quarta-feira, 10 de junho de 2015

ATENDIMENTO ESPECIALIZADO EM OFTALMOLOGIA PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA


Nesta quarta-feira (10/06), o Programa Saúde na Escola (PSE), através do Projeto Olhar Brasil, realizará a primeira etapa do atendimento oftalmológico aos alunos da rede pública que foram triados pelo programano final do ano passado e no qual foi detectado a necessidade de passar pelo médico oftalmologista. 
O consultório itinerante do Projeto Olhar Brasil será instalado na Escola Municipal Severino Bezerra, no Centro de São José de Mipibu. Ao todo foram realizadas 2.660 avaliações pela equipe de saúde do PSE e desse total, 300 alunos passarão pela avaliação mais específica com o médico ainda neste mês de Junho. 
Segundo a Coordenadora local do Programa de Saúde na Escola, Cynthia Gomes, todos os alunos que nessa consulta com o médico oftalmologista demonstrar a necessidadedo uso do óculos, serão contemplados com os mesmos. 
“Se na avaliação com o médico ficar constatado que esse aluno precisa de correção na sua visão, ele sairá da sala do médico e irá para uma outra sala ao lado, aonde escolherá a armação de óculos que combina com o seu rosto. E com aproximadamente trinta dias, as lentes estarão confeccionadas e nós faremos a entrega desse óculos a esse aluno. Isso tudo de forma gratuita” ressalta Cynthia. 
O Programa Saúde na Escola é uma política intersetorial entre a Saúde e a Educação e prevê a articulação de diversas ações em saúde dentro do próprio ambiente escolar e também fora dele, que devem ocorrer de forma concomitante à prática estudantil. Essas ações são apresentadas por componentes ou áreas temáticas agrupadas de acordo com suas naturezas (como avaliação das condições de saúde dos estudantes, ações de promoção à saúde e prevenção de doenças e demais agravos). 
Nesse contexto está a saúde ocular, onde profissionais da saúde e educação, através de triagem de acuidade visual (o Teste de Snellen), detectam quais os alunos que necessitam de consultas oftalmológicas.
A Secretaria Municipal de Saúde de São José de Mipibu informa ainda que as triagens oculares continuarão a serem realizadas nas escolas pactuadas no PSE ao longo desse ano.
Assessoria de Comunicação 
Telefones: (84) 8822-0817 / 9449-0222 / 9667-1195 
Prefeitura Municipal de São José de Mipibu