terça-feira, 3 de julho de 2018

Cristiane chama atenção para distribuição de cadeiras de roda pelo Centro de Reabilitação.

Em pronunciamento na sessão plenária na última  quarta-feira (27), na Assembleia Legislativa, a deputada Cristiane Dantas (PPL) demonstrou preocupação com a distribuição de cadeiras de rodas feita pelo Centro Especializado de Reabilitação de Natal (antigo CRI). Segundo a parlamentar, a falta de pagamento dos telefones da unidade tem dificultado o contato com as famílias das crianças na fila de espera pelo equipamento.

“Faço um apelo para que o Governo do Estado tenha a sensibilidade em solucionar esse problema e realize o devido pagamento para que as linhas telefônicas voltem a funcionar. É importante também que as famílias cadastradas mantenham contato com o Centro para que as cadeiras não fiquem inutilizadas, pois com o passar do tempo elas podem estragar”, disse Cristiane.

De acordo com a deputada, o Centro de Reabilitação dispõe de cerca de 500 cadeiras adquiridas por meio de licitação e que só podem ser destinadas às crianças que já estavam previamente cadastradas e selecionadas, só podendo ser repassadas a outros beneficiários mediante trâmite burocrático que certifique a não localização da família para qual a cadeira de roda já estava destinada.

“Tudo isso apenas pelo fato dos telefones estarem cortados. As linhas telefônicas são essenciais para que o Centro possa restabelecer o contato com essas famílias e concluir a entrega dos equipamentos, proporcionando o mínimo de conforto para essas crianças”, concluiu ela.

SECRETARIA DE ESPORTES PROMOVE MELHORIAS NO ARLINDÃO E FERREIRÃO.

A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, por meio da Secretaria Municipal de Esportes está fazendo os ajustes finais no estádio de futebol Ferreirão, para receber as equipes amadoras que vão disputar o Campeonato Municipal.

Além da recuperação total do gramado o Estádio vai receber estrutura para transmitir em tempo real os eventos esportivos pautados no calendário de eventos da Secretaria.

De acordo com a secretária de Esportes Janete Paiva, os desportistas mipibuenses disponibilizam de duas estruturas bem conservadas para a prática de modalidades esportivas.” São José de Mipibu tem se revelado nos últimos anos um celeiro de talentos, principalmente na modalidade do futebol. Garantir estrutura bem conservada para a prática de esportes é o mínimo que possamos fazer pela nossa juventude. Além do Ferreirão, o Arlindão também oferece boa estrutura para a prática esportiva”, destaca a secretária

PREFEITURA RECUPERA RUAS DANIFICADAS PELAS CHUVAS.

A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, por meio da Secretaria Municipal de Obras segue com o trabalho de recuperação das pavimentações que sofreram desgastes com a ação das últimas chuvas que caíram em todo o município.

O acesso para as avenidas Moizaniel de Carvalho e André Avelino Dantas, nas imediações da antiga Sucam e atualmente I Regional de Saúde foi bastante danificada com a correnteza das águas derivadas dos bairros Pau Brasil e Tancredo Neves.

Outro setor que recebeu a atenção da Prefeitura Municipal foi o acesso à Br 101, nas imediações do ginásio esportivo Arlindão, no sentido da rodovia federal com a rua Sant’Ana, no centro da cidade. De acordo com o setor de engenharia do município mais de duas dezenas de ruas vão receber melhorias nos próximos dias.

PREFEITURA TRANSFERE PRONTO SOCORRO DO HOSPITAL REGIONAL PARA A UPA.

A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde emitiu Nota à população para informar sobre a transferência do atendimento do pronto socorro do atual local (Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros) para as instalações da UPA (Unidade de Pronto Atendimento)

Confira:

NOTA

A Secretaria Municipal de Saúde de São José de Mipibu vem por meio desta Nota informar à população que, nesta terça feira, dia 03/07/2018, ás 14:00 horas, vai estar transferindo o atendimento do pronto socorro do atual local (Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros) para as instalações da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de São José de Mipibu/RN, localizado na rua Pedro Freire de Melo n.º 07, nas proximidades do estádio de futebol Ferreirão, a referida unidade fica próximo aos acessos principais do Pau Brasil.

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) se destina ao atendimento de urgência e emergência adulto e infantil, lembrando que o serviço da unidade é estritamente ambulatorial, de caráter pré hospitalar, com objetivo de estabilizar os casos de urgência e emergência e encaminhar os pacientes para as unidades hospitalares para o internamento. As orientações normativas do Ministério da Saúde UPA não pode internar, apenas observação por 24h.

Os atendimentos de urgência e emergência são de responsabilidades de cada ente Municipal, com encerramento do pronto atendimento no Hospital Regional, o referido serviço é voltado apenas para a população residente de São José de Mipibu/RN e Municípios Cooperados com a UPA: Nísia Floresta e Senador Georgino Avelino, por isso para ter acesso aos atendimentos serão necessários à apresentação obrigatória do cartão SUS e comprovante de residência, identidade e CPF. Tais documentações são necessárias para o preenchimento dos boletins de atendimentos (prontuários) como também a comprovação do Município de Residência. A Unidade de Pronto Atendimento realizará um acolhimento buscando priorizar a segurança do usuário.

O atendimento também será orientado pela classificação de risco (Método de Manchester): estabelecimento, que determinação do tempo e o acesso aos atendimentos.

COMPETÊNCIA DA UPA
Atendimento de urgência e emergência traumáticas e não traumáticas
Realização de exames laboratoriais, eletrocardiográficos e radiológicos para diagnosticar situações de urgência e emergência
Apoio ao atendimento de unidades móveis do Corpo de Bombeiros e SAMU, como referência para pacientes com emergências, que possam lá ser resolvidas no local, ou apoio médico a unidades básicas ou intermediárias
Estabilizar pacientes com emergências, removendo-os imediatamente após regulação para o hospital de referência

NÃO É COMPETÊNCIA DA UPA
Consultas médicas de segmento ou ambulatoriais eletivas
Declaração de saúde para esportes ou outros
Avaliação para risco cirúrgico
Exames pré admissionais
Renovação ou troca de receitas médicas de uso contínuo
Fornecer encaminhamentos para especialistas
Abrigo de indigentes e pessoas que não apresentam alguma urgência médica
Troca de curativos
Revisão de suturas e retirada de pontos
Realização de exames laboratoriais que não sejam de urgência
Realização de procedimentos eletivos médicos
Adiantar consulta médica agendada na Unidade Básica de Saúde