quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

PESQUISA DO IPEA MOSTRA QUE INVESTIMENTO PÚBLICO AUMENTA EM ANO ELEITORAL

Pesquisa divulgada hoje (29) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com base em dados de 1995 a 2011 demonstra que os investimentos do governo federal, dos estados e dos municípios são influenciados pelo calendário eleitoral. Em ano de pleito há aumento de gastos públicos e no ano seguinte há contenção das despesas.
“Os anos subsequentes às eleições presidenciais e dos governadores estaduais normalmente coincidem com quedas muito fortes da taxa de investimento público, relacionadas a programas de ajustes fiscais, que posteriormente são revertidas no decorrer do ciclo eleitoral”, descreve o comunicado do instituto.
No caso dos municípios, além da eleição estadual e federal, ainda há a influência das eleições para prefeitos e vereadores, o que acarreta em um ciclo bienal de expansão e contingenciamento de gastos. “A taxa de investimento do governo municipal, por sua vez, apresenta um comportamento muito mais irregular e uma influência mais marcada do ciclo bienal”, aponta o Ipea ao salientar que “os anos não eleitorais (ímpares) são caracterizados por quedas (ou estabilidade) da taxa de investimento dos municípios, enquanto os anos eleitorais (pares) ocorrem elevações da taxa de investimento”.

FÁTIMA ADMITE CANDIDATURA AO SENADO

Em sua entrevista a 94 FM, Fátima Bezerra falou sobre a possibilidade de se candidatar ao Senado em 2014. Ela disse que preferia não se pronunciar e esperar o teste das urnas de 2012. “Eu vou participar intensamente das eleições em Natal, Grande Natal e no Rio Grande do Norte. O PT quer eleger o maior número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O primeiro desafio com os partidos aliados será reconquistar Natal”, disse. (Fonte: Robson Pires/Alex Viana)

A FOTO DO ANO

A imagem do casal Scott Jones e Alexandra Thomas se beijando na rua em meio a um tumulto policial no Canadá após um jogo de hóquei no gelo foi eleita a “foto do ano” pela revista americana “Esquire” .
Jones que é australiano e estava vivendo no Canadá, país da namorada, na época em que a imagem foi feita. Atualmente os dois vivem na Austrália onde Scott segue tentando emplacar uma carreira de comediante de stand-up e Alexandra trabalha no serviço de água. A foto é de Rich Lam