terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

BENEFICIÁRIO TEM ATÉ O DIA 28 DE FEVEREIRO PARA REALIZAR A COMPROVAÇÃO DE VIDA.

Dos mais de 34 milhões de beneficiários do INSS, quase 30 milhões já realizaram a comprovação de vida. Até janeiro de 2018, 4,7 milhões de beneficiários ainda não compareceram aos bancos pagadores de seu benefício para realizar o procedimento. No Rio Grande do Norte 77.614 beneficiários ainda não realizaram a comprovação de vida.

O prazo para o comparecimento das pessoas que ainda não fizeram a comprovação de vida em 2017 terminaria em 31 de dezembro de 2017, contudo, devido ao grande número de beneficiários que ainda não realizaram procedimento, o prazo foi estendido até 28 de fevereiro de 2018.

Não é necessário ir a uma Agência da Previdência Social. O procedimento é realizado diretamente no banco em que o beneficiário recebe o benefício mediante a apresentação de um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros).

Algumas instituições financeiras que possuem sistemas de biometria estão utilizando essa tecnologia para realizar a comprovação de vida nos terminais de autoatendimento.

O procedimento é obrigatório para todos os beneficiários do INSS que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético.

Quem não fizer a comprovação de vida no tempo previsto poderá ter seu pagamento interrompido.

Os beneficiários que não puderem ir até às agências bancárias por motivos de doença ou dificuldades de locomoção podem realizar a comprovação de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.

Os bancos estão comunicando os beneficiários sobre a comprovação de vida por meio de mensagens informativas, disponibilizadas nos seus caixas eletrônicos e sites na internet.


TIRANDO DÚVIDAS

O que significa a comprovação de vida/renovação de senha? Ela oferece vantagens? Quais e por que?

É um procedimento obrigatório e tem por objetivo dar mais segurança ao cidadão e ao Estado brasileiro, evitando pagamentos indevidos de benefícios e fraudes.

Como funciona a comprovação de vida/renovação de senha?

O segurado deve ir à agência do seu banco pagador, onde habitualmente recebe seu benefício, e realizar a comprovação de vida. Não há necessidade de ir até uma Agência da Previdência Social.

Quais documentos são necessários para a realização da comprovação de vida/renovação de senha?

Documento de identificação com foto e de fé pública (ex: Carteira de identidade, Carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, entre outros).

A comprovação de vida/renovação de senha também pode ser feita por procuração?

Sim, desde que o Procurador tenha sido previamente cadastrado junto ao INSS.

Se o aposentado não puder ir até a Agência da Previdência Social para cadastrar um procurador por motivo de doença ou por problemas de locomoção, como a comprovação de vida/renovação de senha será feita?

Em caso de impossibilidade de locomoção do beneficiário, o procedimento poderá ser realizado por procurador devidamente cadastrado no INSS ou representante legal. Nesse caso, o procurador deverá comparecer a uma Agência da Previdência Social, munido de Procuração e apresentar o atestado médico que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário ou doença contagiosa, além dos documentos de identificação do procurador e do beneficiário.

O que é necessário para se cadastrar como Procurador no INSS?

Para se cadastrar junto ao INSS, o procurador deverá comparecer a uma Agência da Previdência Social e apresentar procuração devidamente assinada, conforme modelo disponível na página do INSS, ou registrada em Cartório (se o beneficiário for não alfabetizado) e o atestado médico (emitido nos últimos 30 dias) que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário ou doença contagiosa ou atestado de vida emitido por autoridade consular (no caso de ausência por motivo de viagem/residência no exterior), além dos documentos de identificação do beneficiário e do procurador.

As datas previstas para a comprovação de vida/renovação de senha são as mesmas para todo mundo? Os aposentados são avisados? Como isso funciona?

O prazo para o comparecimento das pessoas que ainda não realizaram a comprovação de vida em 2017 terminará em 28 de fevereiro de 2018. Os bancos são os responsáveis pela convocação dos segurados.

O que acontece caso o procedimento não seja feito?

O pagamento poderá ser interrompido até que o segurado faça a comprovação de vida no banco.

Caso perca o prazo, o que o segurado deve fazer para regularizar a situação e voltar a receber o benefício novamente?

A comprovação de vida deve ser feita pelos segurados que recebem o pagamento do benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Para regularizar a situação, basta ir à agência bancária pagadora e realizar a comprovação de vida/renovação de senha.

PARA ENTREVISTA
LÍGIA MORENO DE MOURA
Coordenadora do Programa de Educação Previdenciária (PEP)
Contato: 3216-5020 / 3216-5171
INFORMAÇÕES:
José Alves de Souza
Técnico do Seguro Social - Matr. 0923620
18.001.6 - Seção de Comunicação Social 
Gerência Executiva do INSS Natal - RN
Rua Apodi, 2150, Tirol
Tel.: (84) 3216-5171

Instituto Nacional do Seguro Social

CRISTIANE DANTAS SOLICITA BENEFÍCIOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO PARA NATAL.

