domingo, 4 de outubro de 2015

EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU MUTIRÃO DE MAMOGRAFIA MARCA ABERTURA DO OUTUBRO ROSA

A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, através da Secretaria Municipal de Saúde(SMS), realizou na manhã da segunda-feira(28), a cerimônia de abertura da campanha Outubro Rosa 2015, alusiva ao mês de conscientização para prevenção e tratamento do câncer de mama, onde na oportunidade foram oferecidos exames de mamografia para as mulheres na faixa etária entre 50 a 69 anos.
Presentes no evento, o secretário de Saúde Alexandre Dantas; a coordenadora da Atenção Básica, Franscislene Ribeiro, e a médica mastologista Luciane de Araújo Costa, diretora técnica do Hospital Regional Monsenhor Antonio Barros.
A abertura do Outubro Rosa se estenderá até a quarta-feira(30), com o objetivo de despertar na cidadã mipibuense o cuidado com a saúde, na perspectiva de se obter uma melhor qualidade de vida. Durante os três dias permanecerá na cidade a unidade móvel Amigo do Peito, onde serão realizado os exames de mamografia.
Fazendo a apresentação da campanha o secretário de Saúde, Alexandre Dantas, destacou a importância do movimento “Outubro Rosa” para prevenir e diagnosticar o câncer de mama, ressaltando que a prevenção é uma das formas parar se evitar qualquer tipo de câncer, e esse trabalho de conscientização que se realizará durante todo o mês de outubro será de fundamental importância para a saúde das mulheres mipibuenses.
A coordenadora da Atenção Básica, Franscislene Ribeiro, além de enfatizar que a campanha busca alertar sobre os riscos e a necessidade do diagnóstico precoce, relatou que todas as Unidades Básicas de Saúde(UBS) do município, por meio dos seus profissionais irão intensificar as ações da campanha “Outubro Rosa”, e que a unidade móvel Amigo do Peito também irá realizar o exame de mamografia nas mulheres mipibuenses que residem na zona rural, chegando em todas as comunidades de São José de Mipibu.
A palestra sobre o câncer de mama foi ministrada pela médica mastologista, Luciane de Araújo Costa, que além de apresentar números referentes as estatísticas de câncer de mama no RN, falou sobre as causas do câncer, os fatores de riscos, e que a realização cada vez mais freqüente da mamografia tem-se diagnosticado o câncer de mama em fases mais precoces, o que aumenta as chances de cura.
As mulheres ao chegarem para o evento preencheram uma ficha e em seguida foram chamadas para a realização do exame de mamografia na unidade móvel Amigo do Peito, que é dotada de equipamentos modernos e instalações climatizadas e adequadas para proporcionar conforto, higiene, segurança e rapidez no atendimento às pacientes.
O vereador Jota Veras também participou da abertura do movimento “Outubro Rosa”, representando a Câmara Municipal de São José de Mipibu.
O evento foi coroado com a presença de profissionais da Saúde das Unidades Básicas do município, que têm por missão neste mês de outubro alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Ao longo do mês de outubro diversas ações e eventos estarão colorindo de ROSA a paisagem urbana, alertando sobre a importância do auto-exame no combate ao câncer de mama.

Nenhum comentário: