quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O PIOR ANALFABETO É O ANALFABETO POLÍTICO.

É de Bertolt Brecht (1889-1956): “O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala não participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo.”

Bertolt Brecht tinha razão apenas em parte.

O pior analfabeto, nos nossos dias, é aquele que pensa que sabe tudo de política. É o analfabeto político midiático.

É o “superdesinformado” que se empanturra de “desinformações” da grande mídia subserviente às elites dominantes dos países; elites sempre refratárias às mudanças que venham a melhorar a vidas das pessoas pobres e comuns.

Estes “superdesinformados” são fabricados – sem que se deem conta – pelas “Vejas”, “Folhas” Estadões e pelas “Globos” da vida.

Pessoas muitas vezes bem intencionadas e até mesmo cultas se tornam “superdesinformadas” e, não raro, até arrogantes, pairando ingenuamente acima da verdade, tamanha a manipulação a que são submetidas.

Este tipo de analfabeto político - o midiático - Brecht não conheceu.

Este analfabeto político midiático está hoje com a cabeça manipulada e cheia de informações caluniosas e difamatórias contra Dilma Rousseff.

Nem nos dias que antecederam o suicídio de Getúlio Vargas verificou-se manipulação igual.

A baixaria sórdida, a difamação torpe e o festival de calúnias repugnantes que ora presenciamos, poderão levar o Brasil a cair novamente em mãos de pessoas que são mestres na arte de privatizar o patrimônio público, de desrespeitar os direitos das pessoas, de negar a elas o direito de ter um País mais soberano, mais justo e mais fraterno.

Os analfabetos politicos midiático de hoje, poderão levar o nosso Brasil a um suicídio histórico. Ou a um retrocesso inexplicável e profundamente lamentável.

# Célvio Brasil Girão* - Escrito julho de 2009 e atualizado em 17/10/2010

Nenhum comentário: