domingo, 27 de novembro de 2011

TRT/RN REALIZA A PARTIR DE AMANHÃ (28) A SEMANA DE RECONCILIAÇÃO

Todas as Varas do Trabalho do RN e a Central de Apoio à Execução (CAEx) estão mobilizadas para realizar o maior número de acordos durante a Semana Nacional de Conciliação e Execução, que começa amanhã (28/11) e prossegue até sexta-feira (2/12), quando haverá um leilão judicial na sede do TRT-RN. Na segunda-feira, o presidente do tribunal, desembargador Ronaldo Medeiros, abre oficialmente a Semana no átrio das Varas do Trabalho de Natal, às 9h. À tarde, a solenidade se repetirá em Mossoró com a presença do desembargador José Junior Rêgo, vice-presidente do TRT-RN, às 13h30, no Fórum Desembargador Silvério Soares. Durante toda a próxima semana, 36 juízes e mais de 300 servidores atuarão nesse esforço da Justiça do Trabalho em favor da conciliação, trabalhando nas varas de Natal, Mossoró, Assu, Caicó, Ceará-mirim, Currais Novos, Goianinha, Macau e Pau dos Ferros e na Central de Apoio à Execução (CAEx), na capital. A lista completa dos bens pode ser acessada via internet, por qualquer interessado, no endereço www.trt21.jus.br/publ/leiloes/pdfs/2011/Leilao_Caex_0019-02.12.2011.pdf.

SP DISCUTE A IDEIA DE ENVIAR VICIADOS DA CRACOLÂNDIA PARA SUA TERRA NATAL

O governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo discutem a ideia de enviar frequentadores da cracolândia, na região central da cidade, de volta a suas cidades de origem.
Localizados pelo censo de moradores de rua que será finalizado neste ano, os viciados seriam encaminhados às prefeituras dos municípios em que nasceram para receber assistência.
"Há um princípio de que cada comunidade tem que ser responsável por seu produto social. São Paulo é uma cidade acolhedora neste sentido, recebe a todos. Mas, para eles, o melhor é ficar perto de suas origens e de seus familiares", diz a vice-prefeita Alda Marco Antonio (PSD), também secretária de Assistência Social.
Ela e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) conversaram recentemente sobre a ideia.
Fonte: Folha.com

CENSURADO LIVRO QUE APONTA SUPOSTA HOMOSEXUALIDADE DE LAMPIÃO

O juiz Aldo Albuquerque, da 7ª Vara Cível de Aracaju (SE), proibiu a publicação e comercialização do livro “Lampião – o Mata Sete” de autoria do juiz aposentado Pedro de Morais. A ação judicial foi movida pela família do “rei do cangaço”, que se sentiu ofendida porque, em um dos capítulos, ele é apontado como homossexual e sua companheira Maria Bonita, como adúltera.
No livro, o autor afirma que o Virgulino Ferreira, o Lampião, mantinha uma relação homoafetiva com um cangaceiro chamado Luiz Pedro, que também seria namorado de Maria Déia, a Maria Bonita, o que formaria triângulo amoroso.
Ainda no livro, o autor questiona a paternidade de Lampião em relação à única filha do casal, Expedita Ferreira Nunes, 79 anos. Segundo a obra, Lampião teria sido atingido por um tiro na genitália em 1922, o que lhe teria incapacitado de procriação.
A decisão judicial foi expedida ontem (24), momentos antes do lançamento do livro, que ocorreria em uma livraria de Aracaju. Assim, o autor está proibido de divulgar e comercializar o livro em qualquer parte do país. Pedro Morais poderá apenas se defender quanto ao conteúdo da obra.
Segundo o advogado da família, Wilson Winne, a ação judicial foi fundamentada na violação da privacidade. “Direito de liberdade de expressão tem um limite. Essa obra viola a invasão de privacidade. Ele é uma pessoa histórica. Quando se fala de Lampião, é da parte histórica. Que ele era violento, pistoleiro, herói ou bandido, mas neste caso atinge a honra da família. Está interferindo na vida da pessoa, de sua família”, argumentou.
Pedro de Morais informou que recorrerá da decisão e afirma que lançará o livro na próxima semana na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Aracaju. “Eu estudo sobre Lampião há muitos anos. Juntando artigos, revistas... Não tenho nada contra a homossexualidade, eu citei como um fato histórico”, justificou o autor.
“Essa teoria [homossexualidade] já existe há mais de 40 anos. Ex-cangaceiros e remanescentes do cangaço sempre confirmaram isso. Não sou eu o criador desse detalhe”, reforçou o autor, lembrando que o antrópologo e historiador Luiz Mott já teria levantando essa tese. "Quero lembrar que a possível homoafetividade de Lampião não é o tema central do livro".
O autor frisou que a visão “romântica” em relação a Maria Bonita foi criada pela literatura de cordel. “Não existia no cangaço, não. Ela era uma mulher pirracenta, inclusive com o próprio Lampião”, diz.
De acordo com Morais, a cangaceira era casada com um sapateiro e o deixou para seguir junto com Luiz Pedro, que como companheiro de Lampião teria convencido o rei do cangaço a aceitar uma mulher no bando, inaceitável antes da chegada de Maria Bonita.
Na opinião de Pedro de Morais, não existem motivos para endeusar ou mitificar Lampião. “Nenhuma virtude eu encontrei no bandido em qualquer ato seu”, afirmou. (Fonte: UOL Notícias)

