segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

FÁBIO DANTAS ABORDA OS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELA SAÚDE EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU/RN

Os problemas enfrentados pela população de São José de Mipibu – Região Metropolitana de Natal -, na área da Saúde foram abordados pelo deputado Fábio Dantas (PcdoB) na sessão da última quinta-feira. O parlamentar lembrou o fechamento da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância ( Apami) em abril do ano passado, ocasião em que 16 médicos foram transferidos para o Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros. Fábio Dantas explicou que a Apami passou por reformas, mas, mesmo assim, continua sem funcionar. Quanto aos médicos remanejados, estes não estão atuando no local para onde foram remanejados.
De acordo com o deputado, os 16 médicos estão trabalhando em outros hospitais estaduais. “Esses profissionais nunca foram para o Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros. Isso resultou numa demanda de médicos que, inclusive foi noticiado pelo RN TV. Hoje soube que querem fazer uma intervenção no Pronto-socorro do município para que o Hospital comece a fazer cirurgias eletivas. Mas essas cirurgias já estão sendo feitas em instituições filantrópicas. E agora o serviço de pronto atendimento será fechado. Para este Governo, fechar instituições parece ser a melhor maneira de se livrar das mazelas da saúde pública”, declarou.
Para Fábio Dantas, da forma que o Hospital Regional está funcionando hoje, fechar não seria uma novidade. “Ele já está fechado. Ele é um simples ambulatório que serve como propaganda institucional negativa da secretaria de saúde”, afirmou.
Com relação ao fechamento da Apami, Fábio disse que a instituição precisava de melhorias. “Vieram as adequações, mas, até agora, a unidade não voltou a atender as pacientes gestantes. Foram feitas reformas na infraestrutura e ela se adequou à nova realidade para procedimentos de média complexidade, também”, disse o deputado. A instituição prestava serviços há 68 anos e realizava cerca de 110 partos por mês. Além de São José de Mipibu, outros 21 municípios eram atendidos pela Apami.

Fábio Dantas também falou sobre os atendimentos de Ortopedia e Traumatologia, declarando que o Estado deve ter mais atenção com este setor. Para ele, criar um novo hospital de traumas em Natal é uma boa iniciativa, mas é preciso, antes disso, oferecer melhorias no atendimentos dos que já existem. “Não sou contra a criação do hospital de traumas na capital. Mas temos muitos e nenhum deles tem boa qualidade. Nem o básico é feito”, disse.

O deputado sugeriu que os atendimentos de Ortopedia e Traumatologia sejam oferecidos nos hospitais regionais do Estado. “A maior demanda de um hospital são os traumas, ocasionados por acidentes de trânsito. Ao invés de levar os pacientes para a capital, seria melhor que essas pessoas fossem atendidas num hospital regional”, argumentou.

Nenhum comentário: