segunda-feira, 6 de outubro de 2014

INDEPENDENTE DO RESULTADO FINAL A GRANDE DERROTADA FOI WILMA DE FARIA

Sem sombra de dúvida, independentemente do resultado final das eleições majoritárias no Rio Grande do Norte, que vai a segundo turno com os candidatos Henrique Alves (PMDB) e Robinson Faria (PSD), a grande derrotada foi a presidente estadual do PSB, Wilma de Faria, candidata ao Senado que perdeu a disputa para a sua principal oponente, Fátima Bezerra (PT).

Não sei se por vaidade de querer ser senadora e por ter sido mordida pela “mosca azul”, a verdade é que Wilma de Faria caiu no chamado “conto do vigário”. Certamente se a vaidade tivesse sido deixada de lado e ela pleiteasse uma vaga na Câmara dos Deputados, hoje estaria eleita. Mas Wilma preferiu se valorizar diante dos Alves, digo, do presidente da Câmara Henrique Alves (PMDB), que queria sair candidato ao governo e via em Wilma uma pedra no caminho. Lhe ofereceu então a senatória em detrimento da candidatura da deputada Fátima Bezerra (PT), que pelo processo natural das coisas seria a sua candidata ao Senado. Com isso, em determinado momento deixou a petista pendurada no pincel. O que fez Fátima Bezerra: se aliou a Robinson Faria, candidato do PSD ao governo do estado.

Mas dona Wilma ao se valorizar diante dos Alves “impondo-lhes uma candidatura ao Senado sob a ameaça de sair candidata novamente ao governo e atrapalhar os planos de Henrique, acabou caindo no “conto do vigário”. Henrique lhe prometeu a eleição ao Senado com todo o apoio político e financeiro. A socialista acreditou. Esqueceu de um detalhe, apenas: bacurau – como são chamados os eleitores do clã Alves não vota em arara – como são denominados os eleitores de Wilma. O resultado disso é que o voto casado não surtiu efeito.

Mas não só isso. Wilma de Faria esqueceu que a governadora Rosalba (DEM), sua desafeta, embora que desgastada perante o eleitorado potiguar, quer queira quer não ainda detém um capital eleitoral em sua terra natal – Mossoró – capaz de fazer estragos em qualquer candidatura, vide ela própria (Wilma) como Henrique Alves, que esperava ganhar a eleição em primeiro turno e terá que ir agora ao segundo round com risco de perder a eleição.

O estrago da governadora Rosalba sobre as pretensões de Wilma chegar ao Senado foi tão grande que em Mossoró, Fátima Bezerra conseguiu uma maioria esmagadora sobre a socialista. Além do mais, Rosalba produziu um efeito dominó no PSB de Wilma. O apoio de Rosalba a Fátima, declarado publicamente, derrubou o PSB de Wilma com a derrota da deputada federal Sandra Rosado e sua filha, a deputada estadual Larissa Rosado, nas urnas. De quebra, ainda acabou com as pretensões do deputado Leonardo Nogueira (DEM) se reeleger e da sua mulher, Fafá Rosado (PMDB), chegar à Câmara dos Deputados.

Como se observa, o desdém de Wilma de Faria a governadora Rosalba Ciarlini lhe custou caro. Henrique Alves que se cuide, porque agora além de Rosalba que é contra a sua eleição a governador, ele poderá ter ao seu lado um fogo amigo, ou seja, Wilma de Faria, que a esta altura deve está culpando os Alves, ou melhor, os bacuraus pelo seu fracasso nas urnas.

A conferir!
blog do barbosa

Nenhum comentário: