terça-feira, 19 de maio de 2015

LEGISLATIVO REINSTALA FRENTE PARLAMENTAR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

A luta pelo direito das crianças e adolescentes foi debatido nesta segunda-feira (18) no relançamento da Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente criada pela Assembleia Legislativa. A data lembra ainda o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A deputada estadual Márcia Maia (PSB), proponente da reunião destacou que o Rio Grande do Norte precisa investir em políticas públicas quanto à questão da violência, exploração sexual e ainda a luta para que crianças e adolescentes possam ter o direito a uma melhor qualidade de vida.

“Através de políticas públicas vamos conseguir lutar contra os números ameaçadores que apontam o Brasil entre os piores países do mundo para se criar filhos e constatam um dos piores países para ser criança”, argumenta Márcia Maia.

De acordo com a instituição Save the Children que publicou seu 16º relatório State of the World's Mothers no início do mês de maio, o relatório coloca o Brasil em 77º posição, em posição inferior aos países latino-americanos como Argentina (36º), Cuba (40º), Chile (48º), Uruguai (56º), Equador (61º), Venezuela (74º) e Colômbia (75º).

A reinstalação da Frente Parlamentar Estadual da Criança e do Adolescente é o alerta do Legislativo Potiguar contra as enfermidades que estão desafiando os direitos das crianças e adolescentes.

Participante da reinstalação, a Presidente do Fórum Estadual de Erradicação Infantil, Marinalva Dantas, falou que apesar do Fórum ter bons números que colocam o Rio Grande do Norte como o melhor estado do país a combater o trabalho infantil, ainda há muito que ser feito. “No RN temos cerca de 40 mil crianças, de até 17 anos, nas piores formas de trabalho infantil. Precisamos diminuir esse número que ainda é assustador”, afirma Marinalva.

Para a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio Grande do Norte, Tomázia Araújo, o trabalho dos parlamentares é fundamental para garantir os direitos da criança e do adolescente. “A retomada da frente pela Casa Legislativa é muito importante por já ser uma parceira e uma aliada nossa. Esperamos avançar nas questões como o funcionamento da própria rede e o combate à exploração do trabalho infantil”, conclui Tomázia.

A deputada Cristiane Dantas (PCdoB) também participou da reunião representando os demais parlamentares da Casa. No documento de reinstalação todos se comprometem com os preceitos básicos da defesa dos direitos e se erguem numa luta constante contra a violação da liberdade, da individualidade e da infância de nossos jovens.

A violência no Rio Grande do Norte contra crianças e adolescentes representam altos índices. No ano passado foram registrados 404 casos de violência contra menores de 12 anos, destes, 398 foram registrados como violência sexual (incluindo abusos, estupros e exploração). Quando se soma os crimes ocorridos com crianças e adolescentes esse número sobe para 459.

Uma das informações que mais chama atenção é que desses 459, quase 200 foram cometidos por pessoas que fazem parte da família da vítima. Os padrastos aparecem na liderança, responsáveis por 17% dos crimes (71 casos), seguidos pelos pais, com 15% (62 casos). Os tios representam 7% (28 casos) e os avôs 3% (10 casos). 

Assembleia Legislativa do RN
Praça 7 de Setembro, S/N, Cidade Alta | Natal - RN
Natal, RN 59025300
Brazil

PREFEITURA PROMOVE ABERTURA DA SEMANA ALUSIVA AO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Foi realizada na segunda feira (18), no Salão auditório do Fórum Municipal de São José de Mipibu, a Audiência Pública que deu início a semana do "Faça Bonito", uma programação em alusão ao dia18 de maio: Dia do Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente.
Na audiência estiveram presentes a representante do Ministério Público Estadual, Dra. Heliana Lucena Germano;o presidente do conselho municipal da criança e do adolescente, Albiraci Marinheiro; representando o prefeito Arlindo Dantas o assessor de comunicação social, Daltro Emerenciano​ ; o delegado da Polícia Civil Marcos Geriz de Oliveira, Josilene Florêncio e Renilson Alves,representando o Conselho Tutelar do município, e a secretária da pasta idealizadora do evento, Shillen Lima.
O evento contou na sua abertura com a belíssima apresentação do grupo Novo Alvorecer, da Assembléia de Deus do Bairro Novo, que encantou a todos os presentes, O Instituto Pio XII também prestigiou o evento, sendo representado por um grupo de estudantes.
Esse foi o primeiro de vários eventos que serão realizados pela Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, durante esta semana, para a conscientização da população sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes no nosso município.

                                                            Assessoria de Comunicação 
Telefones: (84) 8822-0817 / 9449-0222 / 9667-1195 
Prefeitura Municipal de São José de Mipibu


TRT/RN CONDENA DETRAN POR USAR ESTAGIÁRIO NA FUNÇÃO DE SERVIDOR

Decisão da juíza do trabalho Fátima Christiane Gomes de Oliveira, da 9ª Vara do Trabalho de Natal, condenou o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) pelo uso de estagiários para suprir a carência de pessoal dos quadros da autarquia.
Baseada no entendimento de que o exercício de funções de servidores concursados por estagiários “impede que sejam abertas vagas, privando o acesso aos cargos existentes”, a juíza condenou o DETRAN a pagar R$ 360 mil por danos morais coletivos.

A indenização deve ser revertida em prol de instituições sem fins lucrativos relacionadas com a profissionalização de jovens e adultos e a erradicação do trabalho infantil, indicadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-RN), que ajuizou ação na Justiça do Trabalho contra a prática do DETRAN.
Segundo o MPT, os estagiários eram submetidos à realização de atividades burocráticas e repetitivas, sem relação com as respectivas formações profissionais ou a supervisão de um profissional do DETRAN responsável pelo acompanhamento do estagiário.
Estagiários de cursos como Administração e Marketing, por exemplo, exerciam atividades que iam desde elaborar requisição de materiais de expediente para setores até fazer chamadas dos candidatos ao teste de direção.

Além disso, alguns estagiários que atuavam no setor de vistoria de veículos, exerciam suas atividades em condições de risco à saúde e à segurança o que fere as exigências da Lei de Estágio (Lei nº 11.788/2008).
A juíza Fátima Christiane Gomes também manteve a decisão liminar que obrigava o DETRAN a cessar as irregularidades, sob pena de multa diária de R$ 5 mil pelo descumprimento.

Informações: Seção de Comunicação Social - TRT 21ª Região/ Fones: 4006-3081/ 3286/3280

O PREFEITO ARLINDO DANTAS REALIZA MAIS UM EVENTO PARA AS MÃES MIPIBUENSES

O prefeito Arlindo Dantas, juntamente com o vice-governador Fábio Dantas a deputada estadual Cristiane Dantas, vereadores e secretários municipais, promoveu no final da tarde deste domingo(17), mais uma festa para homenagear as mães mipibuenses.
A festa aconteceu na avenida 26 Julho, reunindo milhares de mães que, além de participarem do sorteio de aproximadamente mil brindes, foram presenteadas com o show artístico da cantora Cristiane Velassy.
A deputada Cristiane Dantas e o vice-governador Fábio Dantas conduziram os sorteios.
Na multidão mães demostravam felicidade pela lembrança do seu dia.
Os sorteios contemplavam as mães mipibuenses com aparelhos eletroeletrônicos e de utilidade doméstica.
Mães de todas as comunidades do município participaram do evento. Durante a festa o prefeito Arlindo Dantas fez registro ao lado de crianças que representaram suas mães.
No final do evento, Arlindo Dantas além de agradecer a presença das mães lembrou que diariamente acompanha as ações que se desenvolvem no município, com o propósito de oferecer uma vida melhor para todos: “Quero agradecer a cada uma das mães que deixaram suas comunidades, suas casas, para prestigiar esse encontro festivo alusivo ao Dia das Mães. Todos os dias, logo cedo, deixo a minha casa para percorrer nossas comunidades, acompanhando os trabalhos que estão sendo feitos para melhorar cada vez mais as nossas escolas, os nossos serviços na área da saúde e assistência social. Tudo isso para tornar São José de Mipibu um lugar melhor para todos, na certeza de que esse é o melhor presente que o nosso governo possa oferecer no dia a dia do nosso povo, concluiu Arlindo.
Assessoria de Comunicação 
Telefones: (84) 8822-0817 / 9449-0222 / 9667-1195 
Prefeitura Municipal de São José de Mipibu

NATAL - TJ MANTÉM MEIA PASSAGEM EM DINHEIRO PARA ESTUDANTES

imagem: google
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte manteve a determinação de primeira instância que permite ao estudantes natalenses o pagamento de meia passagem em dinheiro no sistema público de transporte. A decisão agora foi do desembargador Amaury Moura Sobrinho. O magistrado entendeu que o dinheiro já circula dentro dos ônibus com o pagamento da passagem integral, e, por isto, os argumentos utilizados pelo município de que tal prática causaria um descontrole fiscal na cobrança do ISS foi rejeitado.

Há mais de um mês a Justiça determinou que o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Natal (Seturn) receba a meia passagem estudantil dentro dos ônibus por meio da moeda nacional corrente, mediante apenas a apresentação de identidade estudantil expedida por entidades previstas em lei. Assim, estaria também dispensada a necessidade da compra do cartão eletrônico de passagens. 
A Prefeitura de Natal tentou reverter a decisão sob o principal argumento de que o fato poderia causar perda de receita para o município, diante da falta de controle que poderia existir no valor do ISS a ser pago pelas empresas permissionárias de servios de transportes públicos, já que não seria possível contabilizar quantos estudantes estariam se beneficiando da meia passagem.

"A venda de passagens de transportes públicos nos ônibus municipais com moeda corrente já é uma realidade para aqueles que pagam a passagem integral, caberá ao Município aperfeiçoar e estender sua forma de controle do imposto também em relação às possíveis vendas de meias passagens, não sendo crível que se pretenda sustentar o requisito do dano irreparável, mediante mera presunção de redução de receita municipal, ocasionada por suposta e futura sonegação tributária por parte das empresas permissionárias de serviços de transportes públicos", disse o desembargador na sua decisão. 

Informações: Imprensa Urne