quarta-feira, 1 de outubro de 2014

73% DAS PESSOAS ACREDITAM EM 2° TURNO NO RN

Enquete realizada pelo blogdobarbosa e encerrada ontem revela que o leitor-eleitor acredita que haverá segundo turno nas eleições do Rio Grande do Norte. De acordo com a avaliação quando perguntado se o leitor acredita em segundo turno no pleito estadual, 73% das pessoas acham que sim e apenas 27% não acreditam nesta possibilidade.
De certa forma o resultado da enquete reflete o que já vem dizendo as últimas pesquisas de intenção de voto para governador no Rio Grande do Norte. Ou seja, os números apontam para um eventual segundo turno entre os dois principais candidatos que disputam o pleito: Henrique Alves, do PMDB, e Robinson Faria, do PSD.
O pensamento do leitor está em consonância não só para o que dizem as pesquisas, mas, sobretudo, pela falta de poder de convencimento dos principais candidatos que disputam a sucessão estadual, o que poderá levar o eleitor a ter que decidir melhor o seu voto numa eventual segunda etapa do pleito.
Henrique Alves, por exemplo, que vem despontando nas pesquisas sempre em primeiro lugar, não consegue ultrapassar a casa dos 40%. Na última pesquisa Ibope divulgada na segunda-feira (28), o candidato do PMDB conseguiu se superar. A pesquisa lhe dava 38% de intenção de voto, enquanto o seu índice de rejeição chegava a 37%. Ou seja, um empate técnico entre ele mesmo, o que motivou até piadas nas redes sociais.
Já Robinson, vem crescendo a passos lentos, mas em face do seu principal opositor ter um índice de rejeição muito alto o candidato do PSD já está encostado, o que motiva o leitor a pensar em segundo turno.
Além disso o voto de protesto, ainda silencioso, poderá favorecer o professor Robério Paulino, candidato do Psol. Este voto poderá fortalecer ainda mais a ideia de segundo turno retratada nas pesquisas de intenção de voto e na própria enquete do blog.
A conferir!
INFORMAÇÕES: COLUNA DO BARBOSA

ELEIÇÃO DO RN DEVERÁ SER DECIDIDA NO 2°TURNO, APONTAM IBOPE E DATA FOLHA

DIRETO DO PORTAL NO MINUTO...
A quatro dias da votação em 5 de outubro, já dá para ter uma ideia das eleições nos estados.
De acordo com as pesquisas do Ibope e do Datafolha, a disputa pode acabar domingo em 14 estados. Em outros 13, incluindo o Distrito Federal e o Rio Grande do Norte, a eleição vai para o segundo turno.

Eleição de governador (a) no 1º turno:

Alagoas: Renan Filho (PMDB)

Amazonas: Eduardo Braga (PMDB)

Espírito Santo: Paulo Hartung (PMDB)

Sergipe: Jackson Barreto (PMDB)

Tocantins: Marcelo Miranda (PMDB)

Paraná: Beto Richa (PSDB)

São Paulo: Geraldo Alckmin (PSDB)

Paraíba: Cássio Cunha Lima (PSDB)

Minas Gerais: Fernando Pimentel (PT)

Piauí: Wellington Dias (PT)

Santa Catarina: Raimundo Colombo (PSDB)

Mato Grosso: Pedro Taques (PDT)

Maranhão: Flávio Dino (PCdoB)

Bahia: Paulo Souto (DEM)


Eleição de governador (a) no 2º turno:

Rio Grande do Norte: Henrique Alves (PMDB) x Robinson Faria (PSD)

Ceará: Eunício Oliveira (PMDB) x Camilo Santana (PT)

Goiás: Marcone Perilo (PSDB) x Íris Rezende (PMDB)

Rio de Janeiro: Fernando Pezão (PMDB) x Anthony Garotinho (PR)

Rondônia: Confúcio Moura (PMDB) x Expedito Júnior (PSDB)

Acre: Tião Viana (PT) x Tião Bocalom (DEM)

Mato Grosso do Sul: Delcídio Amaral (PT) x Reinaldo Azambuja (PSDB)

Distrito Federal: Rodrigo Rollamberg (PSB) x Jofran Frejat (PR)

Pernambuco: Paulo Câmara (PSB) x Armando Monteiro (PTB)

Roraima: Neudo Campos (PP) x Chico Rodrigues (PSB) ou Ângela Portela (PT)

Amapá: Waldez Góes (PDT) x Lucas Barreto (PSD) ou Camilo Capiberibe (PSB)

Pará: Simão Jatene (PSDB) x Hélder Barbalho (PMDB)

Rio Grande do Sul: Ana Amélia (PP) x Tarso Genro (PT)


Fontes: Ibope e Datafolha
Esse é o panorama apresentado pelo Datafolha e Ibope, Dois dos mais importantes institutos de pesquisa do pais.
Pelo prognóstico, haverá segundo turno na eleição do Rio Grande do Norte. A conferir.

ELEIÇÃO NO RN TERÁ RESULTADO CONHECIDO ÀS 21H DO DOMINGO

Os representantes da Justiça e Ministério Público Eleitorais convocaram coletiva de imprensa nesta terça-feira (30), na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), onde explicaram o esquema montado para o dia das eleições, no próximo domingo (5). O planejamento considera a segurança, que será realizado pela Polícia Federal e Militar, e o processo de apuração, que será feito na sede do TRE. Até as 21h, a estimativa é que haja uma definição se haverá ou não segundo turno. A totalização dos votos está prevista para as 23h.
“A gente espera que tudo saía conforme o combinado. Contamos com um processo calmo, sem muitas alterações. Fizemos o planejamento para esse momento e esperamos que tudo vá transcorrer dentro da normalidade”, explicou a desembargadora Zeneide Bezerra.
Ao longo da votação, há uma série de regras que devem ser seguidas. O calendário eleitoral prevê vários impedimentos a partir desta terça. Todas as regras podem ser consultadas AQUI.
A Superintendência da Polícia Federal, no bairro de Lagoa Nova e o IFRN da Zona Norte, serão os locais de apreensão de pessoas e depósito de material ilícito que eventualmente seja apreendido no dia do pleito.
Durante o processo de apuração, os dados serão divulgados internamente no TRE e, só depois de dois minutos, serão jogados no sistema, permitindo que os presentes na sede do tribunal tenham acessos aos dados em primeira mão.