segunda-feira, 15 de novembro de 2010

15 DE NOVEMBRO - DIA DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA.

Introdução 
 No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo, que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais.


Crise da Monarquia 
A crise do sistema monárquico brasileiro pode ser explicada através de algumas questões:

  • Interferência de D.Pedro II nos assuntos religiosos, provocando um descontentamento na Igreja Católica;
  • Críticas feitas por integrantes do Exército Brasileiro, que não aprovavam a corrupção existente na corte. Além disso, os militares estavam descontentes com a proibição, imposta pela Monarquia, pela qual os oficiais do Exército não podiam se manifestar na imprensa sem uma prévia autorização do Ministro da Guerra;
  • A classe média (funcionário públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas, comerciantes) estava crescendo nos grandes centros urbanos e desejava mais liberdade e maior participação nos assuntos políticos do país. Identificada com os ideais republicanos, esta classe social passou a apoiar o fim do império;
  • Falta de apoio dos proprietários rurais, principalmente dos cafeicultores do Oeste Paulista, que desejavam obter maior poder político, já que tinham grande poder econômico;
Diante das pressões citadas, da falta de apoio popular e das constantes críticas que partiam de vários setores sociais, o imperador e seu governo, encontravam-se enfraquecidos e frágeis. Doente, D.Pedro II estava cada vez mais afastado das decisões políticas do país. Enquanto isso, o movimento republicano ganhava força no Brasil.

A Proclamação da República 
No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.

Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.

BRASIL EM QUADRINHOS AGORA COM LULA...

O texto é de Toni Rodrigues, autor dos livros infantis “Um monstro no meu quarto” e “Tem bicho que gosta” e as ilustrações são do argentino Rodolfo Zalla, que se destacou como editor de quadrinhos na década de 80 com as revistas “Calafrio” e “Mestres do Terror”.
O gibi começa com o elogio do presidente norte-americano Barack Obama ao colega brasileiro durante reunião do G20, em abril de 2009.
“Essa é a história do homem que Obama chamou de ‘o político mais popular do Planeta Terra’”, diz a introdução.
O gibi aborda uma série de temas que não apareceram no no filme “Lula, o filho do Brasil”, de Fábio Barreto, como o nascimento de sua filha Lurian e outros fatos relevantes da história da política brasileira, do final da década de 70 ao período da redemocratização.

LULA E DILMA VISITAM JOSÉ DE ALENCAR.

Lula e Dilma visitam Alencar e a mulher dele, Mariza
Lula e Dilma desembarcaram na capital paulista por volta de 9h da manhã. A presidente eleita teria um reunião com a cúpula de seu grupo de transição em São Paulo, mas, o horário e local ainda não foram confirmados.
O presidente Lula deixou a capital paulista rumo a São Bernardo do Campo. Ele descansará o restante do dia e, à noite, participará de um casamento no Sindicato dos Metalúrgicos.
ALTA
Alencar pode ter alta na próxima semana, segundo informou o médico Roberto Kalil.
Por causa do enfarto, o vice-presidente foi submetido a um cateterismo, que não mostrou obstruções arteriais importantes.
"Ele está bem, conversando normalmente, se alimentando. Do ponto de vista cardíaco, ele está superestável", disse Kalil.
De acordo com o médico, o enfarto de Alencar foi consequência de uma série de fatores, entre eles, o forte tratamento a que ele vem se submetendo contra o câncer. Kalil contou que Alencar foi socorrido prontamente no hospital.
*Folha.com