terça-feira, 15 de março de 2011

HOJE É DIA DA ESCOLA...


O dia da escola é comemorado em 15 de março, mas são poucas as pessoas que possuem consciência disso. 
A data simboliza uma ótima oportunidade para pensar o quanto essa instituição assume um papel importante em nossas vidas.

A escola, depois da família, é o primeiro grupo social a que pertencemos. E grupos sociais são importantes para que aprendamos a interagir com pessoas, a conhecer novos comportamentos e a respeitar uns aos outros. 

Além do mais, a escola é fonte de conhecimento e educação, tanto formal quanto informal, é um espaço onde o aluno é o protagonista e aprende a desenvolver suas atividades, além de ser um laboratório de inclusão social, promovendo no jovem o sentido de importância da comunidade.

Durante todo o nosso crescimento, precisamos de um referencial e essa é uma das principais funções da escola. Cada fase do aluno, novas necessidades e capacidades devem ser exploradas e para isso, a escola deve dispor de uma gama de profissionais como orientadores educacionais, professores e psicólogos.

Infelizmente, a educação no Brasil ainda não está satisfatória, apesar de índices cada vez mais positivos. Há um aumento da taxa de alfabetização, aumento do número de alunos que completam o nível superior, novas escolas de ensino fundamental foram construídas e há uma queda no índice de evasão escolar.

Infelizmente no Brasil a Educação ainda é colocada em planos secundários, quando deveria ser considerada PRIMORDIAL. É uma pena

Aqui em nosso município o problema da educação vem se alastrando como borracha nos últimos anos, agora mesmo por exemplo, temos várias reclamações da população indignada pela falta de planejamento da secretaria de educação, que acarretou o atraso do início das aulas. Não adianta culparmos os professores, pois eles são interventores de pais e alunos que desprovidos até mesmo de conhecimento, as vezes nem chegam a ser atendidos em sua reclamações quando chegam na secretaria. 

Do blog: a prefeitura municipal de São José de Mipibu deveria ter mais responsabilidade ao colocar nas rua carros de som dizendo que trabalha, pois o povo está vendo cada vez mais as misérias que acontecem por aqui!!!