segunda-feira, 7 de novembro de 2011

MUNICÍPIOS COM MENOS DE 50 MIL HABITANTES TERÃO VERBAS PARA INVESTIMENTOS DE INFRA-ESTRUTURA


Os municípios brasileiros com menos de 50 mil habitantes terão garantidos no Orçamento Geral da União (OGU) para 2012, verbas para investimentos na área de infra-estrutura, independentemente da apresentação de emendas por parte dos parlamentares. A informação foi dada na última quinta-feira (03.11) pelo senador Vital do Rêgo Filho (PMDB), presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional durante a reunião na Assembleia Legislativa da Paraíba que teve objetivo a apresentação de propostas dos deputados estaduais para o Orçamento Geral da União (OGU) para 2012 no tocante à Paraíba.
Segundo Vital, conforme o estabelecimento de uma tabela, os municípios com menos de 5 mil habitantes serão beneficiados com 300 mil reais, os que possuem entre 5 mil e 10 mil habitantes, com 400 mil reais, enquanto que os que possuem entre 10 mil e 20 mil habitantes, receberão 500 mil reais e os com população entre 20 e 50 mil habitantes, com 600 mil reais. O senador disse ainda que estão, entre outras iniciativas, sendo feitos os encaminhamentos necessários para que o Hospital Universitário Lauro Wanderley em João Pessoa passe a funcionar como um braço do Hospital Sarah Kubitschek, especializado em recuperação neurológica. A previsão do OGU para 2012, conforme informou Vital, é de cerca de 3 trilhões e 200 bilhões. “Esperamos que com as emendas de bancada, de comissão e das emendas individuais dos parlamentares, o orçamento da Paraíba chegue a cerca de 2 bilhões de reais”, revelou.

QUINTA-FEIRA (10) COMEÇA A CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA

A Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina começa a partir desta quinta-feira (10) e segue até 10 de dezembro, sendo o dia “D” 26 de novembro. A meta do RN e seus 167 municípios é vacinar a cada campanha, que ocorre anualmente, no mínimo 80% dos cães estimados. Para alcançar esse percentual, deverão ser vacinados 377.546 cães. Natal abriga 17,7% de todos os animais estimados do Estado, ou seja, 120.418 animais, sendo 85.673 cães e 34.745 gatos. A II Unidade Regional de Saúde Pública – com sede em Mossoró, compreendendo 26 municípios – é a região com o maior número de cães a vacinar e um total de 132.041 animais (91.119 cães e 40.922 gatos).


CENTRAIS DO CIDADÃO PODEM SER DESATIVADAS

Conversei com dois funcionários da Central do Cidadão de Macau e ouvi deles que há um verdadeiro pânico generalizado dentre os servidores destes locais. É que ontem rolou um boato de que as centrais serão desativadas no Rio Grande do Norte, com exceção de duas de Natal e a de Mossoró. Todas as demais seriam desativadas e os serviços voltariam a serem feitos de maneira descentralizada, com cada organismo em suas sedes próprias.

Explicação
Segundo ouvi dos funcionários — a maioria contratados já que nunca foi feito concurso para as centrais do cidadão —, a explicação é a de que o Estado estaria alegando contenção de despesas. O fato, no entanto, é que se isso for verdade, a meu ver será um grande retrocesso. As centrais do cidadão são um avanço, que facilitam e muito a vida dos potiguares. Desativar o serviço seria um desserviço à sociedade. Já passei a pauta para os colegas aqui do CT e dentro em greve deveremos ter um pronunciamento oficial sobre o assunto por parte do Governo do Estado.

Sucateadas
Nunca é demais lembrar que as centrais do cidadão estão sucateadas, enfrentando problemas seriíssimos. Quer uma prova? Em Macau, o serviço de emissão de carteiras de identidade ficou suspenso por 45 dias devido à falta de internet e telefone na sede da Central do Cidadão. Detalhe: o motivo foi o corte das prestadoras do serviço por falta de pagamento. E olhe que estou falando em um município médio. Já pensou nos municípios menores? O Estado tem o dever de se pronunciar.(fonte: Pedro Carlos.com)

HOJE É DIA DO RADIALISTA

Hoje dia 07 de novembro é comemorado o Dia do Radialista. A data comemorativa foi instituída por força da Lei nº 11.327 de 24 de julho de 2006 sancionada pelo então presidente da República Luís Inácio Lula da Silva como forma de homenagear a data natalícia do compositor, músico e radialista mineiro Ary Barroso.

Antes, porém, de o presidente Lula sancionar esta lei, a data era comemorada em no dia 21 de setembro, juntamente com o Dia do Rádio e o Dia da Árvore. Tal comemoração realizada no mês de setembro teve inicio em 1940, quando um decreto assinado pelo presidente Getúlio Vargas fixou os níveis mínimos de salário dos trabalhadores em empresas de radio difusão. 
Parabenizamos então a todos que fazem à rádio Comunitária Fm olhod'agua, que agora funciona em novas instalações.


99% DOS MUNICÍPIOS DO RN TEM DESENVOLVIMENTO REGULAR OU MODERADO

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), criado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro para acompanhar a evolução dos municípios brasileiros e os resultados da gestão das prefeituras, apontou que o estado do Rio Grande do Norte tem 99% de seus municípios entre desenvolvimento regular e moderado. Dos 167 municípios do estado, 85 apresentaram índices regulares de desenvolvimento (50,9%) e 81 registraram desenvolvimento moderado (48,5%). Somente a capital Natal chegou ao desenvolvimento alto.

PROGRAMA DO LEITE NO RN CADA VEZ MENOR

O Programa do Leite no Rio Grande do Norte ficou conhecido nacionalmente como o maior e melhor programa de combate a desnutrição e eficiente na redução da mortalidade infantil.
No outro lado gerador de emprego e renda, pois uns conjuntos de 26 usinas distribuídas nas mais diversas regiões do nosso Estado geravam empregos aos seus funcionários bem como ao homem do campo produtor de leite. Eram responsáveis pela distribuição diária de 155 (cento e cinqüenta) mil litros de leite dia.
O ex-governador Garibaldi Alves Filho, foi o responsável por este programa, ao sair do governo em 2002, deixou uma distribuição de 100(cem) mil litros.
A ex-governadora Wilma de Faria, foi ampliando a quantidade de distribuição chegando a 155(cento e cinqüenta) mil litros dia.
Hoje, a governadora Rosalba, vem desmanchando, acabando com o programa, vejamos: 
1°: foi diminuído para 80(oitenta) mil litros dia, 2º: sete usinas já fecharam suas portas.