domingo, 30 de setembro de 2012

TÚNEL DO TEMPO - O SOFRIMENTO DOS EDUCADORES MIPIBUENSES NA APROVAÇÃO DO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS EM 2010


DEU LOGO ALI NO BLOG MIPIBU EM FOCO...

O texto abaixo foi postado nesse blog em 10 de março de 2010, e reflete fielmente como se comportou cada vereador de Mipibu, num dos momentos mais difíceis enfrentado pelos profissionais de educação da nossa cidade.
Como é público e notório que brasileiro tem memória curta, sugiro que todos os professores mipibuenses leiam e reflitam.


Foto: Arquivo Amauri Freire


O Projeto de Lei do Plano de Cargos e Carreiras do Magistério Público Municipal foi finalmente aprovado na noite de ontem.

Após receber diversas emendas ao projeto original,fruto de pressões da categoria através do Sindicato, e com o apoio do Ministério Público, o mesmo foi posto em discussão e votação, sendo aprovado por unanimidade pelos nove vereadores da Câmara Municipal de São José de Mipibu.

A colocação e aprovação dessas emendas ao projeto original, ficará para sempre registrada na memória dos trabalhadores da educação da rede pública municipal. 


Foi um processo extremamente desgastante, que se arrastou desde o mês de dezembro de 2009 até a noite de ontem.

Durante esse período, por diversas vezes, a categoria organizada conseguiu fazer com que o mesmo fosse retirado da pauta, ou voltasse para revisões na Comissão de Educação da Câmara.

Entretanto a coisa azedou de vez, depois que o plenário daquela casa resolveu aprovar, em primeiro turno, o projeto sem as devidas mudanças e reivindicações da categoria.

Naquela noite, apenas os três vereadores da oposição, Clidenor Ferreira, Jean Nerino e Crisóstomo Barbosa deram voto favorável aos professores.

Os vereadores Jamaci Oliveira, Kéricles Alves, Carla Simone, Kélia Serafim, Roberto Ferreira e Socorro Melo, apesar dos fortes apelos dos profissionais da educação que, naquela fatídica noite, lotaram as galerias da Câmara Municipal,resolveram dar voto favorável a aprovação do tal projeto sem as tão sonhadas alterações solicitadas até aquele momento.

A partir de então os professores partiram pra luta, numa campanha reivindicatória jamais vista na aldeia dos Mipibus.

Lembrando os velhos ancestrais usaram a melhor arma que um povo dispõe. Uma mistura de bravura, organização, determinação e união. (Pra quem não sabe os índios Mipibus criaram fama durante a colonização portuguesa, pela bravura com que defendiam seu território).

Cientes de que o projeto seria aprovado em segundo turno, sem nenhuma modificação, só restou aos professores radicalizar no processo.

Foto: Arquivo Amauri Freire

Fizeram várias assembléias e conclamaram toda a categoria a promover o enterro simbólico da educação municipal, numa tentativa de chamar a atenção da sociedade para um problema que, certamente prejudicaria, para sempre, a já tão sofrida carreira de professor da rede pública municipal.
Foto: Arquivo Amauri Freire

Esse ato gerou muitas controvérsias na mídia da aldeia.

Alguns chegaram a taxar os professores de irresponsáveis e, pasmem, queriam até que os mesmos fizessem um pedido de desculpas.

Pedir desculpas a quem, caras pálidas?

Quem deveria pedir desculpas era os seis vereadores da situação, juntamente com a prefeita e seu séquito de assessores, que queriam enfiar de goela abaixo um projeto mal elaborado, onde os maiores prejudicados seriam os educadores do município.
É bom lembrar que se esse projeto fosse aprovado, tal qual foi apresentado e sem as devidas modificações, jamais seria revisto.

Após esse episódio muita coisa mudou no cenário e, finalmente, a Câmara Municipal e a Prefeitura viram que os professores não estavam para brincadeira.

Através de solicitação do coordenador sindical Joaquim Tomé, também entrou em cena oMinistério Público, na pessoa da Dra. Eliana Germano, que sabiamente interviu na questão, solicitando o adiamento da votação pela câmara, e uma abertura junto ao executivo municipal para que as partes envolvidas pudessem rediscutir os pontos divergentes.

Foi a partir dessa abertura que várias questões, emperradas até então, conseguiram avançar, gerando as emendas que puseram fim ao difícil e sofrido imbróglio.

Estes foram os principais pontos onde houve avanço:
-Paridade na comissão de avaliação de desempenho;
-Criação de critérios de avaliação no prazo de 360 dias;
-Mudança da primeira letra de 06 (seis) para 04 (quatro) anos;
-Percentual de 3% de uma letra para outra, sendo que em junho a categoria se reunirá para rever os 2%, perfazendo então os 5%;
-Criados o título de especialista 20%;
-Direções e vice-direções “indicadas” serão substituídas por profissionais de carreira do município;
-Eleições diretas para diretores em escolas a partir de 301 alunos;
-Incorporação de regência no salário base;
-Convocação de concurso público quando se atingir a necessidade de 15% do efetivo.

Espera-se que este entrevero sirva de lição para os “caciques” da velha aldeia dos Mipibus, alguns ainda saudosos dos tempos da chibata.
O problema é que no sangue de muitos deles, ainda corre resquícios dos anos de chumbo, onde democracia era considerada palavrão.

Uma última curiosidade. Nas duas sessões em que foi posto em votação, nenhum dos vereadores da situação abriu a boca para proferir uma única palavra em defesa dos professores, ou até mesmo do próprio projeto. Entraram mudos e saíram calados.

Foi a maior saia justa, imposta pela prefeita, aos vereadores da situação.

A máscara caiu pra quem se proclamava independente.

Esse texto é dedicado aos bravos professores de Mipibu,


AMAURI FREIRE
Ex-professor e ex-vereador
São José de Mipibu, 10 de março de 2010

PROFESSORES REALIZAM CAFÉ DA MANHÃ EM FRENTE À PREFEITURA - MATÉRIA DO NOSSO BLOG EM 19/04/2012

foto; Adjalmi felix



foto: Adjalmi felix
Hoje pela manhã os professores da rede municipal de ensino de São José de Mipibu realizaram um café da manhã em frente à prefeitura para mais uma vez chamar atenção da gestão.

foto: Adjalmi Felix
foto: Adjalmi Felix
O café da manhã foi educativo e produtivo, visto que, a greve finalmente acabou e os alunos poderão voltar às aulas.

foto: Adjalmi Felix

foto: Adjalmi Felix
Os professores mostraram que unidos a categoria só tem a ganhar.  Eles aceitaram a proposta do governo municipal de 22,22% parcelados em duas vezes.

foto: adjalmi felix
foto: Adjalmi Felix
O movimento contou ainda com a presença de pais e alunos e de  alguns blogueiros da cidade.

foto: Adjalmi Felix

foto: Adjalmi Felix
E da TV Ponta Negra.

PROFESSORES NAS RUAS DE MIPIBU - MATÉRIA EM 17/04/2012

foto: Otaniel Ferreira

Os professores da nossa cidade estão neste momento caminhando nas ruas do centro reclamando por seus direitos que segundo eles, no dia 16 (ontem) receberam um ofício do poder executivo propondo um percentual de 3,7% divididos em 6 vezes e sem o retroativo dos 33%  que o governo municipal deve à categoria. Houve a promessa de que a partir de janeiro deste ano  a prefeitura municipal pagaria o reajuste de 22,22% e que não foi cumprido.  

foto: Otaniel Ferreira
Veja alguns trechos retirado do Blog da Educação do nosso município:

 "Em face da proposta encaminhada pela prefeitura a este sindicato não há outra coisa a fazer a não ser ficar calado..., mas a indignação nos faz esbravejar.
Agora pela manhã, recebemos um ofício do poder executivo municipal propondo um percentual de 3,7% escalonado em 6 vezes e ainda sem retroativo, dos 33% que esse governo deve à categoria. Tal proposição é uma afronta a dignidade dos docentes, uma vez que, por várias vezes, os nossos representantes se pronunciaram, inclusive em eventos públicos, com gravação em áudio, que havia recursos para pagar desde de janeiro o reajuste de 22,22%. 
Agora passamos a refletir: para onde foi esse recurso? Cadê o retroativo?

O certo é, de quem é a culpa da greve? Não da categoria; muito menos do sindicato e sim da gestão municipal e de seus técnicos, forasteiros, que nada conhecem da nossa realidade. No entanto, nas últimas reuniões pessoas que deveriam ajudar só estão atrapalhando como é o caso do vice prefeito Dr. Arizio Fernandes que tem se mostrado contrário à Lei do Piso, aos professores e à sociedade que lhe confiou o voto.
Porém, outros atores também incrementam essa comédia que seria cômica se não fosse trágica, como o contador do município, conhecido popularmente Joãozinho que sendo remanescente de gestões anteriores, ainda influenciam as decisões do nosso município para pior, pois são técnicos sem nenhuma sensibilidade social, não conhecem os filhos dos nossos trabalhadores que estão sem aula, creiamos que os seus estudam em escolas particulares e é por isso, que não estão nem aí para a realidade nua e crua da nossa terra.
Outro técnico que também tem colocado suas unhas de fora é o auditor Valdério, recém chegado à prefeitura tem melado as negociações, de certo também demonstra insensibilidade social.
Essa realidade demonstra a falta de liderança da representante maior do povo, a prefeita Norma Ferreira, que se mostra sem pulso e sem autoridade antes seus liderados.
Desta forma, a população não pode pagar pela irresponsabilidade administrativa e política de quem fez da prefeitura cabide de emprego e hoje se diz impossibilitada de cumprir a lei em virtude de má gerência.
À categoria, não resta alternativa que não seja continuar em greve, pois pelos motivos elencados, demonstramos que a culpa é tão somente do poder executivo municipal." (fonte:http://aldeisaescolaaren2009.blogspot.com.br/)
foto: Otaniel Ferreira
foto: Otaniel Ferreira

DO BLOG: E AÍ PREFEITA, OS PROFESSORES ESTÃO NAS RUAS, A CULPA É SUA?

JOSÉ AGRIPINO ESTARÁ NESTA SEGUNDA-FEIRA EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU

imagem Blog de Daltro Emerenciano
O Senador do DEM, José Agripino estará nesta segunda-feira (01) na comunidade de Laranjeiras dos Cosmes junto com a família do 15 de Arlindo Dantas e Fernanda Moraes. 

ESTOU COM ARLINDO DANTAS, EU E TODA MINHA FAMÍLIA - DISSE PROFESSOR DALMO

Ontem no palanque do Candidato Arlindo Dantas, no Bairro Novo o professor Dalmo, candidato a vereador pelo DEM confessou que durante o dia foi sondado por um blog para saber se era verdade  que ele não estava mais com o candidato do PMDB e ele respondeu: 

Estou com Arlindo Dantas pois vejo nele o melhor para a minha cidade, peço voto pra ele e não tem dinheiro que compre a minha dignidade, eu e toda minha família votamos e trabalhamos para eleger Arlindo Dantas e Fernanda Moraes que é do meu partido, no dia 07 de outubro vamos eleger Arlindo Dantas para ser o nosso prefeito!!

É ASSIM QUE ESTÁ A EDUCAÇÃO DE MIPIBU

Cansados de tanto esperarem, funcionários, pai e alunos da escola Maria Salete de lima se uniram para iniciarem uma reforma naquela unidade de ensino.

Há muito tempo que o poder público não da manutenção na escola Maria Salete de lima, em japecanga.

Vendo isto à direção desta escola juntamente com seus funcionários promoveu um rifa, para arrecadarem dinheiro, para comprar matérias e assim iniciar uma pequena obra.

O dinheiro arrecadado não foi suficiente para o que estava de inicio precisando, mais a Diretora sua vice e mais um funcionário desta unidade tiraram do seu bolso para ajudar sua querida escola.

A mão de obra foi toda voluntaria, se fizeram presente alunos, pais ,professores e ASGs, todos unidos para terem uma melhor educação nesta comunidade querida de Japecanga.

Em minha opinião é uma atitude muito louvável por parte destas pessoas que querem o melhor para sua comunidade, e provam que unidos venceremos.

Por outro lado é uma vergonha para o poder público, que abandonou suas responsabilidades.

A ultima que foi descoberta aqui em Japecanga é um micro ônibus Fantasma da empresa JR que foi locado por 64.800 para japeanga mais nunca prestou seu serviço.

Mesmo com tanto abandono e mentiras da prefeitura nesta comunidade, os pais alunos e funcionários vem provando que são os melhores de São José de Mipibu, pois a Escola Maria Salete de lima foi primeiro lugar, nos últimos jogos realizados no município.

E também foi primeiro lugar na prova Brasil a prova do INDEB.

É isto, ai a união faz a força!

Principalmente em uma cidade que tem um governo incompetente. 
Marcos welber Rodrigues de Souza.

DO BLOG: PREFEITA NÃO COLOQUE PESSOAS DESINFORMADAS PARA FALAR DA EDUCAÇÃO DO SEU MUNICÍPIO NO SEU PALANQUE, POIS ISSO PROVA QUE OS ERROS DO PASSADO FOI A SENHORA QUE ASSUMIU E NÃO TEVE SEQUER COMPETÊNCIA PARA RESOLVER!