terça-feira, 6 de novembro de 2012

O PROGRESSO PARA SÃO JOSÉ DE MIPIBU CHEGOU BEM ANTES DO QUE SE PENSAVAM

Por Assecom/RN
Em evento que aconteceu na noite dessa quinta-feira (25), a governadora Rosalba Ciarlini assinou diversos contratos de cooperação entre o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e a associação das câmaras de comércio e indústria do estado alemão da Renânia Palatinado, com o Instituto de Agroecologia Agroscience, com a GKM e a KB Container.
Também participaram das assinaturas dos acordos de cooperação entre os dois países a FIERN, o CTGAS-ER e a UFRN. Os contratos assinados na solenidade têm como objetivo principal a realização de pesquisas e troca de informações em diferentes áreas tecnológicas.

Água

Uma das áreas de estudo serão as novas formas de tratamento e melhor utilização da água, para isso o CTGÁS-ER, a GKM Ingenieure e a RLP Agroscience, pactuaram um contrato de PPP – Parceria Público Privada – para o tratamento de água potável. O projeto deverá possibilitar novas técnicas de gestão sustentável da água, em particular o tratamento de água salgada e de água salobra para produção de água potável, de forma descentralizada utilizando plantas-solar.
O contrato com o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis prevê a doação de equipamento para desenvolver planta piloto no estado na área de tratamento de água. Também estão previstos desenvolvimento de projetos voltados para energias renováveis, como o uso do bagaço da cana-de-açúcar e irrigação por baixo do solo, com utilização de energia solar, que assegura uma economia de água de cerca de 70%.

Educação

Já o convênio firmado entre a UFRN e a RLP Agroscience GMBH – Instituto de Agroecologia, prevê o intercâmbio de professores, estudantes e técnicos administrativos das instituições direcionados para a realização de atividades voltadas à pesquisa, ensino, extensão e gestão; organização conjunta de eventos acadêmicos, científicos e culturais; cursos de diferentes níveis e categorias, além de facilitar o acesso à infraestrutura informacional e laboratorial das instituições.

Negócios

Além da comitiva formada por políticos e ministros, a visita contou também com uma rodada de negócios com representantes de 16 empresas alemãs com atividades em setores como segurança, saneamento, produtos químicos, equipamentos industriais, engenharia, pesquisa e consultoria, distribuição de produtos, energia solar e bombas.
“Há aqui uma parceria muito frutífera. Se por um lado o Brasil dispõe de muitos recursos naturais que nós não temos mais, nós da Alemanha temos a tecnologia que falta para o melhor aproveitamento desses recursos. Essa é uma noite em que todos saem ganhando com as assinaturas desses convênios e protocolos”, disse a ministra da Economia, Proteção Climática, Energia e Planejamento Territorial e vice-governadora do estado alemão Renânia Palatinado, Eveline Lemke.

Instalação

Dentro do pacote de convênios, a governadora Rosalba Ciarlini destacou a assinatura do protocolo de intenções entre o Governo do Estado e a empresa KB Container, para instalação de uma unidade industrial no município de São José de Mipibu. “Devemos levar tecnologia e desenvolvimento a todos os lugares do Rio Grande do Norte, pois a geração de emprego e renda movimenta, além da economia, melhora também a autoestima daqueles que se qualificam para o trabalho que muitas vezes é capaz de mudar para muito melhor o futuro de uma família. Fico muito feliz em saber que o Estado vai contar com parcerias sérias e engajadas com o desenvolvimento de tecnologias que beneficiarão diretamente desde o homem do campo aos que estão nas atividades acadêmicas”, destacou a governadora Rosalba Ciarlini.

A delegação alemã foi chefiada pela ministra da Economia, Proteção Climática, Energia e Planejamento Territorial vice-governadora do estado alemão Renânia Palatinado, Eveline Lemke, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Joachim Mertes, presidente da Câmara de Indústria e Comércio do Koblenz - Renânia Palatinado, Manfred Sattler, diretor do Banco de Investimento e Desenvolvimento do Estado ISB, Ulrich Link, e o coordenador do Ano da Alemanha no Brasil, Claudio Struck, e os deputados estaduais Hans-Josef Bracht, Jens Guth e Bernhard Braun.

Nenhum comentário: