segunda-feira, 12 de setembro de 2016

“#FOI ARLINDO QUEM FEZ” , VIRA SUCESSO NAS REDES SOCIAIS EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU.

Os candidatos a prefeito e a vereador estão aproveitando as redes sociais, tais como, facebook, instagran e twiters para postar o seu número de urna, vídeos de campanha e propostas defendidas pelos mesmos.

Este tipo de propaganda a legislação eleitoral permite, porém é proibida qualquer propaganda paga na rede.
A hashtag é uma expressão bastante comum entre os usuários das redes sociais e consiste de uma palavra-chave antecedida pelo símbolo #, conhecido popularmente no brasil por "jogo da velha" ou "quadrado".

Não sendo diferente do mundo, o município de São José de Mipibu, percebeu a rapidez em que suas mensagens chegam a amigos e parentes, de modo, que basta um compartilhamento para que toda uma cidade visualize os seus candidatos.
Uma das hashtags (nomezinho difícil) mais compartilhadas nos adeptos à campanha de Arlindo Dantas é  “ #FOI ARLIDO QUEM FEZ”







TERMINA HOJE (12) PRAZO PARA JULGAMENTO DE REGISTROS DE CANDIDATOS POR JUÍZES ELEITORAIS

A vinte dias das Eleições Municipais de outubro, o calendário eleitoral marca alguns prazos que vencem nesta segunda-feira (12). Hoje, todos os pedidos de registro de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, inclusive os impugnados e os respectivos recursos, devem estar julgados pelas instâncias ordinárias, e devem estar publicadas as decisões a eles relativas.

Hoje, também é o último dia para os Tribunais Regionais Eleitorais tornarem disponíveis ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para fins de centralização e divulgação de dados, a relação dos candidatos às eleições majoritárias e proporcionais, da qual constará, obrigatoriamente, a referência ao sexo e ao cargo a que concorrem.

Vencem hoje também os prazos para: instalação da comissão de auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas por meio de votação paralela; e os TREs informarem, em edital e mediante divulgação nos respectivos sites, o local onde será realizada a auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas por meio da votação paralela.

Por fim, hoje também é o prazo final para o Tribunal Superior Eleitoral compilar, assinar digitalmente, gerar os resumos digitais (hash) e lacrar todos os programas-fonte, programas-executáveis, arquivos fixos, arquivos de assinatura digital e chaves públicas. A Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos sistemas eleitorais de 2016 já ocorreu, na última terça-feira (6), na Corte Eleitoral.

INFORMAÇÕES: TSE

CRISTIANE DANTAS É A RELATORA DA COMISSÃO ESPECIAL DE SEGURANÇA PÚBLICA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

A deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB) foi nomeada relatora da Comissão Especial para Elaboração de Estudo Sobre o Caso do Sistema de Segurança Pública do RN. A parlamentar integra a comissão ao lado dos deputados Hermano Morais (PMDB) e Tomba Farias (PSB), respectivamente, presidente e vice-presidente. 

A Comissão Especial tem como objetivo a elaboração de estudos e ações para o enfrentamento da crise no Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, tendo prazo de 30 dias para desempenhar as atribuições e conclusão dos trabalhos, vai focar nos problemas da Região Metropolitana de Natal, área que apresenta elevado índice de casos de violência.

A primeira reunião da Comissão aconteceu nesta quinta-feira (1º) e foi acompanhada pelos procuradores da Assembleia Legislativa. Uma das definições do encontro foi programar as reuniões da Comissão Especial todas as segundas-feiras, às 10h30, na Ala das Comissões, na Assembleia Legislativa. Já no próximo dia 5, os deputados irão definir agenda de visitas, debates e convocação das autoridades. Ao final dos 30 dias, os parlamentares apresentarão um relatório sobre a crise e sugestões de ações, que será apresentado por Cristiane Dantas.

A Comissão Especial é fruto da união do trabalho dos 24 deputados estaduais que propuseram o reforço de caixa da Segurança Pública e do Sistema Carcerário via transferência de emendas impositivas que somam R$ 7,2 milhões para aplicação em caráter de emergência, ainda neste ano, para a segurança pública e sistema penitenciário.

PF ACHOU DOCUMENTOS DE EDUARDO CUNHA NA CASA DE HENRIQUE ALVES

A Operação Catilinárias apreendeu na casa do ex-ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN) documentos judiciais em nome do ex-presidente da Câmara, deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A PF encontrou com Henrique Alves - ministro nos governos Dilma e Temer - a cópia de um ofício assinado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, uma petição de um escritório de advocacia supostamente contratado por Eduardo Cunha e um requerimento do Ministério Público do Rio.

A Catilinárias, desdobramento da Lava Jato, foi deflagrada em 15 de dezembro de 2015 e atingiu os caciques do PMDB, alvos de mandados de busca e apreensão. O relatório de análise do material apreendido foi finalizado em 11 de julho deste ano.

O documento destaca que a Federal apreendeu na casa de Henrique Alves uma cópia de um ofício da Procuradoria-Geral da República, de 29 de abril de 2015, "no interesse do Inquérito 3983-DF, em andamento no Supremo Tribunal Federal, endereçado ao Promotor de Justiça de Tutela Coletiva da Cidadania do Rio de Janeiro, Andre Luiz Noira Passos da Costa, cujo teor, em síntese, solicita o compartilhamento das cópias dos autos, ambos em trâmite na 10ª Vara da Fazenda Pública do Rio de Janeiro".

O inquérito, segundo o relatório da PF, trata de investigação referente ao recebimento de vantagens indevidas relacionadas à aquisição de navios-sonda para perfuração de poços de petróleo da Petrobras.

"É cediço que o investigado Eduardo Cunha responde por enriquecimento ilícito e improbidade administrativa nestes processos no âmbito da Justiça Estadual do Rio de Janeiro", anota a Federal.

"Chama atenção este documento estar nas dependências da residência de Henrique Eduardo Alves, já que se trata, em primeira análise, de matéria alheia a sua vida particular ou profissional", prossegue o documento. "Neste caso, acredita-se que, possivelmente, o investigado estivesse podendo fazer algum tipo de intermediação em favor de Eduardo Cunha ou estivesse procurando tomar conhecimento de assuntos relacionados a este. Tal fato também reforça a grande ligação existente entre os investigados, conforme já se verificou no bojo de toda a investigação."

A petição do escritório de advocacia também apreendida na casa de Henrique Alves é de 23 de junho de 2015. O documento é referente a um processo em que o investigado Eduardo Cunha é réu em ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público do Rio.

"Mais uma vez, reforça a ligação de Henrique Eduardo Alves com Eduardo Cunha, já que se trata de uma via de peça judicial do Escritório de Advocacia possivelmente contratado por Eduardo Cunha e que, estranhamente, fora encontrado nas dependências da residência de Henrique Eduardo Alves. Cumpre destacar que o conteúdo da petição se refere ao pedido formulado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, onde o causídico apresenta razões para o seu indeferimento alegando, inclusive, que o processo estaria sob segredo de justiça, o que robustece a suspeita sobre a origem destes documentos no local objeto da busca e apreensão", registra a PF.

A Polícia Federal sugere que os três documentos sejam retidos com os investigadores "por se tratar de material probatório relevante" e "por ser um documento judicial que, a principio, está sob segredo de Justiça".

A reportagem ligou para o celular de Henrique Alves na sexta-feira, dia 9, mas o telefone estava desligado. No PMDB do Rio Grande do Norte, legenda da qual o ex-ministro é presidente estadual, ninguém atendeu às ligações.