sexta-feira, 13 de maio de 2011

O MINISTÉRIO DA SAÚDE IRÁ DOBRAR RECURSOS PARA OS MUNICÍPIOS QUE CUMPRIR METAS DE QUALIDADE


O Ministério da Saúde vai dobrar o valor do repasse feito para cada equipe do Programa Saúde da Família aos municípios que cumprirem metas de qualidade definidas pela pasta. O anúncio foi feito dia 11 pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante a 14ª Marcha dos Prefeitos.

Atualmente, segundo Padilha, os recursos para cada equipe totalizam cerca de R$ 7.100. A partir de junho, os prefeitos interessados poderão cadastrar os centros de saúde. A partir de então, técnicos do ministério passarão a fazer visitas periódicas às unidades, além de pesquisas de satisfação com a população atendida no local.

Outra novidade anunciada pela pasta durante o evento trata da reestruturação das unidades básicas de saúde. Segundo Padilha, dados indicam que 75% delas estão fora do padrão de qualidade definido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A reestruturação deverá incluir a reforma e a ampliação de estruturas já existentes.
“Estamos com um padrão construtivo defasado. Como queremos que se amplie a capacidade da atenção básica de resolver problemas de saúde das pessoas, é fundamental ter um novo padrão construtivo”, afirmou o ministro.

Ao comentar a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, ele avaliou que o país vive um momento positivo para que uma regra geral seja instalada e defina quanto deve ser repassado por estados, municípios e União para a saúde.

“A gente sabe que, hoje, quem menos cumpre são os estados. A União vem cumprindo, os municípios contribuem com mais do que são obrigados, em média, 22% das receitas comprometidas”, disse. “É importante regulamentarmos a emenda porque cria uma regra estável, independentemente de quem governa estado, município ou país”, completou.

Fonte: Agência Brasil

O DEP. FÁBIO DANTAS QUER QUE O GOVERNO DO ESTADO CUMPRA E RESPEITE AS LEIS DE PLANOS DE CARGOS E SALÁRIOS DOS FUNCIONÁRIOS


Na sessão de ontem, quinta-feira (12), o deputado Fábio Dantas disse em sua fala que o governo respeite as leis ou refomule novas leis, pois os servidores que esperam pela implantação de planos de cargos, carreiras e salários não podem ser prejudicados.
Ainda disse que está elaborando um projeto de lei para que todos os gestores ao assumir  um cargo público  façam um curso na área de gestão administrativa. 
O deputado ainda sugeriu que o governo do estado crie uma câmara de crise ligada ao Planejamento para que possa cuidar de todas as categorias funcionais, evitando assim que ocorram os problemas que hoje estão acontecendo. 

REPASSES FEDERAIS PARA O MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU/RM - MÊS ABRIL 2011


MÊS ABRIL/2011
FPM - 1.137.511,86
ITR - 60,48
CIDE - 26.710,61
ICMS LC 87/96 - 717,36
FUNDEB - 1.499.486,65
TOTAL - 2.664.486,96

 

AGRADECIMENTO!

QUERO AGRADECER AOS NOSSOS LEITORES PELOS 83 COMENTÁRIOS QUE TIVEMOS NA POSTAGEM "TENDÊNCIA DO MOMENTO", O POR QUÊ DE NÃO TÊ-LOS POSTADO , QUEM OS POSTOU SABEM.   
PERCEBO QUE OS NOSSOS LEITORES SÃO DÍGNOS DE NOTÍCIAS VERDADEIRAS E ACIMA DE TUDO DE PENSAMENTOS QUE SÓ VENHA CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DE NOSSA QUERIDA CIDADE, SUJA SIM, ESBURACADA SIM E CHEIA DAS MAZELAS SOCIAIS QUE TODOS NÓS TÃO BEM CONHECEMOS, MAS NOSSA! 
CONVIDO A TODOS VOCÊS PARA QUE JUNTO CONOSCO TENHAMOS CORAGEM PARA RECONSTRUIR A NOSSA QUERIDA SÃO JOSÉ DE MIPIBU, POIS NÓS TEMOS ESSE PODER NAS MÃOS, BEIJOS A TODOS! ODETE FERREIRA

