terça-feira, 13 de outubro de 2015

SÃO JOSÉ DE MIPIBU RECEBE MAIS UMA IMPORTANTE OBRA DO GOVERNO DO ESTADO

O Governo do Rio Grande do Norte, através da Caern, acelera a conclusão das obras da lagoa de estabilização, que deverá coletar as águas servidas e os resíduos orgânicos do centro da cidade de São José de Mipibu.

A celeridade da obra decorreu de um apelo feito pela deputada estadual Cristiane Dantas, em atendimento a um pedido do prefeito Arlindo Dantas, mediado pelo vice-governador Fábio Dantas, prontamente acatado pelo governador Robinson Faria.

As lagoas de estabilização são locais para tratamento de efluentes, por processos químicos e biológicos, com o objetivo de reter a matéria orgânica e gerar água com qualidade para retornar ao meio ambiente. São lagoas constituídas de forma simples onde os esgotos entram em uma extremidade e saem na oposta. A matéria orgânica em forma de suspensão fica no fundo da lagoa , formando um lodo que vai aos poucos sendo estabilizado . O processo se baseia nos princípios da respiração e da fotossíntese : as algas existentes no esgoto na presença de luz , produzem oxigênio que é liberado através da fotossíntese .Esse oxigênio dissolvido é utilizado pelas bactérias aeróbicas (respiração) para se alimentarem da matéria orgânica em suspensão e dissolvida presente no esgoto. O resultado é a produção de sais minerais (alimento das algas) e de gás carbônico.


Nenhum comentário: