terça-feira, 12 de novembro de 2013

CAMPANHA NOVEMBRO AZUL SERÁ LANÇADA NESTA QUINTA-FEIRA (14)

Depois de o mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez dos homens. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. Dados do Ministério da Saúde brasileiro mostram que são registrados mais de 50 mil casos da doença por ano no país, e a mortalidade chega a 12 mil. É o segundo tipo de câncer mais comum no Brasil, perdendo apenas para um tipo específico de câncer de pele.
Para prevenir quadros mais graves da doença é necessário fazer o exame de próstata conhecido como toque retal, que deve ser feito a partir dos 40 anos. Quanto mais cedo for detectado o problema, maiores as chances de cura. E na próxima quinta-feira(14) a Prefeitura Municipal de São José de Mipibu através da Secretaria de Saúde realizará uma Mobilização de apoio a luta contra o câncer de próstata dentro da campanha internacional Novembro Azul. O evento se realizará a partir das 8h na Praça Monsenhor Paiva.

Entre as ações, serão oferecidos diversos serviços como:

Palestra sobre o tema principal do Novembro Azul: Prevenção do câncer de próstata;

Agendamento para realização do exame de PSA e consulta com urologista;

Verificação de Pressão arterial;

Teste rápido de Sífilis;

Teste de glicose + orientação com nutricionista sobre a prevenção da DIABETES (Dia 14/11 se comemora também o dia mundial da Diabetes);

Distribuição de panfletos informativos + preservativos;

Aprensentação cultural com o grupo de teatro dos Agentes Comunitários de Saúde;

Distribuição de picolés azuis.

“Não deixe o câncer levar a melhor”