sábado, 16 de abril de 2016

CRISTIANE DANTAS FAZ APELO POR MAIS DOAÇÃO DE SANGUE NO RN

Crédito da foto: Eduardo Maia
O baixo estoque de sangue, no Hemocentro do Rio Grande do Norte, motivou o pronunciamento da deputada Cristiane Dantas (PCdoB) nesta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa. No momento, o Hemonorte tem em estoque pouco mais de 200 unidades, número insuficiente para suprir a necessidade dos hospitais públicos.

“O estoque é baixo porque para atender a rede hospitalar, com relativa tranquilidade, são necessárias 600 bolsas de sangue prontas para uso. É tão simples ajudar, a população precisa ouvir esse apelo. Para se ter ideia da importância desse ato, a doação de uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas”, disse Cristiane.

A parlamentar destacou que os estoques estão em níveis críticos e o fornecimento de sangue para a rede hospitalar está comprometido. O sangue tipo AB negativo está zerado. “Isso é muito grave, pois esse tipo de sangue não tem substituto, então a doação voluntária é fundamental”. 

Cristiane Dantas chamou a atenção para os possíveis doadores de sangue e esclareceu que pode doar sangue qualquer pessoa que tenha entre 16 e 65 anos e pese mais de 50 quilos, além de não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Basta levar um documento oficial com foto. Os jovens de 16 e 17 anos podem fazer sua doação acompanhados de um responsável. 

A deputada falou ainda que o nível crítico não é realidade apenas em Natal. Nas unidades do Hemonorte no interior do Estado, em Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó e Currais Novos o estoque de sangue está constantemente baixo e pediu ainda para quem for ao Hemonorte na intenção de doar sangue, faça também o cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME).

SÃO JOSÉ DE MIPIBU SEDIOU O MAIOR EVENTO SOCIAL DO TJ/RN

O prefeito Arlindo Dantas recebeu nesta quinta-feira(14), a desembargadora Zeneide Bezerra, que presidiu a abertura das ações do Projeto Justiça na Praça, que aconteceu no centro da cidade de São José de Mipibu, envolvendo a população mipibuense.

O Projeto foi desenvolvido durante todo o dia de ontem oferecendo diversos serviços jurídicos à população, todos gratuitos e em praça pública. Casamentos coletivos, audiências de conciliação, divórcio, reconhecimento de paternidade, emissão de documentos como CPF e identidade, entre outros serviços.
Em seu pronunciamento o prefeito Arlindo Dantas destacou a importância do evento para o povo de São José de Mipibu.”O Justiça na Praça é uma iniciativa brilhante que aproxima a população mais carente da Justiça.Temos aqui mais de uma centena de pessoas que queriam realizar o sonho do casamento civil e nunca puderam, como também a aquisição de documentos sociais. Parabéns ao TJ e à nossa equipe pela realização deste grandioso evento“, disse.

O vice-governador Fábio Dantas e a deputada estadual Cristiane Dantas também se pronunciaram sobre a magnitude do evento. ” O Tribunal de Justiça do nosso estado empreende hoje um dos mais importantes serviços à população do nosso município, o Projeto Justiça na Praça é um exercício da cidadania que favorece principalmente as pessoas que mais precisam de uma mão estendida”, afirmou.
Para o casamento coletivo os casais fizeram um agendamento no cartório da cidade, apresentando as certidões de nascimento atualizadas, cópias de RG e CPF, comprovante de residência, RG de duas testemunhas e do endereço da residência. Após o agendamento os nubentes participaram de reuniões com coordenadores do evento,onde receberam todas as instruções para o grande dia.

O juiz Gustavo Marinho presidiu a solenidade de casamento, evento que marcou o ponto alto do acontecimento. Durante o evento o prefeito Arlindo Dantas foi convidado para ser o padrinho de honra dos mais de cem casais contemplados com a legalização do enlace matrimonial.
Entre as ações oferecidas ao povo mipibuense destacou-se a presença do escoteirismo, que tem como proposta o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na promessa ou Compromisso, e na Lei do Escoteiro, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazendo com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

O Projeto Justiça na Praça envolveu todas as secretarias municipais, onde foram oferecidas ao público presente ao evento ações de saúde, cidadania, orientações relacionadas com o meio ambiente, redução em 90% sobre as multas de atraso no IPTU, práticas educativas entre outras ações.


O Projeto também contou com a presença do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu/192, programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. Com o Samu/192, o governo federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce.

O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

Durante todo o evento do Projeto Justiça na Praça o centro da cidade de São José de Mipibu foi tomado pela presença de amigos e familiares dos casais que participaram do maior evento social até então realizado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte em parceria com a Prefeitura Municipal.
Por todo o centro da cidade vários stands foram montados. As forças federais da Marinha e da Aeronáutica expuseram equipamentos para que a população pudesse interagir com as ações desenvolvidas por meio do Ministério da Defesa Nacional.


O Projeto Justiça na Praça é uma grande ação de solidariedade, através da qual se reúne em um mesmo período e espaço público, magistrados e servidores do poder judiciário estadual com inúmeros parceiros e levam à população além das atividades jurídicas (conciliações, assessoria jurídica, registro de ocorrências, ajuizamento de ações…), importantes programas e projetos desenvolvidos no âmbito da justiça potiguar que beneficiam à população de forma gratuita, rápida e eficaz.