PADARIA ESCOLA COMUNITÁRIA - ACCCSJM (ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE COMUNICAÇÃO E CULTURA DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU/RN)

A PADARIA ESCOLA COMUNITÁRIA DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU/RN FAZ PARTE DE UM PROJETO  SOCIAL DA ACCC-SJM. 
FORMANDO 24 ALUNOS POR MÊS COM 40H DE AULAS, A PADARIA ESCOLA QUALIFICA 24 PROFISSIONAIS PARA O MERCADO DE TRABALHO POR MÊS. 
O PROJETO ATENDE 15O FAMÍLIAS CADASTRADA ATENDENDO A CRITÉRIOS AVALIADOS POR ASSISTENTE SOCIAL, TAIS COMO SÃO DEFICIENTES FÍSICOS E PESSOAS EM RISCO E VULNERABILIDADE SOCIAL. 
A QUESTÃO AMBIENTAL FOI AVALIADA COM O MÁXIMO CUIDADO, VISTO QUE TODOS OS CADASTRADOS NO PROJETO RECEBERAM UMA SACOLA RETORNÁVEL, O QUE JÁ ESTÁ MAIS DO QUE NA HORA DE TODA CIDADE PÔR EM PRÁTICA ESSA VISÃO.
SACOLAS RETORNÁVEIS PARA OS BENEFICIADOS DO PROJETO

O PÃO PRONTO PARA IR AO FORNO
ALUNOS SE PREPARANDO PARA O MERCADO DE TRABALHO



JOEL AMARAL FALA SOBRE AS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DA CÂMARA MUNICIPAL.


Estava eu na Câmara Municipal na intenção de participar de uma Audiência Pública.
Pensava eu, cidadão mipibuense que pudesse falar, opinar, fazer sugestão e contribuir para o aprimoramento da democracia, mas aqui na terrinha do Barão de Mipibu a coisa é outra coisa.
O Presidente da Câmara Municipal age como se fosse o último imperador da república das bananas.
Seguindo a regra do tal presidente o regime praticado naquela casa é ditatorial, xiita ou teocrata, se isto consiste em verdade ele e aqueles que pensam desta forma estão enganados – “Todo Poder emana do Povo, e em seu nome deve ser exercido. Para minha decepção e mais constrangedor está sendo para a Câmara Municipal que não consegue convencer o povo a frequentar aquela casa legislativa.
Prefiro acreditar que a falta de interesse do povo seja tão somente porque não enxergam a independência política desta casa que é do povo. Quando se perde a credibilidade, a rejeição é inevitável, o átima se faz necessário para uma profunda reflexão em busca de novos caminhos para atingir o objetivo maior que é seguir, orientar e defender a nossa São José do Rio Mipibu e em especial aos excluídos que são tantos.
 Audiências repetidas e sem resultado, só alimentam a desconfiança do nosso povo, já tão cansados de pseudas ações que não se transforma em decisões do interesse popular.
A esperança dedicada ao executivo transformou-se em cinismo, espero que esta casa legislativa não siga o mesmo caminho.
Devemos e queremos acreditar que esta casa possa realmente nos defender enquanto povo, porque votamos em vocês, para que possam votar por nós.
Não agüentamos mais esse festival de requerimentos como se fosse um campeonato de SITUAÇÃO x OPOSIÇÃO.
 Levantem-se das suas confortáveis poltronas e deixem seus carros de vidros escuros e se mostrem para o povo! Andem por nossas ruas para poderem enxergar a calamidade que nós vivemos  e só desta forma serão dignos de nosso voto! Votos nosso de cada dia  do passado e votos do futuro se fizerem por merecer!
 Tenho consciência e sei que VS.EX. não podem fazer , pois não são vocês que executa, mas podem sim usar a “VOZ” para que façam, pois vocês tem a nossa voz!
JOEL AMARAL DRT1563