Dando continuidade às ações parlamentares em 2018, a deputada Cristiane Dantas (PCdoB) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa solicitando ao Governo do Estado a construção de uma cobertura para a quadra de esportes da Escola Estadual Castro Alves, no bairro de Nova Descoberta, Zona Sul de Natal.

“Essa obra é indispensável, pois além do desenvolvimento social, proporcionará aos alunos mais conforto e melhores condições para o desempenho das práticas esportivas, já que os mesmos ficarão protegidos do sol e da chuva”, argumenta Cristiane em sua justificativa.

De acordo com o documento apresentado pela parlamentar, o esporte se configura como uma ferramenta relevante na formação psicossocial dos indivíduos, capaz de transformar realidades e proporcionar a inclusão social de crianças e jovens. O pleito da parlamentar é direcionado à Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seec).

ELEITORES TÊM ATÉ 09 DE MAIO DE 2018 PARA FAZER INSCRIÇÕES, TRANSFERÊNCIAS E REGULARIZAR TÍTULOS.

O cidadão que irá completar 18 anos até o dia 07 de outubro (quando acontece o 1º turno das Eleições/2018) tem até o dia 09 de maio para requerer o alistamento eleitoral. Após essa data, o Cadastro Nacional de Eleitores é fechado para que os dados nele inseridos sejam utilizados nas cargas das urnas e impressões dos cadernos de votação.

O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 17 anos. No entanto, o cidadão que tem 18 anos completos é obrigado a votar.

Para se alistar, o cidadão deve procurar o cartório eleitoral ou centrais de atendimento ao eleitor de sua cidade, portando um documento oficial de identidade e comprovante de residência (veja abaixo quais são os documentos permitidos). Os homens maiores de 18 anos e que irão requerer a primeira via do título também devem apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar.

Veja documentos necessários:

Documento oficial de identidade (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, dentre outros definidos em lei);

Comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, boleto de IPTU, contrato de aluguel, dentre outros definidos pelo Juiz Eleitoral). Os comprovantes devem estar em nome do requerente, de seu cônjuge ou companheiro (a) ou de parente seu em linha reta consanguínea, até o 2º grau (pais, filhos, avós, netos), ou por afinidade, limitando-se, neste último caso, aos ascendentes do cônjuge ou companheiro (sogro e sogra);

Comprovante de quitação com o serviço militar (apenas para homens com mais de 18 anos que irão requerer a primeira via do título).

Atenção: A CNH e o Passaporte não são aceitos como documento de identificação para o alistamento, ou seja, para emissão do primeiro Título de Eleitor.

CONFIRA A CAMPANHA DO TSE SOBRE O APLICATIVO E-TÍTULO.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou nesta quinta-feira (15) uma campanha para explicar como funciona o aplicativo e-Título. O vídeo, de um minuto, será veiculado nas principais emissoras de rádio e TV do país e também nas redes sociais do TSE – Facebook, Twitter e YouTube –, até a véspera das Eleições Gerais de 2018.

Além das informações disponíveis na versão impressa do título eleitoral, o aplicativo para smartphones e tablets também informa o endereço do local de votação georreferenciado e dá informações sobre a situação do eleitor. Mas a principal novidade é que, para quem já tem a foto cadastrada na Justiça Eleitoral, o documento virtual poderá ser utilizado para votar.

Assim, o cidadão terá os seus dados eleitorais sempre seguros e disponíveis, diminuindo os riscos de extravios e danos ao título de eleitor. Também será reduzido o tempo de atendimento nos cartórios eleitorais em casos de serviços de impressão, assinatura e entrega do título.

SÃO JOSÉ DE MIPIBU VAI SEDIAR A FEIRA DO BRÁS NO GINÁSIO ARLINDÃO.

A cidade de São José de Mipibu recebe nesta quinta-feira(22), no Ginásio Poliesportivo Arlindão, o Feirão do Brás, espaço reservado a comercialização de produtos diversificados como jeans, malhas, moletons, blusas, calçados, brinquedos, artigos adultos e infantis, decorações, praça de alimentação, com preços de São Paulo.

Além da população mipibuense o Feirão atrai pessoas e comerciantes de cidades da região. O evento que acontece em cidades polos regionais vai abrir as portas no período de 22 a 25 de fevereiro, no horário das 09:00 horas às 21:00 horas.

PREFEITURA REALIZA ABERTURA DA JORNADA PEDAGÓGICA 2018

A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou nesta segunda-feira (19), a abertura da Jornada Pedagógica 2018.
O evento realizado no Espaço Sócio-assistencial proporcionou aos professores, gestores e coordenadores pedagógicos momento de discussão e planejamento de ações para subsidiar uma prática docente capaz de garantir às crianças, jovens e adultos, o direito de aprender.
Durante o evento foram realizadas mesas redondas com diferentes temas abordando a teoria, prática e inovação no sistema escolar.

A secretária municipal da Educação, Lúcia Martins, destacou entre outros pontos o empenho do prefeito Arlindo Dantas em melhorar as unidades educacionais em todo o município.