quinta-feira, 28 de outubro de 2010

DICAS IMPORTANTES QUE PODEM IDENTIFICAR SE SEU FILHO É USUÁRIO DE CRACK.

·         O psicólogo Rui Veiga, especialista no tratamento de dependentes químicos, dá dicas de como os pais podem identificar se o filho é usuário de crack. Segundo o psicólogo, mesmo com todo o cuidado é praticamente impossível um usuário esconder os vestígios da droga.

O primeiro e mais importante conselho de Rui Veiga para os pais é que prestem bastante atenção na vida dos seus filhos. “Como o crack tem um potencial altamente devastador no organismo suas consequências podem ser observadas logo nas primeiras horas após o consumo. O prazer intenso causado pela droga dura quinze minutos no máximo. Passado o êxtase do efeito do crack no organismo, o usuário começa a sofrer com o inicio da dependência”, explica o especialista.

Segundo o psicólogo, o individuo fica com insônia, perde o apetite e entra na fase mais delicada, a de sentir ou não vontade de consumir a droga novamente. “Após fumar uma pedra de crack ele vai ficar na fissura para fumar mais outra. Essa é uma fase crucial, pois pode culminar com o inicio da dependência. Uma pessoa pode ficar viciada em crack em apenas uma noite, depende do seu organismo e estado psicológico”, alerta.

Rui destaca que é necessário observar as mudanças drásticas de estilo de vida e nas amizades. “Uma das primeiras mudanças em um dependente químico diz respeito a sua privacidade. O jovem tende a ficar mais reservado, agir com mais sigilo. Começa a ter novas amizades e gradativamente vai perdendo o contato com os familiares. O rendimento escolar também cai, pois o dependente perde o controle de suas ações, consequentemente, não consegue se concentrar, muito menos estudar”, destaca.

Além de características comportamentais existem provas materiais que pode caracterizar um usuário de crack. “Ao utilizar o cachimbo para fumar o crack muitas vezes queima-se os dedos. Se os pais acharem cachimbo artesanal ou até mesmo uma latinha de refrigerante furada entre os objetos pessoais do seu filho é bem provável que esteja consumindo a droga”, explica Rui Veiga.

“Quando fica evidente a dependência química é que ela está muito alta. Pelo tempo em que se droga ou pela quantidade de consumo. Os pais são sempre os últimos a quererem assumir a dependência de um filho. Infelizmente escondem, mascaram até não poderem mais”, lamenta o psicólogo.

Uma campanha contra exploração sexual de crianças e adolescentes será lançada no dia 9 de dezembro nas cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014.
Esse foi um dos temas da primeira das 13 oficinas da segunda fase do Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo, voltado às 12 cidades-sedes da competição.
 A previsão do Ministério do Turismo é que o país receba cerca de 600 mil turistas estrangeiros durante a Copa do Mundo “A nossa ideia é fazer com que todo trabalhador do segmento - hotéis, bares, restaurantes, asseio e conservação e até cabeleireiros estejam imbuídos desse propósito de combater e tentar erradicar a exploração sexual, principalmente juvenil, mostrando que isso não é turismo, e sim, um crime”, disse o dirigente sindical Elisangela Machado, coordenadora do Projeto.

E AÍ É LIBERDADE DE IMPRENSA OU LIBERDADE DE EXPRESSÃO?

A diferença está no tempo. Quando Gutemberg, em 1460, inventou os tipos móveis que levaram à fabricação das primeiras máquinas de imprimir, surgiu o que se chamou de liberdade de IMPRESSÃO. Vinha de imprimir, portanto e naturalmente, o direito era de IMPRESSÃO.
A partir de 1894, quando Marconi (depois de tentar o telefone e o telégrafo sem fio, além de outras formas) inventou o rádio, a palavra IMPRESSÃO ficava um pouco deformada. Mais tarde veio o princípio da televisão, que levou muitos anos para ser colocada em público (por causa da Segunda Guerra Mundial), e aí ficou sendo usada a Liberdade de EXPRESSÃO.
Naquela época, as invenções levavam dezenas ou centenas de anos para serem materializadas. Basta dizer que depois da máquina de imprimir, em 1460, o telefone surgiria apenas em 1876, o rádio em 1894. Hoje o avanço da tecnologia é assombroso. Você vai dormir com  um aparelho, acorda com  outro inteiramente diferente.
Não se usa mais liberdade de IMPRESSÃO, tudo agora é Liberdade de EXPRESSÃO. A mais poderosa e contestada forma de comunicação. Que jamais será ultrapassada, apesar do avanço de outras formas. Haja o que houver, o jornal impresso sempre existirá. Mais localizado, mas sem desaparecer.