júnior.

MÉDICOS DO RN NÃO RECEBEM SEUS SALÁRIOS HÁ SEIS MESES E ENTRARÃO EM GREVE NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA (18/04)


O Sindicato dos Médicos do RN se reuniu hoje em assembleia com os médicos recém contratados do estado para definir indicativo de greve da categoria. Os médicos denunciam que não recebem seus salários há seis meses. A Secretaria de Estado da Saúde Pública – Sesap – propôs aos médicos a condição de pagar, a partir de agora, dois vencimentos por mês. Ou seja, o pagamento de abril seria pago juntamente com o atrasado de novembro, e assim por diante.
Os profissionais não aceitam esta condição definiram em consenso entrar em greve a partir da próxima segunda-feira (18/04), às 7h da manhã, sem data para o retorno das atividades.
De acordo com o médico Marcílio Mariano de Oliveira, contratado em novembro de 2010, o trabalho desenvolvido por eles no pronto-socorro do Walfredo Gurgel é extremante grave. "Já chegamos no limite. Trabalhamos com situações muito difícies tanto no pronto-socorro quanto nas cirurgias, urgência e enfermaria do hospital. Precisamos ser remunerados por isso".

Entre os médicos prejudicados pelo atraso no pagamento estão os ortopedistas e cirurgiões do pronto-socorro do Walfredo Gurgel, e infectologistas do Giselda Trigueiro. Todos vão aderir a greve, assim como todos os médicos recém-contratados, lotados em outras unidades, que estão sem receber seus salários.


PIABAS DO RN É DESTAQUE NACIONAL...


As piabas são distribuídas entre os moradores de Apodi, a 330 quilômetros de Natal. Elas chegam a comer 900 larvas de mosquito em uma hora.
No Nordeste do Brasil, no Rio Grande do Norte, a preocupação neste momento é com a dengue. A capital, Natal, entrou em estado de emergência. Mas uma cidade do interior potiguar recebeu o reforço de um predador natural das larvas do mosquito. 
As piabas distribuídas entre os moradores de Apodi, a 330 quilômetros de Natal, estão ajudando a diminuir o número de casos de dengue no Município.

Em 2004, quando os peixinhos foram usados pela primeira vez, houve uma redução de 35% nas notificações da doença, em relação a 2003. Desde então, o maior número de casos não passou de 15 em duas ocasiões. Este ano, até agora, foram 10. As piabas têm uma vantagem extra: prazo longo de validade .
"Enquanto você vai estar com um larvicida que dura 15 dias, o peixinho dura dois anos", disse o coordenador de endemias de Apodi, Damião Paiva. Dona Raimunda aprova a iniciativa: "A nossa salvaguarda vai ser essas piabas porque toda vida a gente não pode entrar aí para dentro para fazer a limpeza", disse.

No laboratório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pesquisadores atestaram o método sertanejo. "Esta piaba chega a comer 900 larvas de mosquito em uma hora, por exemplo, então, é uma piaba bastante ativa e voraz”, explicou a diretora do centro de biociências da UFRN, Maria de Fátima Freire. 
Apesar da eficiência dos peixinhos, nada substitui o trabalho preventivo feito por cada cidadão.“A colaboração da população é 80% do serviço de um agente de saúde. São vários instrumentos, na verdade, o principal é a conscientização, manter recipiente fechado", lembrou o supervisor de endemias de Natal Lucas Sheilyg.


"Não se mede o valor de um homem pelas suas roupas ou pelos bens que possui. 
O verdadeiro valor de um homem é o seu caráter, suas idéias e a nobreza dos seus ideais."
(Charles Chaplin).