O VOTO SE CARACTERIZA PELO DEVER DO CIDADÃO EM MANIFESTAR SUA VONTADE, PARA ESCOLHA DE SEUS REPRESENTANTES, EM UM REGIME POLÍTICO.
É ATRAVÉS DO VOTO QUE O CIDADÃO EXPRESSA SUA CONFIANÇA A UM CANDIDATO. É A MANEIRA MAIS EFICIENTE E CRISTALINA DE EXERCÍCIO DA SOBERANIA POPULAR. É POR ISSO QUE AO VOTARMOS NOS SENTIMOS TÃO IMPORTANTES, MESMO QUANDO ÀS VEZES E NÃO TÃO RARAS ESSAS VEZES, NOS DECEPCIONAMOS COM OS NOSSOS REPRESENTANTES.
SOBERANIA POPULAR SIGNIFICA QUE A TITULARIDADE DO PODER PERTENCE AOS CIDADÃOS. JONH LOCK DIZIA QUE O GOVERNO NÃO DEVERIA PERTENCER AO PRÍNCIPE, MAS AO POVO, QUE SERIA NA VERDADE O ÚNICO SOBERANO. E COM A REVOLUÇÃO FRANCESA ESSA IDÉIA DISSEMINOU-SE PELO MUNDO.
O VOTO É OBRIGATÓRIO, DEVER POLÍTICO-SOCIAL E TAMBÉM JURÍDICO. SE O CIDADÃO COMPARECER PARA VOTAR, MAS SE OPOR A DAR SEU VOTO A ALGUM CANDIDATO ELE ESTARÁ CUMPRINDO SEU DEVER JURÍDICO, MAS DEIXANDO DE CUMPRIR SEU DEVER POLÍTICO-SOCIAL, ESTE SIM PODENDO GERAR GRAVES PROBLEMAS PARA UM PAÍS.
COMPARECER ÀS URNAS, VOTAR EM BRANCO OU ANULAR O VOTO NÃO EXISTE QUALQUER TIPO DE PUNIÇÃO, APENAS DE ÍNDOLE MORAL, POIS MORALMENTE TODOS NÓS SOMOS RESPONSÁVEIS PELOS RUMOS DE UM PAÍS E SOMOS NÓS QUE AJUDAMOS A CONSTRUIR ESSE PAÍS.
O VOTO É O PODER DEMOCRÁTICO DE MUDANÇA POR ISSO DEVE SER FEITO DE MANEIRA CONSCIENTE!