segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

SÃO JOSÉ DE MIPIBU INOVA COM O "I BAILE DE MÁSCARA"

O prefeito de São José de Mipibu, Arlindo Dantas, prestigiou a abertura do carnaval mipibuense entregando a chave da cidade ao rei Momo e a Rainha da festa momesca, que aconteceu na noite desta quinta-feira(16), durante a realização do I Baile de Máscara, que reuniu carnavalescos mipibuenses no Centro de Eventos Desembargador Celso Sales, no centro da cidade.

A população presente no centro da cidade foi brindada com o desfile da Escola de Samba Malandros no Samba, campeã do carnaval natalense, como também pela tribo de índios Mobralinos, da comunidade do Pau Brasil, em São José de Mipibu.

A presença dos Malandros no Samba da capital foi uma homenagem à escola de samba do mesmo nome de São José de Mipibu, que por algumas razões, dentre elas o estado de saúde do sambista Valdir Naval, um dos fundadores da Escola, não vai participar do carnaval.

Durante o evento os organizadores do I Baile de Máscara convidaram o prefeito do município para homenagear Valdir Naval com o troféu “Carnavalesco Abel Isaías de Macêdo”, distinção criada para destacar os nomes inseridos na história do carnaval mipibuense.

Na oportunidade o vice-presidente da Escola de Samba Malandros do Samba, Manoel dos Móveis, representou o homenageado.

O concurso de fantasias foi um dos pontos altos do I Baile de Máscara, que premiou a fantasia “Pirata” com a importância R$ 500,00.

O coreógrafo mipibuense Luciano Teixeira recebeu aplausos da população presente ao evento durante sua apresentação em homenagem ao Frevo, dança que surgiu em Pernambuco no século XiX, que se caracteriza pelo ritmo de dança acelerada com passos incomuns, originados de capoeiristas que saiam à frente dos seus blocos para intimidar blocos rivais e proteger seu estandarte.

O frevo é uma criação de compositores de música ligeira, feita para o carnaval para proporcionar mais animação nos folguedos. Com o decorrer do tempo, o frevo ganhou características próprias.

Após percorrer as principais ruas do centro da cidade de São José de Mipibu passistas da Escola de Samba Malandros no Samba se exibiram no palco principal do evento.

“Essa iniciativa inovadora de abrir o carnaval de rua de São José de Mipibu com uma prévia carnavalesca onde as famílias mipibuenses levam seus filhos às ruas fantasiados com o imaginário de seus sonhos é algo que merece o reconhecimento de todos”, destacou Luiz.

A cidade de São José de Mipibu, distante 30 km da capital do RN, vem a cada ano se firmando como sendo o mais importante polo das regiões do Agreste e Grande Natal. Os serviços públicos e sociais que se expandem na cidade, além do calendário de eventos festivos tais como o São João em São José e as festividades de Fim de Ano fomentam a economia do município por meio da circulação de valores monetários no comércio local.