As chuvas que caíram no início do final de semana na cidade de São José de Mipibu, especialmente nas imediações da Avenida Avelino Dantas, tomaram toda a área da lagoa de captação, acumulando aproximadamente 90 mil metros cúbicos de água, conforme informou o setor de engenharia da Prefeitura Municipal. A população dessa área no passado sofria durante o inverno, que chegou a causar prejuízos materiais, desvalorizando os imóveis no seu entorno.
Famílias desamparadas em decorrência da inexistência de ações governamentais para conter o avanço das águas, procuraram na época o prefeito da cidade, Arlindo Dantas, que de imediato reuniu o setor de engenharia da Prefeitura Municipal com o objetivo de colocar em prática um plano de ação eficaz para resolver de uma vez por todas o drama das chuvas na localidade.
O prefeito Arlindo Dantas e o secretário de Obras José Eduardo Sales passaram a coordenar pessoalmente as operações desempenhadas durante os dias e as noites. Como não havia tempo a perder, a equipe de engenharia do município priorizou a construção de uma gigantesca lagoa de captação, capaz de resolver o problema de alagamento na área do entorno da avenida Avelino Dantas.
A ousadia do prefeito começou a superar as expectativas quando a lagoa de captação saía do papel e se concretizava aos olhos da população mipibuense.
O arrojado projeto recebeu um canal de transposição que leva as águas capturadas para o seu destino final, livrando a população antes desamparada de passar pelos transtornos anteriormente causados pela presença das chuvas na região.
A transposição de todo o volume das águas armazenadas é feita por uma bomba de 50 HP, com capacidade de jogar na tubulação 400 mil litros de águas por hora, o que corresponde a quantidade de águas transportadas por 40 caminhões pipa. A tubulação despeja as águas na margem direita da BR 101, no sentido São José de Mipibu – Goianinha.
Hoje, feliz com o resultado do seu trabalho, de cima do barranco, o prefeito Arlindo Dantas observa as águas que em um passado bem recente tirava a tranquilidade de uma grande parte das famílias mipibuenses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário