segunda-feira, 17 de outubro de 2011

LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL NA CONSTRUÇÃO DE MAIS UMA IGREJA EM CAJUEIRO/TOUROS

O Deputado Fábio Dantas esteve em Cajueiro, distrito de Touros/RN, no último dia 15, onde compareceu ao lançamento da pedra fundamental para construção da Igreja Assembléia de Deus.
Fábio Dantas esteve acompanhado dos suplentes de vereador Maria Gildete (Detinha) e Valdir Gomes.

A PADARIA ESCOLA COMUNITÁRIA INFORMA: "O PÃO NOSSO DE CADA DIA"



O Dia do Pão é comemorado em 16 de outubro, data em que também é celebrado o Dia Internacional da Alimentação
O pão é o alimento nutritivo mais barato e acessível a todas as classes sociais. “É rico em vitaminas B1 e B2, ácido fólico e ferro. 
“É preciso que os brasileiros consumam mais esse alimento. Somos um País grande e consumimos menos do que países menores, como a Argentina”.
O que nos preoculpa é o baixo consumo de pães pelos brasileiros. “A Organização Mundial da Saúde recomenda que cada pessoa coma 60 kg de pão por ano, o equivalente a dois por dia. A média nacional brasileira per capta é de 33,5 kg/ano”.
O pão presente em todos os lares é motivo de polêmica. Mas, de fato não se sabe quando o pão começou a ser feito. Como era o pão de antigamente?
É estimado que o pão tenha surgido há 12 mil anos na Mesopotâmia juntamente com o cultivo do trigo. Eram feitos de farinha misturada com o fruto do carvalho. Os primeiros pães eram achatados, duros, secos e muitos amargos. Para ser ingerido, o pão era lavado várias vezes em água fervente e depois era assado sobre pedras ou embaixo de cinzas.
O primeiro pão assado em forno de barro foi a 7000 a.C. no Egito, que mais tarde descobriram o fermento. O pão chegou à Europa em 250 a.C. sendo preparado em padarias, mas com a queda do império romano, as padarias fecharam e o pão teve que ser feito em casa. Somente a partir do século XII a França começou a melhorar e então no século XVII o país se destacou como centro mundial de fabricação de pães.
No Brasil, o pão começou a ser popular no século XIX, apesar de ser conhecido desde os colonizadores. Os pães feitos no Brasil eram escuros enquanto na França o pão era de miolo branco e casca dourada. O pão francês que tanto é usado no Brasil não tem muito a ver com os verdadeiros pães francês, pois a receita do pão francês no Brasil só surgiu no início do século XX e difere do pão europeu por conter um pouco de açúcar e gordura na massa. (POR LINDACI DE SOUZA)

PADARIA ESCOLA COMUNITÁRIA

ASSEMBLEIA REALIZA HOJE AUDIÊNCIA PARA DISCUTIR SITUAÇÃO DE CONCURSADOS DA PM

A Assembleia Legislativa realiza hoje (17) audiência pública para discutir a convocação dos 824 concursados da Polícia Militar pelo Governo do Estado. O evento é uma iniciativa do deputado Fábio Dantas (PHS) e será realizado no auditório Robinson Faria, às 14h30.
Os candidatos aprovados no concurso da PM requerem do Governo do Estado e do comando da Polícia Militar, o andamento do concurso, para que sejam tomadas providências em tempo hábil no que diz respeito à convocação para as fases seguintes. Pela atual situação em que se encontra a Segurança Pública, é notório que a contratação para o aumento do efetivo da Polícia Militar no nosso Estado se faz necessário”, disse Fábio Dantas.
Foram convidados para o debate, o Secretário Estadual de Administração e Recursos Humanos, José Anselmo de Carvalho Júnior; o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Aldair da Rocha; o Comandante Geral da Policia Militar, Coronel Francisco Araújo; o Procurador Geral de Justiça, Miguel Josino e o Chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado, Paulo de Tarso Fernandes.
Também participam da audiência, representantes das entidades representativas dos policiais militares.
Outras informações:
Assessoria de Comunicação Social da ALRN

CONCURSO PÚBLICO: 3.500 VAGAS PARA PROFESSORES E ESPECIALISTAS EMEDUACAÇÃO

O Governo do Estado publicou no Diário Oficial deste sábado (15) o Edital do Concurso Público com a oferta de 3.500 vagas para professores e especialistas em Educação. As inscrições serão iniciadas nesta segunda-feira (17), e se estenderão até o dia 25 deste mês, através do site da Fundação Cesgranrio:www.cesgranrio.org.br. A Fundação Cesgranrio é a responsável pela execução total do concurso. As provas serão realizadas no dia 20 de novembro nas cidades de Natal, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros.
A conclusão total do concurso está prevista para 28 de fevereiro de 2012, seguindo-se a convocação dos aprovados para o início do ano letivo. Serão ofertadas 2.900 vagas para professores e 600 para pedagogos. A oferta contempla todos os componentes curriculares: Biologia, Ciências, Arte, Educação Física, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Química, Filosofia e Sociologia. A oferta também contempla vagas para professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

ELA NÃO GOSTOU...

A governadora Rosalba Ciarlini não gostou da iniciativa do Vice Robinson Faria de entregar o novo pavilhão do presídio de Alcaçuz.
Era ela quem iria inaugurar o espaço como uma das ações em 10 meses de governo. Robinson saiu na frente.
Há quem garanta que o gesto pode trazer retaliações. Não para o vice, mas para pessoas próximas a ele.
FONTE: MUITAS OUTRAS

GOVERNO GARANTE QUE A MAIORIA DAS CATEGORIAS EM GREVE DESISTIRAM DA PARALIZAÇÃO

De acordo com o Governo do Estado, a greve dos servidores em dez categorias começa a arrefecer. Segundo os números oficiais, a maioria das categorias desistiu da paralisação. Veja o quadro geral divulgado pela Secretaria de Administração.

IDEMA - Está funcionando normalmente; paralisação encerrada.

IDIARN - Os servidores voltaram ao trabalho e o serviço está dentro da normalidade. EMATER - 50% dos servidores continuam paralisados.

EMPARN - 100% dos funcionários retornaram ao trabalho (as faixas continuam na frente do prédio, mas o serviço está normal).

PGE (Procuradoria Geral do Estado) - As atividades voltaram ao normal com o fim da paralisação. Técnicos do Tesouro Estadual - Paralisação parcial que não vem afetando o atendimento à sociedade.

SETHAS (Secretaria de Estado da Habitação e da Assistência Social) - Registra paralisação parcial na FUNDAC, mas o funcionamento não está sendo comprometido.

SEDEC (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico) - Não está em greve.

SEJUC (Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania) - Não registra paralisação; agentes penitenciários retornaram ao trabalho.

SEEC (Secretaria de Estado da Educação e da Cultura) - Não há greve; escolas com atividades normais.

Control (Controladoria Geral do Estado) - Não há greve. Fundação José Augusto - No início do movimento, a paralisação registrada chegou a 95%; hoje, 40% dos funcionários estão de volta ao trabalho e todos os setores da FJA estão funcionando, mesmo que precariamente. Apenas a Pinacoteca do Estado está fechada para o público, pois está em reforma, mas há expediente interno.

Detran - 90% dos servidores estão trabalhando; a exceção está na Coordenadoria de Registro de Veículos, que, se levado em consideração o efetivo apenas desse setor, 80% dos seus servidores mantêm a paralisação.