sábado, 15 de janeiro de 2011

MAIS UMA EXPLOSÃO EM CAIXAS ELETRÔNICOS NO RN.

Desta vez o alvo foi o município de Vera Cruz, a 50 quilômetros da capital. Mais uma vez, um caixa do banco Bradesco foi explodido e o dinheiro, levado. 
A ação aconteceu por volta das 3h30 da madrugada de ontem e - com um efetivo de apenas dois homens de plantão na cidade - a Polícia Militar não teve condições nem de perseguir os assaltantes.

Os quase 11 mil habitantes da pacata Vera Cruz tiveram uma noite agitada. Informações da vizinhança relatam que oito homens em dois carros (um modelo Siena Preto e outro Kadete) e em uma motocicleta, chegaram a rua Mosenhor Paiva, a principal a da cidade, às 3h da madrugada.

Segundo relatos de moradores,  o bando estava fortemente armado e com colete à prova de balas. Depois da explosão, a quadrilha ainda teve paciência para botar o carro na porta da agência para não deixar cair nenhuma nota do dinheiro. Não se sabe ao certo quanto foi levado pelos bandidos.

Os dois policiais militares que estavam de plantão na cidade foram ao local, mas não tinham condições de seguir o bando. 

“Eram cerca de dez e nós eramos dois. Assim, fica difícil. Mas logo pedimos reforço e fomos atrás deles”, disse o soldado Ivanilson dos Santos, policial da cidade lotado no 11º Batalhão em Macaíba.



Segundo ele, ao todo o município conta com 10 PMs, em escala de dois por dia. Enquanto a Polícia Civil, ele fala: “Nunca apareceu por aqui. Mandaram tudo para Monte Alegre, que é a responsável”. 

Há menos de um ano – no dia 24 de março de 2010 -, bandidos assaltaram a agência dos Correios em Vera Cruz.  Aquela foi a segunda vez que os correios da cidade havia sido vítima de assaltantes. Emabril de 2009, o alvo foi a delegacia do município. Quatro homens renderam um agente e um PM e roubaram as armas.
foto e informação: tribuna do norte.



O ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou ontem que o salário mínimo que vai valer em 2011 será corrigido de R$ 540 para R$ 545, por meio de uma nova Medida Provisória, que também vai formalizar a atual política de reajuste do piso do País até 2015. O novo valor do mínimo para este ano terá vigência a partir de 1º de fevereiro.

DILMA QUER O APOIO DOS GOVERNADORES PARA A DEFESA DO PAÍS.

Dilma Rousseff convidará os governadores para uma reunião em Brasília. Ocorrerá até o mês de março.
Segundo o ministro José Eduardo Cardoso (Justiça), a presidente deseja celebrar com os executivos estaduais um pacto na área de segurança.
Chama-o de “pacto nacional contra o crime organizado”. Cardozo vai preparar o encontro de Dilma com os governadores.
Técnicos de sua pasta farão um diagnóstico de cada Estado. Depois, o ministro chamará a Brasília os secretários estaduais de segurança.
Essas informações foram repassadas pelo ministro aos repórteres Leonel Rocha e Marcelo Rocha, que o entrevistaram.
O resultado da conversa foi às páginas da última edição da revistaÉpoca. Vão abaixo algumas das declarações de Cardozo:


- O pacto: Esse pacto terá de ser construído com um minucioso trabalho técnico. Não queremos que seja um evento midiático e terá de estar alicerçado em bases jurídicas. As equipes técnicas vão se reunir para fazer um diagnóstico da situação específica em cada Estado, verificar quais as possibilidades orçamentárias e conjugar esforços. Também faremos uma reunião com os secretários de Segurança que servirá de preparação para o encontro dos governadores com a presidenta Dilma, que ocorrerá em fevereiro ou março.

- Os entraves: Sempre existem dificuldades na estrutura federativa brasileira, sejam de natureza jurídica, operacional ou política. Nem sempre os entes da Federação dialogam a partir de programas de governo. Essa é uma questão a ser superada. Temos de procurar nossas convergências, porque esse acordo político é essencial para combater o crime organizado, enfrentar o problema das drogas e tentar reduzir a violência.

- Os alvos: O crime organizado e o tráfico de drogas são os principais problemas. [...] É necessário atacar as organizações criminosas, controlar melhor as fronteiras, fortalecer a investigação policial e o setor de inteligência, asfixiar o poderio financeiro das organizações e punir rigorosamente. Do lado do consumo de drogas, temos de atuar preventivamente do ponto de vista da saúde pública e dar atenção especial ao dependente.

