quarta-feira, 14 de março de 2018

Cristiane Dantas requer conclusão da reforma da biblioteca Câmara Cascudo.

A deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB) cobrou ao Governo do Estado informações sobre a previsão de conclusão da reforma da Biblioteca Pública Câmara Cascudo. O pleito foi feito através de requerimento destinado à Fundação José Augusto, responsável pela obra. Em sua solicitação, a deputada apontou que esta é a segunda vez que reivindica as informações desde que iniciou o mandato na Casa. A primeira foi em março de 2015.

“A Biblioteca Pública Câmara Cascudo é uma das maiores do Rio Grande do Norte, com acervo de mais de 100 mil livros e encontra-se fechada ao público desde 2012 por problemas na infraestrutura como infiltrações, vazamentos e ausência de local adequado para a conservação do acervo que têm obras históricas”, disse Cristiane.

A parlamentar lembrou que a reforma foi iniciada em abril de 2013 e deveria ter sido finalizada em um ano, mas sofreu uma série de atrasos e ainda não foi concluída, resultando em aumento de gastos ao Poder Público. “Inicialmente a reforma foi orçada em R$1,5 milhão com recursos do Ministério da Cultura (MinC). A previsão inicial de conclusão e reabertura ao público era para 2014. O que não aconteceu. Desde então, o serviço se arrasta, chegando a ser paralisado mais de uma vez. Uma delas, inclusive, por determinação do Ministério da Cultura, pelo fato do serviço executado não estar de acordo com o projeto. Até hoje a obra já consumiu cerca de R$ 5 milhões que poderiam ter sido poupados caso tivesse sido dada prioridade para execução do serviço”, justificou a parlamentar.

No requerimento Cristiane Dantas ainda solicita a previsão de contratação de bibliotecários e quadro de pessoal necessário para o pleno funcionamento da biblioteca, quando a obra for concluída. “A fim de não correr o risco de terminar o serviço e o prédio permanecer fechado ao público”, finalizou.

Nenhum comentário: