sábado, 8 de julho de 2017

PREVENÇÃO DO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO SERÁ DEBATIDO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DIA NO 10 DE JULHO

A Assembleia Legislativa, por meio da deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB) vai realizar na próxima segunda-feira (10), uma audiência pública para debater a prevenção do câncer de cabeça e pescoço. O tema será abordado dentro da campanha denominada “Julho Verde”, realizada anualmente pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).

A deputada é autora da Lei nº 10.132/2016 que insere a campanha “Julho Verde” no calendário oficial do Estado. A proposta do debate é reunir representantes de secretarias municipais e a Secretaria Estadual de Saúde para melhorar o acesso dos pacientes ao diagnóstico preventivo da doença. “A audiência é uma forma de destacar a importância do Julho Verde e facilitar o acesso aos exames preventivos para a população, principalmente do interior do Estado”, assinala Cristiane Dantas.

Segundo o levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de laringe é o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata. A estimativa aponta para a ocorrência de 7.350 mil novos casos da doença, sendo que 25% dos tumores são malignos. Nas mulheres, prepondera o câncer da tireoide, sendo o quinto mais comum entre elas.

Foram convidados para participar do debate pacientes laringectomizados, além de representantes da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e das secretarias estadual e municipais de saúde do RN.

DINHEIRO ECONOMIZADO EM CONTRATAÇÃO DE BANDAS É APLICADO EM BENEFÍCIO À POPULAÇÃO

A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu entregou na manhã desta sexta-feira(07), mais um benefício fruto de recursos próprios do município arrecadados por meio de impostos pagos pela população e economia com a redução de custos principalmente em eventos sociais realizados no município, a exemplo das festividade de carnaval e São João.

O transporte coletivo que passa a atender pacientes de São José de Mipibu que necessitam realizar exames médicos em Natal disponibiliza vinte lugares, substituindo de uma só vez o deslocamento de cinco a seis veículos no transporte do mesmo número de pacientes, além de oferecer conforto para os usuários da van e economia para os cofres municipais.