quarta-feira, 20 de outubro de 2010

LIBERDADE DE IMPRENSA - V I V A !

Os arautos do apocalipse da velha mídia tupiniquim vão enfiar as pernas entre o rabo. O Brasil subiu 13 postos em ranking mundial de liberdade de imprensa. É o que informa Mário Camera, de Paris para a BBC Brasil.
De acordo com relatório da ONG Repórteres Sem Fronteiras, o país foi o único a evoluir no ranking do que se convencionou chamar o grupo dos Bric (Brasil, Rússia, Índia e China).
Confiram trechos:
O Brasil subiu 13 posições e ocupa o 58º lugar no ranking mundial de liberdade de imprensa, divulgado nesta quarta-feira pela ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF).
Segundo um comunicado da organização, a melhora na lista ocorreu graças a uma “evolução favorável na legislação” do país.
“Um passo positivo foi dado às vésperas das eleições, com a revogação da lei que proibia caricaturar políticos”, explicou em entrevista à BBC Brasil Benoît Hervieu, responsável pelas Américas da RSF.
A ausência de violência grave contra a imprensa e uma maior sensibilização do poder público em relação ao acesso à informação também motivaram o salto do país. “Por último, o Brasil tem uma das comunidades mais ativas na internet”, diz o comunicado.
No topo do ranking de liberdade de imprensa estão, empatados em primeiro lugar, Finlândia, Islândia, Holanda, Noruega, Suécia e Suíça. Na outra ponta da lista, estão Turcomenistão (176º), Coréia do Norte (177º) e Eritreia (178º).
O relatório também destacou, em um capítulo intitulado “Crescimento econômico não quer dizer liberdade de imprensa”, que o Brasil foi o único a evoluir no ranking entre o grupo dos Bric (Brasil, Rússia, Índia e China); Índia é 122ª na lista, Rússia 140ª e a China 171ª.
Para continuar lendo, clique aqui.

Nenhum comentário: