quarta-feira, 8 de março de 2017

ASSEMBLEIA DISCUTE FEMINICÍDIO E GARANTE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

A Assembleia Legislativa, mais uma vez, discutiu formas de combate à violência contra a mulher no Rio Grande do Norte. Nesta terça-feira (7), atendendo proposição da deputada Cristiane Dantas (PCdoB), o Legislativo recebeu a população e representantes do Poder Público em audiência pública "feminicídio e pré-feminicídio: sinais de violência". Na discussão, que também contou com a presença das deputadas Larissa Rosado (PSB) e Márcia Maia (PSDB), foram dados alarmantes e que trazem a certeza de que a situação precisa mudar.

"Para muitos, o tema dessa audiência pública pode ser repetitivo, mas não é. Repetitiva é a violência que continua a fazer novas vítimas todos os dias no nosso estado. Infelizmente, o femicídio, que é o crime de homicídio contra as mulheres, cresceu 14% no primeiro bimestre desse ano em comparação com o mesmo período de 2015 e 2016. Outra constatação que nos choca é que o feminicídio já é a segunda causa de morte violenta no Rio Grande do Norte", explicou a deputada Cristiane Dantas.

O pesquisador Ivenio Hermes apresentou dados que corroboram com o que foi dito pela propositora da audiência, que apontou para o feminicídio representando 25% das mortes violentas no Rio Grande do Norte, superando o latrocínio. Destes crimes, 75% tiveram como meio utilizado a arma de fogo, enquanto asfixia mecânica, morte com armas brancas, queimaduras e espancamentos aparecem com 6,25%, cada.

"O problema da violência contra a mulher é claro e muito fácil de se falar sobre porque, infelizmente, é um crime comum. Esperamos o dia em que tenhamos dificuldade em coletar esses dados devido à escassez desse tipo de crime", desejou Ivenio Hermes.

Também presente ao encontro, a promotora de Justiça Érica Canuto falou sobre problemas decorrentes do machismo, desde a segregação e tarefas domésticas repassadas às crianças e adolescente do sexo feminino, até os atos de violência que são vítimas durante a fase adulta. Para Érica Canuto, é necessário que a sociedade fique atenta à necessidade de manutenção dos direitos das mulheres, inclusive os já conquistados com relação à aposentadoria. 

"O que temos que pensar, é que o 8 de março não é motivo para ter descontos em lojas, receber flores ou homenagens, mas é sim uma data de afirmação. O 8 de março é motivo de luta. As leis precisam ser reafirmadas e temos que lembrar que o feminicídio é morte anunciada. Temos que combater isso", disse a promotora, relatando ainda projeto do Ministério Público chamado "Guardião", onde as mulheres sob medidas protetivas vão à sede do MP para esclarecimentos sobre o que são tais medidas.

As deputadas Márcia Maia e Larissa Rosado também se pronunciaram durante a audiência. Ambas garantiram empenho na atuação em medidas favoráveis às mulheres. Márcia, inclusive, relembrou projeto aprovado pela Assembleia e sancionado após derrubada de veto do Executivo, que trata sobre a destinação para mulheres vítimas de violência 5% das vagas em empresas que prestam serviços terceirizados ao estado. 

"Espero que, através dessa audiência, possamos ter ampliado nossos horizontes para ações concretos de proteção às nossas mulheres. Desde já me coloco mais uma vez à disposição das ações que se façam necessárias por meio da Assembleia Legislativa", disse Cristiane Dantas.

CRISTIANE DANTAS DESTINA EMENDA DE R$ 100 MIL PARA CUSTEIO DO HOSPITAL VARELA SANTIAGO

Com um olhar sensível às causas sociais, a deputada estadual Cristiane Dantas destinou, através do orçamento geral do Estado de 2017, uma emenda no valor de R$100 mil para o Hospital Infantil Varela Santiago. A emenda será utilizada para a compra de medicamentos do hospital filantrópico que atende crianças em tratamento de câncer e outras doenças graves, exclusivamente pelo SUS.

Na manhã da quinta-feira (16) de fevereiro, a deputada esteve reunida com o diretor geral, Paulo Xavier, que agradeceu a atenção. “Uma emenda como essa vem em boa hora e vamos destinar para o custeio de medicamentos que é de grande necessidade. O valor da emenda equivale a cerca de um mês de compra dos remédios que fornecemos no hospital”, disse o diretor. 

Na ocasião, a deputada enfatizou que a destinação da emenda era uma prioridade do mandato com a saúde pública. "Sei da importância que o hospital representa para as crianças e suas famílias que aqui encontram um atendimento humanizado e de qualidade em um momento tão delicado. Por isso, destinei a emenda para colaborar com o trabalho de excelência realizado pelo hospital", disse Cristiane.

Neste ano, o hospital completará 100 anos sendo referência no atendimento de alta complexidade, principalmente, para as crianças de famílias de baixa renda e, constantemente, realiza campanhas para arrecadar recursos que são um importante meio de manter o funcionamento da unidade.

O PREFEITO ARLINDO DANTAS PROMOVE HOMENAGENS ÀS MULHERES MIPIBUENSES



A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho Habitação e Assistência Social – SETHAS, promove nesta quinta-feira(09), extensa programação festiva e cultural alusiva ao Dia Internacional da Mulher.

Estudantes, professoras, servidoras públicas e donas de casa, todas participarão do evento que reconhece a importância da mulher no contexto social, destacando sua luta na defesa de um mundo mais justo para todos.

Na oportunidade o prefeito Arlindo Dantas, juntamente com o vice-governador Fábio Dantas e a deputada estadual Cristiane Dantas vão levar mensagens de apoio às representantes da mulher mipibuense, como também participarão da programação festiva e cultural que vai ser desenvolvida no Ginásio de Esportes Arlindão, localizado no centro da cidade.

A caminhada vai ter início a partir das 07:30 horas, com concentração nas imediações do espaço da Caixa Econômica. A programação é composta por um café da manhã, atividades recreativas, almoço, entrega de brindes, entrega de flores, palestra, ações de cidadania e apresentação cultural.