quarta-feira, 20 de outubro de 2010

LIBERDADE DE IMPRENSA - V I V A !

Os arautos do apocalipse da velha mídia tupiniquim vão enfiar as pernas entre o rabo. O Brasil subiu 13 postos em ranking mundial de liberdade de imprensa. É o que informa Mário Camera, de Paris para a BBC Brasil.
De acordo com relatório da ONG Repórteres Sem Fronteiras, o país foi o único a evoluir no ranking do que se convencionou chamar o grupo dos Bric (Brasil, Rússia, Índia e China).
Confiram trechos:
O Brasil subiu 13 posições e ocupa o 58º lugar no ranking mundial de liberdade de imprensa, divulgado nesta quarta-feira pela ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF).
Segundo um comunicado da organização, a melhora na lista ocorreu graças a uma “evolução favorável na legislação” do país.
“Um passo positivo foi dado às vésperas das eleições, com a revogação da lei que proibia caricaturar políticos”, explicou em entrevista à BBC Brasil Benoît Hervieu, responsável pelas Américas da RSF.
A ausência de violência grave contra a imprensa e uma maior sensibilização do poder público em relação ao acesso à informação também motivaram o salto do país. “Por último, o Brasil tem uma das comunidades mais ativas na internet”, diz o comunicado.
No topo do ranking de liberdade de imprensa estão, empatados em primeiro lugar, Finlândia, Islândia, Holanda, Noruega, Suécia e Suíça. Na outra ponta da lista, estão Turcomenistão (176º), Coréia do Norte (177º) e Eritreia (178º).
O relatório também destacou, em um capítulo intitulado “Crescimento econômico não quer dizer liberdade de imprensa”, que o Brasil foi o único a evoluir no ranking entre o grupo dos Bric (Brasil, Rússia, Índia e China); Índia é 122ª na lista, Rússia 140ª e a China 171ª.
Para continuar lendo, clique aqui.

PT PEDE INVESTIGAÇÃO DE EMAIL FALSO ATRIBUÍDO AO PARTIDO.

Ricardo Galhardo, iG São Paulo

O PT de São Paulo instruiu seus advogados a registrar um boletim de ocorrência para investigar a autoria de um e-mail que tem circulado nos últimos dias falsamente atribuído ao partido. O e-mail com o título “A Igreja é contra o PT. Vamos combatê-la!” tem como origem o blog PT 20 Anos no Poder que, apesar de exibir a estrela vermelha do partido, não é de autoria do PT.
A direção do diretório paulista desconfia tratar-se de contra-informação disseminada por apoiadores da candidatura do tucano José Serra. O texto, considerado radical, acirra a disputa entre setores católicos conservadores e Dilma Rousseff (PT), que a coordenação da campanha quer sepultar, além de trazer informações falsas como o suposto processo do PT contra a diocese de Guarulhos.
“Este caminho já foi traçado pelo companheiro Hugo Chávez na Venezuela: depois de sofrer uma campanha sórdida como a que estamos sofrendo agora, decretou a laicidade do Estado, e agora é o governo venezuelano que controla sua própria Igreja. O PT já está processando a Diocese de Guarulhos (SP) por conta da tentativa de interferir no processo eleitoral, mandando imprimir panfletos que denigrem nosso partido e nossa candidata”, diz o e-mail.
Além disso, o texto tem erros grosseiros como ao defender mais espaço para o teólogo Leonardo Boff na hierarquia da Igreja. Ex-frei franciscano, Boff se desligou da Igreja em 1992 depois de ameaças de excomunhão do então cardeal Joseph Ratzinger, prefeito da Congregação para Doutrina e Fé do Vaticano, que em 2005 seria eleito papa com o nome Bento XVI.

ARTISTAS E INTELECTUAIS QUE APOIAM DILMA






E O POVO QUE VIU NO PRESIDENTE LULA UM CAMINHO PARA SAIR DA MISÉRIA...

RAPIDINHAS...