- O crack: [...] Merece atenção especial porque se transformou em um problema gravíssimo. Precisamos combater a produção e a distribuição com políticas adequadas de repressão, prevenção, orientação social e tratamento dos dependentes.

- O modelo do Complexo do Alemão: Não existe operação de combate ao crime organizado que possa ser feita com mágica. O que existe são ações competentes que devem ser construídas, planejadas e executadas de forma integrada. O caso do Alemão tem uma dimensão emblemática, ficou conhecido nacionalmente e mostra que aquela operação foi feita com acerto e muita competência pelas autoridades do Estado. E vamos reproduzi-la em todo o país, com adaptações.

- As fronteiras: A vigilância das fronteiras é fundamental para o combate ao crime organizado. E não haverá plano eficiente de combate aos crimes na fronteira sem colaboração com os vizinhos. O Ministério da Justiça já vinha estabelecendo protocolos de intenções com países vizinhos. Vamos voltar a discutir o assunto em uma viagem que farei à Bolívia. Há países que não têm as nossas condições técnicas e estruturais. Nesses casos, temos de saber o que eles podem fornecer e o que poderemos fornecer. Se há países com óbices legais, é importante discutir as ações desses governos para que suas leis sejam aperfeiçoadas. Se há países com dificuldades estruturais ou operacionais, vamos verificar como poderão ser superadas.

- O crime de colarinho branco: A estrutura do crime organizado é proporcional ao nível de corrupção no Estado, o que exige combater esse crime com muito vigor. Ao longo do governo Lula, a Polícia Federal atuou de forma republicana e livre de orientações políticas. Cada vez mais teremos uma polícia de Estado, e não de um governo. [...] O governo garantiu independência do Ministério Público com nomeações de procuradores-gerais sem comprometimento com o acobertamento de situações. Essas ações terão continuidade.

- A ética sob Dilma: A presidenta Dilma Rousseff tem uma diretriz muito segura em relação à formação de sua equipe de governo. Ela nos orientou dizendo que as nomeações para cargos de confiança deveriam respeitar os critérios da Lei Ficha Limpa e que não permitiria indicações que transgredissem os critérios dessa lei. Ela me disse textualmente: se uma pessoa não tem condições de disputar eleição, não pode ocupar cargo público. Esse é o critério que a presidenta estabeleceu para todos os ministros e os cargos de confiança. Foi uma promessa eleitoral que ela cumprirá [...].
 ctrl blog do josias


DISPUTA PELA SECRETARIA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA.

A disputa pelo cargo de primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte envolve uma situação de duplo argumento. O deputado Gustavo Carvalho, que integra a bancada de oposição, argumenta que já é tradição na casa os governistas indicarem o presidente e a oposição a primeira secretaria.
Já os deputados do PMDB apostam que, pelo fato de o partido ter a maior bancada, é natural indicar o primeiro secretário. Na ala peemedebista estão na disputa direta os deputados Hermano Morais, Gustavo Fernandes e Poti Júnior.Os parlamentares evitam falar em "disputa interna". Para Gustavo Fernandes, é preciso escolher o nome que mais agregue e seja consenso entre os peemedebistas. "É natural o partido ficar com a primeira secretaria, afinal temos a maior bancada com seis deputados", destacou Gustavo Fernandes.
Ele defende o entendimento interno e destaca que o partido não deverá ir para disputa interna. "Acho natural e justo que nós tenhamos essa vaga", completou. Ele confirmou que "o nome está à disposição do partido". No entanto, outros peemedebistas também almejam o posto, como Hermano Morais e Poti Júnior, o que provavelmente não terão muito êxito, esse último foi o que primeiro se lançou na disputa, no entanto, a dificuldade na articulação não o coloca como favorito para disputa.

Além dos peemedebistas, o PSB também deseja a mesma Secretaria. O deputado estadual Gustavo Carvalho (PSB) disse que está se surpreendendo com as várias manifestações de apoio ao pleito para ser primeiro secretário. "Estou articulando e tenho recebido muitos apoios e incentivos. Essa é uma eleição com um colégio eleitoral pequeno, são apenas 24, então estamos trabalhando e conversando muito", destacou o parlamentar do PSB, reeleito para o segundo mandato.

Outro que deseja ocupar o posto é o deputado estadual Raimundo Fernandes (PMN), liderado do vice-governador Robinson Faria (PMN). A disputa pela Primeira Secretaria da Assembleia Legislativa se torna a vidraça do momento porque a presidência já está praticamente decidida. Depois da desistência do deputado Antônio Jácome (PMN), Ricardo Motta (PMN) se tornou o candidato único a comandar o Legislativo.