terça-feira, 14 de dezembro de 2010

FESTA DE SANTANA É PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL.


A Festa de Santana de Caicó foi reconhecida como Patrimômio Cultural do Brasil protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 
É a quarta manifestação cultural a ser inscrita do Livro das Celebrações como Patrimônio Cultural do Brasil. 
A proposta encaminhada pelo Iphan teve como proponente a Diocese de Caicó. 
A Pesquisa desencadeada pela Superintendência do Iphan no Rio Grande do Norte foi realizada por uma equipe coordenada pela Professora Julie Cavignac (UFRN) e contou com professores do Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó  (CERES), através dos professores Paula Sônia de Brito e Muirakytan Kennedy de Macêdo, do IFRN, Isabel Dantas e de alunos dos cursos de História do CERES e Antropologia da UFRN.
Contou ainda com o envolvimento decisivo, seja na dimensão profana, seja na religiosa, de todos partícipes da Festa de Santana.


VIZINHO ILUSTRE...

Depois de cinco dias em Natal onde esteve semana passada acompanhado da atual namorada, o cantor Roberto Carlos decidiu comprar um apartamento na capital potiguar.
A preferência do Rei é por um imóvel em frente ao mar. De preferência Ponta Negra. O filho de Lady Laura também demonstrou interesse em construir um condomínio por aqui.

POLÍCIA FEDERAL FAZ NOVAS INVESTIGAÇÕES SOBRE A VIA APPIA...

A Polícia Federal analisa novos indícios do suposto crime de corrupção investigado da Operação Via Appia - deflagrada em novembro e que resultou na prisão de sete pessoas, acusadas de desviar cerca de R$ 2 milhões das obras de duplicação da BR-101, no trecho entre a cidade de Arês até a divisa com a Paraíba.

No último sábado(11), cumprindo um mandado de busca e apreensão, a PF recolheu documentos e computadores que irão passar por uma perícia para saber se há relação com os fatos investigados.

Informações de bastidores (não confirmadas oficialmente) dão conta que o material apreendido pertenceria a Flávio Pisca, que teria ligação com o deputado federal João Maia (PR), tio de um dos acusados de participar do suposto esquema, o ex-superintendente adjunto do DNIT Gledson Maia.

Flávio é filho do suplente de vereador do PR Assis Oliveira, e trabalhou na campanha do deputado João Maia, reeleito para mais um mandato na Câmara dos Deputados.

Quanto ao mandado de busca e apreensão, a assessoria de imprensa da Polícia Federal não informou se foi por iniciativa do próprio órgão, ou solicitação da Justiça Federal ou do Ministério Público Federal.

Operação Via Appia - nome em homenagem uma importante via da Roma Antiga - foi fruto de uma investigação iniciada em maio deste ano.

No entanto, o que levou à deflagração da operação foi um fato ocorrido no dia 4 de novembro, quando Gledson Maia foi autuado em flagrante recebendo mais de R$ 50 mil em propina.

Participaram da investigação a Controladoria Geral da União (CGU), Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal. Os acusados já foram libertados, por decisão do TRF, e responderão ao processo em liberdade.

Fonte: Diário de Natal