RN TEM 575 MIL TRABALHADORES FORMAIS

A quantidade de pessoas empregadas no mercado formal - com número de 575 mil trabalhadores - e suas características na economia potiguar foi divulgada esta semana no quarto anuário do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda elaborado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Segundo questionário do anuário, lançado na Fecomércio, o mercado de trabalho no Rio Grande do Norte tem na população masculina a maior expressão, com 893 mil homens trabalhando enquanto apenas 580 mil mulheres, uma diferença de 313 mil trabalhadores.
A diferença entre homens e mulheres também é sentida na estimativa dos desempregados: de acordo com o anuário 12,8% da população feminina está inapta enquanto o quantitativo masculino é de 7,9%.
No setor de empregos formais também há diferença em terras potiguares, prevalecendo o gênero masculino com geração de 1,3% das ofertas brasileiras, com o total de 575.026 novos cargos, onde 58% da contratação foi da população masculina e 42% da feminina.

MULTIDÃO COMEMORA O ANIVERSÁRIO DO DEP. ROGÉRIO MARINHO

Uma verdadeira multidão ocupou durante toda a tarde e noite deste sábado (26) a Avenida Paraíba, na Cidade da Esperança, para comemorar mais um aniversário do deputado federal Rogério Marinho (PSDB).
O parlamentar completou 48 anos de vida e, como já é tradição, celebrou a data realizando mais uma Festa das Crianças, que já está em sua 8ª edição. O evento contou com apresentações artísticas, brincadeiras infantis, serviços de saúde e oficinas culturais.
Diante das milhares de pessoas presentes ao evento, Rogério disse que espera poder “continuar seu trabalho para dar mais oportunidades a todas as crianças para que tenham um futuro melhor. O futuro é de quem acredita que o melhor ainda está por vir”, afirmou o deputado.
Também presente ao evento, a governadora Rosalba Ciarlini fez questão de parabenizar Rogério Marinho. “Nós precisamos de você Rogério, para que possa ajudar a transformar esta cidade, esperamos que esteja saindo hoje, de Cidade da Esperança, uma nova esperança para Natal”, discursou.
Além da governadora, participaram ainda do evento o deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente estadual do PMDB, deputados estaduais Fábio Dantas (PHS) e Dibson Nasser (PSDB), o advogado Fábio Hollanda, presidente municipal do PR, e os vereadores Ney Lopes Júnior (DEM), Assis Oliveira (PR) e Dickson Nasser (PSB). (INFORMAÇÕES: ASSESSORIA DO DEP.FED. ROGÉRIO MARINHO)