* VISITANDO ESTA SEMANA ALGUNS AMIGOS NA CIDADE DE NÍZIA FLORESTA DESCOBRI QUE TEM UMA PRÉ-CANDIDATA A CÂMARA MUNICIPAL DAQUELA CIDADE QUERENDO TER NOME NOS VOTOS DE UM CANDIDATO RECÉM ELEITO DEPUTADO ESTADUAL. QUE COISA FEIA! DE ACORDO COM AS CONVERSAS ALÍ EM NÍZIA FLORESTA O POVO NEM SABE QUEM É ESSA "MULHER".

* FRASES DE FILIPE MAIA: EU NÃO SOU DOIDO DE ENTREGAR O PAÍS NAS MÃOS DE UMA MULHER QUE NUNCA FOI NADA". PEGOU PESADO, QUERIDO, VAI TER QUE ENGOLIR A VITÓRIA DE DILMA MESMO ASSIM. PELO MENOS EM TODAS AS PESQUISAS ELA ESTÁ NA FRENTE.

O PIOR ANALFABETO É O ANALFABETO POLÍTICO.

É de Bertolt Brecht (1889-1956): “O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala não participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo.”

Bertolt Brecht tinha razão apenas em parte.

O pior analfabeto, nos nossos dias, é aquele que pensa que sabe tudo de política. É o analfabeto político midiático.

É o “superdesinformado” que se empanturra de “desinformações” da grande mídia subserviente às elites dominantes dos países; elites sempre refratárias às mudanças que venham a melhorar a vidas das pessoas pobres e comuns.

Estes “superdesinformados” são fabricados – sem que se deem conta – pelas “Vejas”, “Folhas” Estadões e pelas “Globos” da vida.

Pessoas muitas vezes bem intencionadas e até mesmo cultas se tornam “superdesinformadas” e, não raro, até arrogantes, pairando ingenuamente acima da verdade, tamanha a manipulação a que são submetidas.

Este tipo de analfabeto político - o midiático - Brecht não conheceu.

Este analfabeto político midiático está hoje com a cabeça manipulada e cheia de informações caluniosas e difamatórias contra Dilma Rousseff.

Nem nos dias que antecederam o suicídio de Getúlio Vargas verificou-se manipulação igual.

A baixaria sórdida, a difamação torpe e o festival de calúnias repugnantes que ora presenciamos, poderão levar o Brasil a cair novamente em mãos de pessoas que são mestres na arte de privatizar o patrimônio público, de desrespeitar os direitos das pessoas, de negar a elas o direito de ter um País mais soberano, mais justo e mais fraterno.

Os analfabetos politicos midiático de hoje, poderão levar o nosso Brasil a um suicídio histórico. Ou a um retrocesso inexplicável e profundamente lamentável.

# Célvio Brasil Girão* - Escrito julho de 2009 e atualizado em 17/10/2010

DIRETO DO DN.

TV Ponta Negra se livra dos apresentadores-candidatos
Nem recorrendo à Santa Clara o deputado Luiz Almir (PSDB) conseguiu assegurar o seu retorno ao programa 60 minutos, que apresentava na TV Ponta Negra. A presidente do Conselho Administrativo da emissora, Miriam de Sousa, mãe da prefeita Micarla de Sousa (PV), confirmou que nem ele, nem o deputado Gilson Moura (PV) e nem o vereador Paulo Wagner (PV) - este último eleito deputado federal, portanto, para trabalhar em Brasília, deverão voltar aos programas que apresentavam. Pelo menos não em 2010, segundo relatou.
Miriam de Sousa explicou que a saída temporária dos que disputaram a eleição é natural em face dos desligamentos para disputar as eleições, que o quadro da emissora está estável e que o conselho administrativo irá decidir depois, conjuntamente, como vai conduzir o assunto. O deputado Luiz Almir anda reclamando aos quatro cantos e chegou a ironizar dizendo que ia passar a cobrar pelos serestões, já que estaria "desempregado" agora que teve a confirmação de que não voltaria para a TV. Pelo visto "onde você estiver não se esqueça de mim", não deu muito certo para o seresteiro-deputado.