terça-feira, 30 de maio de 2017

TCE ENCERRA SÉRIE DE ENCONTROS REGIONAIS COM EXPECTATIVA DE REUNIR 500 PARTICIPANTES EM PARNAMIRIM.

TCE encerra série de encontros regionais com expectativa de reunir 500 participantes em Parnamirim

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) realizará, nos dias 07 e 08 de junho, a última edição do 3° Encontro Regional de orientação aos gestores públicos municipais. O evento acontecerá no Teatro Municipal de Parnamirim e deverá receber 500 participantes. As inscrições podem ser feitas através do link: http://www.tce.rn.gov.br/EscolaContas/Inscricoes.

A edição irá reunir gestores públicos dos pólos Natal e Parnamirim, num total de 68 municípios da Região Metropolitana de Natal e regiões vizinhas. São oferecidas 3 vagas para cada prefeitura e 3 vagas para cada câmara municipal. O público alvo, além de prefeitos e presidentes de câmaras municipais, são assessores técnicos, principalmente aqueles que atuam na área financeira e controle interno. O tema do encontro será “Início de mandato: orientação aos gestores de prefeituras e câmaras municipais”. 

Durante a 3ª Edição, a Escola de Contas levou orientações aos gestores de todos os 167 municípios do Estado, dividido em quatro polos. Antes dos polos de Natal e Parnamirim, foram realizados encontros em Mossoró, Martins e Caicó, com a presença de 500 gestores, entre prefeitos, vereadores, presidentes de câmaras e assessores.

Iniciado em 2015, em parceria com a Federação dos Municípios do RN (Femurn) e Federação das Câmaras Municipais do RN (Fecam), o projeto de encontros regionais, também chamado de ‘Escola Itinerante’, tem como principal prevenir a ocorrência de desvios e irregularidades, principalmente aqueles ocasionados pela falta de informação adequada. São discutidos temas como planejamento e orçamento municipal, Lei de Acesso à Informação e Portal da Transparência, funcionamento do sistema SIAI, execução da despesa pública, entre outros.

Municípios

A lista de municípios contemplada nesta edição é a seguinte: no polo Parnamirim, Arês, Parnamirim, Baia Formosa, Passagem, Brejinho, Pedra Grande, Caiçara do Norte, Pedro Velho, Canguaretama, Pureza, Ceará Mirim, Rio do Fogo, Espírito Santo, São Bento do Norte, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Galinhos, São José do Mipibu, Goianinha, São Miguel do Gostoso, Jundiá, Senador Georgino Avelino, Lagoa de Pedras, Taipu, Macaíba, Tibau do Sul, Maxaranguape, Touros, Montanhas, Várzea, Monte Alegre, Vera Cruz,Vila Flor e Nísia Floresta; no polo Natal, Barcelona, Pedra Preta, Bento Fernandes, Pedro Avelino, Boa Saúde, Poço Branco, Bom Jesus, Riachuelo, Caiçara do Rio dos Ventos, Rui Barbosa, Ielmo Marinho, Santa Maria, Jandaíra, Santo Antônio, Jardim de Angicos, São José do Campestre, João Câmara, São Paulo do Potengi, Lagoa D’anta, São Pedro, Lagoa de Velhos, Senador Elói de Souza, Lagoa Salgada, Serra Caiada, Lajes, Serra de São Bento, Monte das Gameleiras, Serrinha, Nova Cruz, Sítio Novo, Parazinho, Tangará e Passa e Fica.

PREFEITURA INVESTE NA CONDUÇÃO DE PACIENTES PARA REALIZAÇÃO DE EXAMES NA CAPITAL

A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, anunciou nesta sexta-feira(26), a aquisição de um transporte com capacidade de acomodar 21 pessoas, que vai se destinar à condução de pacientes que realizam exames em Natal, proporcionando conforto e segurança para as pessoas que necessitam do serviço.

O Prefeito Arlindo Dantas destaca que a aquisição da VAN é um avanço, uma vez que a Secretaria de Saúde de São José de Mipibu se sobressai dentre os municípios da região, beneficiando dezenas de pessoas com a melhoria.

” Apesar de convivermos com uma crise que dificulta o gerenciamento do município estamos conseguindo avançar em todos os segmentos na nossa gestão. O cidadão mipibuense deve perceber que a cada semana, desde o início do nosso governo temos um novo benefício para apresentar ao povo. Aqui em São José os benefícios não param de chegar. São benefícios de grande alcance social, tais como a pavimentação em paralelepípedo de mais de cem ruas, ampliação da frota municipal, aquisição de ambulâncias e reforma, ampliação e construção de escolas e unidades de saúde, dentre tantas outras ações.

Essa VAN que em boa hora chega para atender as pessoas que precisam fazer exames em Natal, além de proporcionar mais comodidade e segurança para os pacientes gera economia para os cofres do município com a suspensão do aluguel de pequenos veículos que até então transportavam as pessoas que se utilizam desse serviço”, observou.

DIRETOR DO CAPS FALA SOBRE A “LUTA ANTIMANICOMIAL”

O Centro de Atenção Psicossocial de São José de Mipibu – CAPS, promoveu durante a semana eventos alusivos ao Movimento da Luta Antimanicomial, que se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Além de palestras e apresentações culturais o movimento também foi marcado por passeio de socialização e lazer.

De acordo com o diretor do Centro Psicossocial, Elielson Urbano, um dos objetivos da luta consiste em combater à ideia de que se deve isolar as pessoas com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental.

“Esse movimento antimanicomial tenta remeter o entendimento de que como cidadão essas pessoas têm o direito fundamental a viver em sociedade, além do direito a receber cuidados e tratamentos sem que para isto tenham que abrir mão da cidadania”, destacou.

O movimento que foi marcado com ações sociais e de cidadania dentro e fora da unidade teve como meta esclarecer a sociedade sobre a necessidade de se efetivar a substituição progressiva dos hospitais psiquiátricos tradicionais por serviços abertos de tratamento e formas de atenção dignas e diversificadas de modo a atender às diferentes formas e momentos em que o sofrimento mental surge e se manifesta.

Esta substituição implica na implantação de uma ampla rede de atenção em saúde mental que deve ser aberta e competente para oferecer atendimento aos problemas de saúde mental da população de todas as faixas etárias e apoio às famílias, promovendo autonomia, descronificação e desinstitucionalização.

O Movimento da Luta Antimanicomial teve seu início marcado em 1987, em continuidade a ações de luta política na área da saúde pública no Brasil por parte de profissionais de saúde que contribuíram na própria constituição do SUS. Naquele ano a discussão sobre a possibilidade de uma intervenção social para o problema da saúde mental, especificamente, dos absurdos que aconteciam nos manicômios ganhou relevância, permitindo o surgimento específico deste movimento. Desde então a participação paritária de usuários de serviços e seus familiares se tornou característica deste movimento. Em 1987 estabeleceu-se o lema do movimento: “Por uma sociedade sem manicômios”, e o 18 de maio foi definido como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, data comemorada desde então em todo o país.

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA IRÁ PROMOVER A "I FEIRA CULTURAL DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU".

A prefeitura Municipal de São José de Mipibu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura promove nos dias 03 e 04 de junho a I Feira Cultural. A mostra que vai acontecer no Espaço de Eventos Desembargador Celso Sales vai enfocar os aspectos que formam a cultura do povo mipibuense nos segmentos voltados para a arte, gastronomia, agricultura e música, além de apresentações teatrais, musicais, e da cultura popular.