domingo, 7 de abril de 2013

FÁBIO DANTAS - GOVERNO PRECISA CORRESPONDER A ANSEIOS DA POPULAÇÃO

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) entra num momento decisivo para o seu futuro político. A 18 meses das urnas de 2014, Rosalba, hoje, não seria reeleita para mais quatro anos de mandato. Segundo a última pesquisa Consult, Rosalba perderia a eleição se disputasse com Garibaldi Filho (PMDB), com Wilma de Faria (PSB) ou com Robinson Faria (PSD). “O governo precisa corresponder urgentemente aos anseios da população sob pena de inviabilizar o projeto político de quem governa”, alerta o deputado Fábio Dantas (PHS).

Fábio sustenta que os principais “gargalos” do governo são as áreas de saúde e segurança pública. Ele afirma, também, que o governo é acéfalo de projetos. “Na saúde o governo não consegue regularidade no atendimento, nas urgências e emergências”. Ele diz que, diariamente, a população precisa dos serviços, mas os hospitais estão desestruturados e a rede está desorganizada. “Os hospitais regionais da Grande Natal estão desestruturados, falta aparelhamento e pessoal”.

E não se vê melhora, segundo o deputado. “Só vemos o quadro piorar. O governo decretou emergência e não melhorou. Agora mudou de secretário e eu espero que venha com solução a médio e longo prazo, em curto prazo é quase impossível melhoria, porque é a situação”.

Na segurança pública, não é diferente. “A violência só tende a aumentar, até pelo crescimento da população. A gente vê a PM tentando reagir, dando gás na medida da sua necessidade, tendo gestão responsável com o comandante Araújo. Mas, por outro lado, existem 824 militares que não foram chamados; passaram no concurso e o governo não deu andamento às duas provas finais. Temos a Policia Civil desaparelhada, sem recurso humano, na maioria dos municípios não tem delegado”.

De acordo com Fábio Dantas, a Polícia do RN quer dar andamento, mas os inquéritos não andam porque faltam delegados e escrivães. “A estrutura, fisicamente debilitada das delegacias, está precisando de melhorias, de equipamentos. Não se faz segurança sem investimentos. Não se faz segurança só com coletes e armamentos; precisa tecnologia, melhoria nas delegacias”.

Ainda no quesito da segurança, se tomar por referência os estados do Ceará e de Pernambuco, afirma o parlamentar potiguar, o RN está bastante atrasado. “Nesses estados estão investindo na infraestrutura das delegacias, estão melhorando. Chegamos a Fortaleza as delegacias parecem escritórios privados de primeira”.

“Temos cobrado na Assembleia, levado a voz para o plenário, mas o governo não tem priorizado os setores de saúde e segurança da forma como necessitam. Falta de dinheiro pode ser um dos motivos, mas o que a gente detecta é: quais os projetos que o governo tem em nível de ministérios da Justiça e da Saúde, tramitando, e que precisam de recursos e de apoio da bancada? O problema é que não tem projeto”, diz.

“Falta política de priorização”, continua Fábio Dantas. “O governo deveria criar secretaria de projetos estratégicos, ou uma área só para fazer projetos. Era necessário. Se Rosalba pensa em disputar a reeleição, é importante ter um pensamento voltado para melhorar a saúde e a segurança, que só mudam com projetos e ações”.

MUDANÇAS

Para Fábio Dantas, o governo “melhorou os quadros dos setores” de Saúde, Recursos Hídricos e Agricultura, nomeando novos secretários. No entanto, para que haja melhoria nas respectivas áreas, ele diz que as mudanças devem vir acompanhadas de infraestrutura. “Agora chegou a hora de mandar os projetos. Quem vai fazer os projetos?”.

Fábio disse que o governo precisa estar ligado aos ministérios, onde, diariamente, são feitos os editais para novos projetos nas mais diversas áreas. “Aí o governo precisa estar antenado, a burocracia é grande, mas tem que ter. Mas o que vemos é que o governo paga mal os técnicos e os cargos comissionados. E todo mundo vai embora do governo, ninguém ganha nada”, diz. “O Tribunal de Justiça levou o pessoal da Secretaria de Planejamento. Fred, que era contador, a Assembleia levou”.

Na visão de Fábio Dantas, o governo “tem que pensar grande porque, quando pensa pequeno, o Estado regride”. Segundo Fábio Dantas, as ações de Rosalba não têm mostrado raciocínio de médio e longo prazo. “O governo age preocupado com o dia a dia. Mas precisa pensar longo prazo. Se pensar que tudo que tem que ser feito para o RN tem que ser feito até 2014, está pensando pequeno. Tem que pensar em construir uma agenda para os próximos 20 anos. Quando faz isso, não terá surpresa. O governo precisa aumentar a riqueza do Estado, tem que investir em atração de empresa e criação de polos industriais no Estado. Só se aumenta a receita se trouxer empresa”.

Somente se atrai empresas, segundo o parlamentar, com infraestrutura e benefícios fiscais, além de algo que diferencie o RN dos demais estados. “Nossa economia não é mais forte que a de Pernambuco. A empresa que vai escolher um estado para se instalar vai pensar em nível de Brasil. Nós não temos portos, mas temos a vantagem do aeroporto não temos porto de Suape, mas temos São Gonçalo do Amarante”, disse.

Fábio conclui afirmando que o secretário Rogério Marinho (Desenvolvimento) tem pensado nisso, agora, o governo precisa dar condições para crescer a atividade econômica que é importante. “Já pensou se nós não tivéssemos uma empresa do porte da Petrobras no RN, o que seria de nossa economia? Precisamos atrair multinacionais. Por que não trazer uma montadora de veículos para o RN? O próprio Arena das Dunas, bastaria um Rock In Rio Grande do Norte para viabilizar economicamente este estádio”, afirmou.