sábado, 27 de novembro de 2010

CUIDADO COM O AUMENTO DA COSERN EM DIAS DE VERÃO...

A Cosern distribuiu comunicado hoje lembrando à sua clientela que o consumo de energia constuma crescer nos dois últimos e nos dois primeiros meses de cada ano, o que, naturalmente, se reflete sobre o valor a ser pago.
A Companhia atribui esse aumento, que deve crescer em torno de 10%, a quatro fatores principais:
1 - O crescimento da produção industrial e comercial que se intensifica no final do ano.
2 - Utilização de decoração natalina à base de energia elétrica.
3-Elevação da temperatura provocando maior utilização de aparelhos de ar condicionado, ventiladores e freezers. 
4 - Maior permanência da garotada nas residências devido às férias escolares.

Para quem vai vereanear, a Cosern emitiu uma série de recomendações que passo a transcrever:

1 - Para os imóveis residenciais localizados nas praias é importante que seja observada a instalação elétrica interna, que pode sofrer danos devido ao desgaste natural e aos efeitos da maresia.
2 - Outra orientação importante para os consumidores residenciais é substituir as lâmpadas incandescentes por fluorescentes e evitar que o ar-condicionado esteja em local exposto ao sol e permaneça ligado o dia inteiro.
3 - No caso das geladeiras, é importante observar se as borrachas da porta do equipamento estão em bom estado de conservação, evitar deixar o aparelho aberto por muito tempo ou abrí-lo várias vezes sem necessidade.
4 - O ferro elétrico e a máquina de lavar roupas também são eletrodomésticos que consomem bastante energia. A orientação é juntar o maior quantitativo de roupas possível para passar e lavar de uma só vez.
5 - Desligar o monitor do computador, que é o item do equipamento que apresenta o maior consumo de energia, quando não estiver em uso também é uma forma de utilizar a energia elétrica de forma eficiente.

Segundo a COSERN, essas orientações servem para que o consumidor possa usar a energia elétrica de forma racional, permitindo maior sustentabilidade ao planeta e evita também que as contas tenham um acréscimo durante os meses mais quentes.  

Nenhum comentário: