quarta-feira, 21 de maio de 2014

RN JÁ SOMA 679 VÍTIMAS DE HOMICÍDIOS EM 2014

O Rio Grande do Norte já registrou 679 crimes de homicídio este ano. O número é a soma dos crimes ocorridos de 1º de janeiro até a manhã desta quarta-feira (21) e foi elaborado pelo Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania (Cedhuci) - que acompanha diariamente os índices de violência em todos os 167 municípios potiguares. O levantamento, repassado com exclusividade ao G1, também traça o perfil das vítimas: a maioria é do sexo masculino (94%), é solteira (66%), tem cor parda ou negra (que juntas somam 66%), mais de 21 anos de idade (66%) e foi alvo de disparos de arma de fogo (85%). O Cedhuci informou também que houve um acréscimo de 40 casos de assassinato em comparação ao mesmo período do ano passado.
Ainda de acordo com o levantamento, Natal é o município com a maior incidência de homicídios, com 228 vítimas – o que representa 33,5% ou pouco mais de ⅓ do total de pessoas assassinadas em todo o estado este ano. Depois vem Mossoró, na região Oeste, com 67 casos de homicídio. Em seguida aparecem Parnamirim, com 61 pessoas assassinadas, São Gonçalo do Amarante, com 32 mortos, e Macaíba, com 28 homicídios, todos municípios da região metropolitana da capital.Ainda de acordo com os dados do Cedhuci, do total de vítimas, 638 são do sexo masculino e 46 do sexo feminino. Há ainda um caso em que oInstituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) ainda aguarda a conclusão do exame de DNA para identificar o sexo. Os solteiros representam a maioria, com 449 casos. Em seguida estão os casados, com 96 registros, e pessoas com união estável, que somam 85 casos de assassinatos.
Com relação à etnia, com 240 casos registrados os pardos são maioria. Negros somam 207 casos, seguido de brancos, com 195 vítimas. Em 35 casos não foi possível identificar a cor da peleem razão de só terem sido encontradas as ossadas ou os corpos das vítimas terem chegado ao Itep já em avançado estado de decomposição.
Os dados também mostram que 449 das vítimas tinham idade acima de 21 anos. Crianças, adolescentes e jovens até 21 anos somam 186 dos casos de homicídios registrados no período. Por fim, entre os instrumentos causadores das mortes, as armas de fogo aparecem no topo do ranking das estatísticas, com 579 casos nos quais as vítimas foram mortas a tiros. As armas brancas vêm em segundo, com 52 casos. Em meio a este total, há 16 casos em que as vítimas foram mortas por espancamento.

'Estado vulnerável'
O presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania (Cedhuci), Marcos Dionísio, atribuiu o aumento do número de casos de homicídio à falta de políticas públicas em todas as áreas. “Infelizmente, o Rio Grande do Norte vem tendo uma falência múltipla de todas as políticas no campo da educação, saúde, esporte, social e, claro, na área da segurança pública. Tudo isso cria condições para o crescimento da violência”, analisa.
Marcos Dionísio cita ainda o sucateamento das polícias como incentivador do aumento da violência. “O Rio Grande do Norte teve um sucateamento dos órgãos de repressão da violência. As investigações não andam, não há viaturas, a falta de condições desestimula os policiais. Com certeza tudo isso deixa o nosso estado mais vulnerável”.
O G1 tentou contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social, mas as ligações não foram atendidas.
FONTE: G1

MORADORES DE TIBAU DO SUL ESTÃO ENTRE OS POTIGUARES QUE MAIS ADQUIRIRAM INGRESSOS PARA JAPÃO X GRÉCIA

Japão e Grécia vão se enfrentar na Arena das Dunas, no dia 19 de junho. Dos jogos que serão realizados na capital potiguar, este confronto, válido pela segunda rodada do Grupo C, será o com maior presença de natalenses. Nas duas primeiras fases de venda, 23,27% dos ingressos foram adquiridos por torcedores de Natal. Os dados são do Ministério do Esporte, obtidos pelo GloboEsporte.com.
Em dados gerais, o Rio Grande do Norte aparece em quarto lugar na lista, atrás de São Paulo (5,46%), Paraíba (2,72%) e Rio de Janeiro (1,46%). Além de Natal, outros municípios potiguares também aparecem na lista, como Parnamirim (3,90%), Caicó (0,28%), Tibau do Sul (0,16%), Currais Novos (0,14%), Macaíba e Santa Cruz (0,13%).
Já entre os estrangeiros, os japoneses lideram a compra de ingressos com 21,4%. Os americanos surgem em seguida, com 14,5%. A lista ainda conta com a presença de ingleses e australianos (2,7%), canadenses (2,6%), noruegueses (1,4%), mexicanos (1,3%), alemães (1,1%) e franceses (0,8%). Os gregos sequer surgem nesta lista.
A Arena das Dunas vai receber outros três jogos neste Mundial: México x Camarões, no dia 13 de junho, às 13h; Gana x Estados Unidos, no dia 16 de junho, às 19h; e Itália e Uruguai, no dia 24 de junho, às 13h.

PREFEITURA MUNICIPAL REALIZA PAVIMENTAÇÃO EM VÁRIAS RUAS NO CENTRO DA CIDADE

As obras no Calçadão do Calçadão da Rua Dr. Pedro Velho continuam.
A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu está construindo o Calçadão da Rua Dr. Pedro Velho, a obra está sendo realizada pela empresa F Dois Engenharia LTDA-EPP com prazo de entrega de 90 dias com valor de R$ 76.502,43.
E as obras continuam  no centro de São José de Mipibu, duas ruas estão sendo calçadas nesta semana: a Rua José Belo Alves e a Rua da Liberdade, ambas localizadas na extensão da Avenida Senador João Câmara.

O BRASIL PODE RECEBER CERCA DE 20 CHEFES DE ESTADO DURANTE A COPA

A presidenta Dilma Rousseff deve receber nos próximos dias a confirmação de que o chefe de Estado da Bélgica, o rei Filipe, e o primeiro-ministro, Elio Di Rupo, virão ao Brasil por ocasião da Copa do Mundo que começa em 20 dias. O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, e o presidente hondurenho, Juan Orlando Hernandez, também devem confirmar presença nos próximos dias. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, virá para a final do campeonato, segundo informações da embaixada russa no Brasil.
De acordo com a embaixada de Honduras no Brasil, o presidente Juan Orlando Hernandez visitará o país para os dois primeiros jogos de sua seleção - em Porto Alegre, contra a França (15/6), e em Curitiba, contra o Equador (20/6). Caso os hondurenhos tenham bom desempenho, Hernandez pode ir a Manaus para o terceiro jogo, contra a Suíça (25/6).
A resposta do rei belga ao convite de Dilma foi enviada na última segunda-feira (19) ao Itamaraty pela embaixada do país. Após convite a todos os presidentes, primeiros-ministros e membros das famílias reais dos países cujas seleções atuarão no Mundial, a previsão é de que 20 chefes de Estado venham ao Brasil para algum jogo ou até algum encontro com Dilma.
Juntamente com 2 mil torcedores belgas que vêm ao Brasil para o Mundial, o rei Filipe vai assistir ao segundo jogo da seleção da Bélgica na Copa, contra a Rússia, no dia 22 de junho, no Maracanã, Rio de Janeiro. Será a primeira vinda ao Brasil do rei belga, que assumiu o trono em 2013. No início deste ano, a presidenta Dilma Rousseff se encontrou com Elio Di Rupo em Bruxelas, antes de participar do 7º Encontro Empresarial Brasil-União Europeia.
Um encontro bilateral entre as autoridades belgas e a presidenta ainda não está previsto, mas Dilma já agendou reuniões com dois chefes de Estado que confirmaram presença no Brasil, como a chanceler alemã, Angela Merkel, e o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Segundo o embaixador Jozef Smets, cabe ao Brasil a iniciativa de algum encontro oficial, mas o governo belga entende o momento e o contexto esportivo em que se encontrarão as autoridades brasileiras.
Para o embaixador, além de o jogo no Maracanã poder dar indicativos da continuidade da Bélgica na primeira fase, há um grande grupo de empresários e a comunidade belga no Rio de Janeiro. “Alguns projetos no setor de direitos das crianças obtêm apoio financeiro da Bélgica. Vamos propor uma visita a um desses projetos ao nosso Palácio Real”, disse.
Ao lado do primeiro-ministro português e da chanceler alemã, Dilma assistirá na Arena Fonte Nova, em Salvador, ao jogo entre Portugal e a Alemanha, válido pela primeira fase da Copa. A partida será no dia 16 de junho. No mesmo dia, o vice-presidente dos EUA pretende assistir, em Natal, à partida entre o seu país e Gana, também pela primeira fase. Um dia depois, em 17 de junho, Dilma e o vice-presidente Michel Temer recebem Biden em Brasília, de acordo com o Blog do Planalto.
A presidenta também deve participar da abertura e do encerramento da Copa, no Itaquerão e no Maracanã, respectivamente. No primeiro jogo, em que o Brasil abre o Mundial contra a Croácia, o presidente croata também pode estar presente. Para a final da Copa foram convidados os chefes de Estado dos países que fazem parte do Brics (Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul) e que participam da reunião de cúpula do bloco logo depois em Fortaleza.
O presidente da Rússia participa do encerramento do campeonato no dia 13 de julho, já que o país será o anfitrião da próxima Copa do Mundo, em 2018. O presidente chinês, Xi Jinping, também deve comparecer à final do Mundial antes da cúpula. De acordo com o ministro dos Negócios Exteriores da China, Wang Yi, a visita de Xi Jinping ao Brasil deve se tornar um novo marco na história do relacionamento entre os dois países.

Fonte: Agência Brasil