domingo, 19 de junho de 2016

RELATOS DE VIOLÊNCIA SEXUAL MARCAM AUDIÊNCIA SOBRE CULTURA DO ESTUPRO

Em meio ao debate sobre a cultura do estupro que tomou o país, a Assembleia Legislativa foi palco, na tarde desta quarta-feira (15), no auditório Deputado Cortez Pereira, de audiência pública que discutiu o assunto, resultando em propostas para inibir o cenário de violência sexual contra a mulher. A audiência foi proposta pela deputada Cristiane Dantas (PCdoB) em parceria com a Defensoria Pública do Estado.

Entre as medidas propostas estão a instalação de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira; a implantação da Patrulha Maria da Pena; a instalação de um programa que permita às mulheres em situação de vulnerabilidade acionar rapidamente autoridades policiais e reforçar ações de segurança para inibir as circunstâncias em que são mais comuns a ocorrência de estupros. Todas as ações tocam as três esferas governamentais do Poder Executivo: Município, Estado e União.

"É para combater de frente esse mal e dura realidade contra a dignidade da mulher, que estamos aqui reunidos: Desconstruir a cultura do estupro que persiste na nossa sociedade", registrou a deputada Cristiane Dantas, uma das primeiras a apontar a solução para o cenário debatido. "O caminho da educação e da formação cidadã e igualitária para homens e mulheres é o que pode mudar esse rumo difícil mostrado nas estatísticas".

Para a defensora pública Ana Lúcia Raymundo, coordenadora do Projeto Mulher para Viver com Dignidade, da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte, uma das parceiras na realização da audiência, é preciso frear o pensamento da permissividade do estupro para certas circunstâncias. 
“É disso que se trata a cultura do estupro. É achar que a mulher pode ser tratada como mercadoria por determinadas situações. Algumas pessoas falam: ‘Ah, mas se ela tivesse em casa, ou na igreja, ou no trabalho isso não teria acontecido’. Mas temos relatos de estupros em casa, na igreja e no trabalho. Isso não pode continuar”, clamou Ana Lúcia Raimundo.

Durante o debate foram apresentados relatos sobre casos de estupros. O pai de uma vítima vindo do município de Assu fez um apelo para que a justiça dê andamento ao processo sobre o estupro da filha ocorrido em 2013. A presidente do DCE/UFRN, Daniela Fernandes também afirmou ter sido vítima de violência sexual há dois anos e até hoje aguarda que o agressor seja punido pelo Poder Judiciário.

Além da Defensoria Pública, participaram do debate representantes de órgãos da sociedade civil organizada como o Tribunal de Justiça, Ministério Público do Estado, Coordenadora da Defesa dos Direitos da Mulher e das Minorias (CODIMM), da Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social (SESED), além de autoridades estaduais e municipais, a Frente Feminista de Natal, o Núcleo das Amélias, entre outros.

CRISTIANE DANTAS DESTACA IMPORTÂNCIA DA CAMPANHA HERÓIS DOADORES

A campanha Heróis Doadores, lançada pelo Hemonorte em parceria com a empresa Dois Ponto Cinco para estimular a doação de sangue, foi um dos temas abordados pela deputada Cristiane Dantas (PCdoB) durante pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (15), na Assembleia Legislativa. A parlamentar parabenizou a iniciativa e reforçou a importância da doação de sangue.

“É preciso envolver a sociedade nesse espírito de solidariedade. A ideia é alcançar mais de 2 mil doações durante os 16 dias de campanha e reforçar o banco de sangue do Rio Grande do Norte, estimulando a continuidade desse ato, que em uma única doação pode salvar até quatro vidas”, enfatiza Cristiane.

A deputada destacou também que está elaborando, através de seu mandato, um Projeto de Lei para envolver empresas e estimular seus funcionários à doação de sangue e medula óssea.

Na oportunidade, Cristiane parabenizou o deputado Jacó Jácome (PSD) pela proposição da audiência pública que debateu a cardiopatia na última sexta-feira (10), na Casa Legislativa. “Declaro o meu apoio para tornar obrigatório o exame de ecocardiografia fetal no Estado, exame que permite avaliar o desenvolvimento e a anatomia do coração do feto ainda durante a gravidez”, disse a parlamentar alertando também para a necessidade de mais leitos nas UTIs pediátricas do RN.

Ao final do pronunciamento, a deputada reforçou o convite para a Audiência Pública de sua iniciativa que acontece na tarde desta quarta-feira, a partir das 13h, na sede do Legislativo estadual, com o tema ‘Desconstrução da cultura do estupro’.

CONVITE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU


ARLINDO REFORMA E AMPLIA ESCOLA NO QUEBRA FUZIL

O prefeito de São José de Mipibu, Arlindo Dantas, juntamente com o ex-secretário de Obras do município, José Eduardo Sales, visitaram na manhã desta terça-feira(14), a obra de ampliação e reforma da Escola Municipal Vereador Antonio Ferreira.

A Escola Municipal Vereador Antonio Ferreira, localizada no bairro do Quebra Fuzil, em São José de Mipibu, está sendo totalmente reconstruída. A unidade educacional está recebendo quatro novas salas de aula, banheiros individualizados para professores e alunos, espaço para recreação coberto, cozinha ampla e forro em todas as dependências

O prefeito Arlindo Dantas considerou um desafio a realização da obra. ” Quando cheguei para verificar como estava a escola percebi que uma pequena reforma não atenderia as necessidades da comunidade. Procurei viabilizar mais recursos e, conseguindo, fiz opção por derrubar a maior parte da estrutura velha e reconstruir a escola com mais salas, mais banheiros, uma cozinha mais ampla, além de forrar todos os ambientes”, explicou.