terça-feira, 3 de julho de 2018

PREFEITURA TRANSFERE PRONTO SOCORRO DO HOSPITAL REGIONAL PARA A UPA.

A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde emitiu Nota à população para informar sobre a transferência do atendimento do pronto socorro do atual local (Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros) para as instalações da UPA (Unidade de Pronto Atendimento)

Confira:

NOTA

A Secretaria Municipal de Saúde de São José de Mipibu vem por meio desta Nota informar à população que, nesta terça feira, dia 03/07/2018, ás 14:00 horas, vai estar transferindo o atendimento do pronto socorro do atual local (Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros) para as instalações da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de São José de Mipibu/RN, localizado na rua Pedro Freire de Melo n.º 07, nas proximidades do estádio de futebol Ferreirão, a referida unidade fica próximo aos acessos principais do Pau Brasil.

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) se destina ao atendimento de urgência e emergência adulto e infantil, lembrando que o serviço da unidade é estritamente ambulatorial, de caráter pré hospitalar, com objetivo de estabilizar os casos de urgência e emergência e encaminhar os pacientes para as unidades hospitalares para o internamento. As orientações normativas do Ministério da Saúde UPA não pode internar, apenas observação por 24h.

Os atendimentos de urgência e emergência são de responsabilidades de cada ente Municipal, com encerramento do pronto atendimento no Hospital Regional, o referido serviço é voltado apenas para a população residente de São José de Mipibu/RN e Municípios Cooperados com a UPA: Nísia Floresta e Senador Georgino Avelino, por isso para ter acesso aos atendimentos serão necessários à apresentação obrigatória do cartão SUS e comprovante de residência, identidade e CPF. Tais documentações são necessárias para o preenchimento dos boletins de atendimentos (prontuários) como também a comprovação do Município de Residência. A Unidade de Pronto Atendimento realizará um acolhimento buscando priorizar a segurança do usuário.

O atendimento também será orientado pela classificação de risco (Método de Manchester): estabelecimento, que determinação do tempo e o acesso aos atendimentos.

COMPETÊNCIA DA UPA
Atendimento de urgência e emergência traumáticas e não traumáticas
Realização de exames laboratoriais, eletrocardiográficos e radiológicos para diagnosticar situações de urgência e emergência
Apoio ao atendimento de unidades móveis do Corpo de Bombeiros e SAMU, como referência para pacientes com emergências, que possam lá ser resolvidas no local, ou apoio médico a unidades básicas ou intermediárias
Estabilizar pacientes com emergências, removendo-os imediatamente após regulação para o hospital de referência

NÃO É COMPETÊNCIA DA UPA
Consultas médicas de segmento ou ambulatoriais eletivas
Declaração de saúde para esportes ou outros
Avaliação para risco cirúrgico
Exames pré admissionais
Renovação ou troca de receitas médicas de uso contínuo
Fornecer encaminhamentos para especialistas
Abrigo de indigentes e pessoas que não apresentam alguma urgência médica
Troca de curativos
Revisão de suturas e retirada de pontos
Realização de exames laboratoriais que não sejam de urgência
Realização de procedimentos eletivos médicos
Adiantar consulta médica agendada na Unidade Básica de Saúde

Nenhum comentário: