terça-feira, 13 de outubro de 2015

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA CONDUTORES DA TOCHA OLÍMPICA – 2016

No dia 2 de outubro de 2009, em Copenhague, o Rio de Janeiro ganhou o direito de sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Sendo a primeira cidade da América do Sul a sediar os Jogos Olímpicos que acontecerão de 5 de agosto de 2016 a 21 de agosto de 2016 e Paralímpicos de ocorrerão do dia 07 á 18 de Setembro de 2016.

Além dos jogos, ocorrem diversas outras cerimônias em complemento à campanha de fair play que é promovida pelo COI – Comitê Olímpico Internacional, tendo como principal o Revezamento da tocha Olímpica, que teve como inspiração os gregos antigos, que consideravam o fogo como um elemento divino e o mantinham sempre aceso nos templos.

Nos dias atuais, a tocha percorre as principais cidades e capitais dos países que sediam o evento. No caso do Brasil 2016, isto representa uma oportunidade especial de unir os brasileiros e o mundo.

Dentre as cidades que foram selecionadas para a passagem da Tocha Olímpica, São José de Mipibu, através de diversos entendimentos entre a Comissão Organizadora do Rio 2016 e a Prefeitura, foi escolhida para fazer parte da rota de revezamento da Tocha, que ocorrerá em Junho de 2016.


Para o dia do evento a comissão do Rio 2016 selecionará 13 condutores do município que revezarão a tocha por cerca de 2 km pelo centro da cidade.

O Revezamento da Tocha na nossa cidade abrigará vários outros eventos paralelos, tornando a passagem da Tocha uma grande festa em São José de Mipibu.

Para se ter uma ideia da grandiosidade do evento, a Chama Olímpica é transportada pelo Brasil a cada dia com o apoio da Equipe Revezamento da Tocha Olímpica do Rio 2016 – RTO, composta de aproximadamente 150 pessoas, do Comboio RTO e de uma frota de veículos de apoio com aproximadamente 40 carros, incluindo os Patrocinadores Oficiais.

Os 13 Condutores da Tocha serão escolhidos pela Comissão do Rio 2016 através da Seleção de candidatos inscritos nos sites dos patrocinadores, à saber, nos respectivos períodos:

Nissan www.quemseatreve.com.br/rota-da-tocha : até 14 de Outubro de 2015;

Bradesco www.revezamentobra.com.br/entenda-o-revezamento: até 14 de Outubro de 2015;

Coca-Cola issoeouro.cocacola.com.br/: até 25 de Outubro de 2015.

SÃO JOSÉ DE MIPIBU RECEBE MAIS UMA IMPORTANTE OBRA DO GOVERNO DO ESTADO

O Governo do Rio Grande do Norte, através da Caern, acelera a conclusão das obras da lagoa de estabilização, que deverá coletar as águas servidas e os resíduos orgânicos do centro da cidade de São José de Mipibu.

A celeridade da obra decorreu de um apelo feito pela deputada estadual Cristiane Dantas, em atendimento a um pedido do prefeito Arlindo Dantas, mediado pelo vice-governador Fábio Dantas, prontamente acatado pelo governador Robinson Faria.

As lagoas de estabilização são locais para tratamento de efluentes, por processos químicos e biológicos, com o objetivo de reter a matéria orgânica e gerar água com qualidade para retornar ao meio ambiente. São lagoas constituídas de forma simples onde os esgotos entram em uma extremidade e saem na oposta. A matéria orgânica em forma de suspensão fica no fundo da lagoa , formando um lodo que vai aos poucos sendo estabilizado . O processo se baseia nos princípios da respiração e da fotossíntese : as algas existentes no esgoto na presença de luz , produzem oxigênio que é liberado através da fotossíntese .Esse oxigênio dissolvido é utilizado pelas bactérias aeróbicas (respiração) para se alimentarem da matéria orgânica em suspensão e dissolvida presente no esgoto. O resultado é a produção de sais minerais (alimento das algas) e de gás carbônico.


ARLINDO DANTAS PARTICIPA DA ENTREGA DE ÓCULOS DE GRAU PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, através das secretarias municipais de Saúde e Educação, realizou na quinta-feira (01/10), no pátio interno da Secretaria de Saúde, a entrega de 60 óculos de grau para as crianças que foram diagnosticadas com problema de visão durante mutirão oftalmológico, realizado nas escolas da rede municipal de ensino. A ação integra a primeira etapa do “Projeto Olhar Brasil” e “Programa de Saúde na Escola-PSE”, que visa ofertar atendimento oftalmológico, realização de exames e fornecimento de óculos gratuitos.

A entrega dos óculos para as crianças e adolescentes contemplados com o programa foi realizada pelo prefeito Arlindo Dantas e a coordenadora do Programa Saúde na Escola(PSE), Cíntia Gomes.

A senhora Maria Auxiliadora Lima dos Santos, mãe de duas crianças contempladas com o programa e que reside na rua São José, 575, na comunidade Laranjeiras do Abdias, aprovou a iniciativa do prefeito Arlindo Dantas. “Meu filho estava com o óculos vencido e sem ele não consegue enxergar”. Segundo ela, adquirir óculos para os filhos, apesar de essencial, não caberia no orçamento familiar. “Esse projeto é uma benção, pois óculos são muito caros, ainda mais para duas crianças. A iniciativa do prefeito e sua equipe está aprovada”, destacou.

Para a fonoaudióloga Cíntia Gomes, coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), o programa trata-se de um dos projetos mais essenciais da Prefeitura. “Garantir que a criança esteja com a visão perfeita, não tenha dor de cabeça e que aprenda aquilo que está sendo ensinado pode mudar seu comportamento na escola”. A coordenadora Cíntia Gomes também enfatizou o empenho do prefeito Arlindo Dantas, que segundo ela não tem medido esforços para ajudar na concretização desse sonho. “O prefeito determinou que fosse feito uma triagem envolvendo todas as crianças da rede municipal de ensino¨, frisou.

De acordo com o prefeito Arlindo Dantas a Prefeitura tem buscado esses projetos para fortalecer a saúde no município e que isso é mais que uma entrega de óculos, demonstra a atenção com essas crianças. Arlindo destacou ainda que a implementação desse projeto no município garante uma melhoria na qualidade de vida dos estudantes com dificuldades visuais, o que certamente levará a uma redução nas taxas de repetência e evasão escolar. 

Todas as crianças e adolescentes que foram contemplados com os óculos do projeto passaram por uma triagem, momento onde foi identificada a necessidade de uma consulta oftalmológica. Depois disso o paciente foi examinado por um oftalmologista para saber qual o grau de sua visão. Ao todo foram envolvidas 14 escolas, feitas 2700 triagens em alunos, onde dentre eles, 300 foram identificados com problema visual.

Estiveram presentes durante a cerimônia, além do prefeito Arlindo Dantas, a coordenadora do PSE, Cíntia Gomes, representando o secretário de Saúde Alexandre Dantas; a professora Cilene Régis, representando a secretária de Educação, Lúcia Martins; e a presidente do Lions, Maria do Carmo da Silva Carneiro, além dos familiares das crianças contempladas com o benefício.

O Programa Olhar Brasil é fruto da parceria entre os ministérios da Saúde e Educação, que têm como principal meta reduzir a evasão escolar causada pela dificuldade de visão e consequentemente de leitura e aprendizado.