segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

AMIGOS ONTEM, INIMIGOS HOJE...


É engraçado ler nos jornais veementes declarações do senador José Agripino (DEM) condenando as administrações da ex-governadora Wilma de Faria (PSB) e do ex-governador Iberê Ferreira de Sousa (PSB) e pedindo que se apurem possíveis irregularidades cometidas pelos dois como gestores públicos.
Digo engraçado porque, se a gente recuar no tempo, indo até 1985, no período da primeira campanha eleitoral direta pós-ditadura (para prefeitos de capitais), vai lembrar que o então governador do Rio Grande do Norte, José Agripino, foi protagonista de um dos maiores escândalos do Estado: o Rabo de Palha.
O escândalo Rabo de Palha foi uma tentativa de fraudar a eleição para prefeito de Natal, em 1985. O mais curioso? Os personagens principais, além do então governador José Agripino, foram grandes aliados seus à época, exatamente Iberê Ferreira de Sousa e Wilma de Faria, sua então candidata a prefeita de Natal.
Como governador do Rio Grande do Norte, JA convocou 120 prefeitos do interior com a clara intenção de tentar fraudar a eleição em Natal em benefício de Wilma. Como a eleição prometia ser muito difícil, o plano era para que os prefeitos se envolvessem – e comandassem pessoalmente – em uma grande mobilização política destinada a comprar o eleitor mais pobre, distribuindo “feirinhas, enxovaizinhos, telhas, cimento, milho (dinheiro)...”, com isso garantindo fôlego para derrotar o candidato do PMDB, Garibaldi Alves Filho, o opositor de Wilma, então Maia, já que na época era casada com Lavoisier Maia, ex-governador e primo de José Agripino.
O azar do grupo foi que a reunião foi gravada, vazou e se tornou uma grande escândalo nacional. E estavam lá as vozes de Agripino e Iberê, em especial, falando como os prefeitos deveriam agir para fraudar a eleição, distribuindo “milho (dinheiro), feirinhas, enxovaizinhos...”. Ou seja, comprando o voto e praticando uma ação ilegal e não permitida a um gestor público.
Com a denúncia, a poucos dias da eleição, o plano desceu pelo ralo do fracasso, e Garibaldi Filho ganhou a eleição para prefeito de Natal.
Mais curiosidades, muito particulares e comuns por estes terras potiguares? Garibaldi Filho, que por pouco não perdeu a eleição que seria fraudada para beneficiar Wilma, hoje é aliado de José Agripino, mentor e fiador do Rabo de Palha. E Wilma, aliada de então ao ponto de merecer ser beneficiária de um arriscado plano de fraude eleitoral, assim como Iberê, seu então poderoso secretário de governo, hoje são adversários de Agripino e dele sofrem contundentes ataques pela mídia.
CTRL C BLOG CALANGOTANGO. 

Nenhum comentário: