terça-feira, 27 de janeiro de 2015

PREFEITO ARLINDO DANTAS INVESTE NA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO

A gestão do prefeito de São José de Mipibu, Arlindo Dantas, vem investindo de forma significativa na melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas do município. Além de reformar, adaptar e ampliar as unidades de ensino, novas modalidades de ensino estão sendo implementadas para favorecer os educandos.

A Secretaria Municipal de Educação conta com o serviço de Atendimento Educacional Especializado - AEE, atuando na modalidade de Educação Especial, que perpassa todos os níveis de ensino. O serviço atende a 185 alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, matriculados na rede de ensino e é ofertado nas salas de recursos multifuncionais. A equipe é composta por 12 professoras, uma profissional itinerante em LIBRAS, cinco intérpretes, 52 profissionais de apoio e uma coordenadora que estão sempre em contato com os professores do ensino comum e com a rede de assistência, saúde, bem como com os órgãos de defesa dos direitos da criança e do adolescente. O objetivo é garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem de todos, independente de sua condição física, sensorial ou intelectual, acreditando-se que as interações proporcionadas pela diversidade na escola trazem ganhos aos alunos, tenham eles deficiência ou não. 

No ano de 2014, em parceria com a UFRN/PROFOCO, foi ofertado o Curso de Aperfeiçoamento em AEE, com carga horária de 220 hotras e disciplinas voltadas ao conhecimento das deficiências e de estratégias pedagógicas para dar acesso a todos ao currículo comum. O corpo docente foi formado por professores da e a tutoria foi realizada por profissionais do município, contemplando 70 professores da rede pública de ensino. O curso contemplou ainda momentos de oficinas para a confecção e aplicação de recursos pedagógicos acessíveis, através da perspectiva do Desenho Universal.

A equipe também atuou junto ao PNAIC (Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), participando nos momentos de formação no tocante aos módulos de Educação Inclusiva, compartilhando com os 60 professores dos desafios que surgem no espaço escolar. Os estudos envolveram palestras e confecção de material pedagógico adaptado para alunos com deficiência visual, intelectual, surdez e transtornos globais do desenvolvimento.
Assessoria de Comunicação 
Telefones: (84) 8822-0817 / 9449-0222 / 9667-1195 
Prefeitura Municipal de São José de Mipibu

Nenhum comentário: