quinta-feira, 19 de julho de 2012

CANDIDATO ÚNICO EM TRÊS MUNICÍPIOS DO RN

Três municípios do Rio Grande do Norte não terão disputa pelas suas prefeituras, contudo o fato não tem nada a ver com problemas na Justiça ou outros impedimentos específicos, é que simplesmente, tanto em Coronel João Pessoa quanto em João Dias e Viçosa, apenas um candidato se apresentou para a eleição - Francisco Alves da Costa (PP), Gerlândio Luiz da Silva (PMN) e Antônio Gomes de Amorim (PP), respectivamente.
Esse tipo de situação não é exclusividade das três cidades potiguares, isso porque segundo o site UOL outras 104 cidades brasileiras também terão candidaturas únicas nas eleições pelas suas prefeituras, este ano. Assim, além do nome do candidato em si, restará ao eleitorado desses municípios apenas as opções de votar em branco e anular o voto.
Segundo a legislação eleitoral, para ser eleito prefeito, um candidato deve obter 50% de todos os votos válidos mais um voto. Nulos e brancos não são válidos. Assim, na prática, um candidato único só não é eleito se nem ele votar nele mesmo.

Nenhum comentário: