quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

ENTREVISTA DO DEPUTADO FÁBIO DANTAS AO JORNALISTA JOSÉ PINTO JÚNIOR - PARTE 2

- Vamos falar um pouquinho de sua terra, terra de São José de Mipibu, o grupo político que o senhor pertence vai ter candidato pra valer?

Terá, o candidato será o ex- deputado e ex-prefeito Arlindo Dantas e você falando em terra de Mipibu, a poucos dias eu recebi o Título de Cidadão Mipibuense, embora eu devo ter sido , acredito, gerado na Fazenda do Olhod'agua, mas terminei nascendo em natal, e recebi com muita honra o título de cidadão mipibuense, agora no final de dezembro.


- Foi qual vereador?

foi o vereador Jean Nerino e a Câmara toda, pois todos votaram, mas a proposição foi do vereador Jean Nerino, e recebi junto com a Dep. Fátima Bezerra, junto com a governadora Wilma de Faria e diversos outros homenageados.


- Fábio, lá existe tradicionalmente duas famílias que dividem o poder, as família se alternam no poder, sua família Dantas e do outro lado a família dos Ferreiras que hoje tem a prefeita Norma Ferreira. E que havia ter um certo radicalismo na política local, me parece que agora há uma certo clima de negociação entre os dois grupos ou é impressão?

Na verdade o círculo político de São José de Mipibu sempre foi a família ferreira, eles vem governando o município desde a década de 60, numa alternância de poder entre a própria família, do qual a nossa família se propôs em 1996 quando o ex-deputado e ex--prefeito Arlindo Dantas resolveu ser prefeito, então a nossa vida política é recente, nós entramos na política em 96. Com a eleição dele e a reeleição, nós tivemos um intervalo de mais ou menos um ano e meio do qual ele se elegeu deputado, quer dizer, estamos ainda debutando na política, passando agora dos 15 anos, quer dizer, os Ferreiras são mais tradicionais na política. Como hoje no município só tem dois grupos políticos com representatividade política, que é os Ferreiras com a prefeita e os Dantas através do meu mandato de deputado estadual. Com relação a composição eu acho que o amadurecimento político nos causa a necessidade de transformar a vontade coletiva mais do que a vontade individual, então é muito importante que se unam, mas que se unam quando não estiverem em período eleitoral, pois o desenvolvimento do município é mais importante do que as questões pessoais, eu acho que a mentalidade tem que mudar nesse sentido. Eu torço para que a campanha lá seja uma campanha de nível, mostrando ao cidadão a melhoria de vida. 


- O seu pai está no PMDB e o vice da prefeita é do PMDB e a própria ligada a Robinson faria, declarou colocar o nome dele para candidato, como é que fica? 

é um direito de qualquer eleitor ser candidatro, se o vice prefeito pode ser prefeito? Pode. Ele naturalmente quer ser prefeito, como o ex- deputado quer ser prefeitro, mas isso só as convenções municipais que vai dizer se vai aceitar ou não a candidatura do ex-prefeito Arlindo Dantas, e eu acho que sim.


- Por que o senhor acha que sim? 

porque foi um compromisso político firmado em 2010, com o presidente estadual do partido Henrique Alves, com o Ministro Garibaldi e com o dep. Walter Alves, e é de conhecimento de toda sociedade do qual Arlindo iria para o PMDB, para ser candidato do partido e que Henrique o abraçou. Se houver nesse percurso alguma mudança, não tenho bola de cristal para dizer, mas vamos trabalhar para que Arlindo seja prefeito e que Arízio ajude na candidatura de Arlindo, pois ele é do PMDB, ou vice-versa, se ele for o candidato, mas eu quero dizer que da forma em que o município está sendo administrado, certamente o candidato da oposição vai vencer as eleições.
Há no município um sentimento muito grande de mudandaça e eu acho que essa mudança pode ser feita de forma saudável, de forma que não precise agredir mais do que já existe para poder se chegar ao poder, e o projeto de Arízio pode ser adiado, ele ainda é muito novo, e se Arlindo for prefeito vai ser um coroamento de seu mandadto no máximo com mais uma reeleição para encerrar sua vida pública.

Nenhum comentário: