segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

TSE CONVOCA HACKERS PARA TESTAR SEGURANÇA DE SISTEMA PARA ELEIÇÃO DE 2012

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou que a partir desta quinta-feira abrirá as inscrições para um concurso que convocará especialistas em informática dispostos a tentar invadir seu sistema de votação eletrônico. A abordagem é parte dos preparativos comandados pela Justiça Eleitoral para as eleições municipais deste ano e tem por objetivo detectar "eventuais falhas no sistema, relacionadas com a violação da integridade do voto secreto".
O comunicado diz que serão escolhidos 25 participantes, que receberão os chamados "códigos fonte" do sistema para "facilitar os ataques às urnas eletrônicas" que serão usadas nas eleições para prefeito e vereador. Os testes serão realizados entre os dias 20 e 22 de março, e os participantes receberão somente um certificado de participação, já que "não haverá nenhuma premiação em dinheiro", explicou o tribunal.
Testes nesse formato têm sido usados desde 2009, quando a Justiça Eleitoral realizou o primeiro concurso para a seleção dos "hackers". Nos quatros testes realizados até agora, ninguém conseguiu violar as urnas eletrônicas, introduzidas no sistema eleitoral no ano de 1996.
Embora a introdução das urnas eletrônicas date da década de 90, o sistema eleitoral brasileiro só foi totalmente automatizado nas eleições municipais de 2000. Com a automatização, o resultado definitivo do pleito pode ser confirmado em menos de 24 horas. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, as próximas eleições envolverão aproximadamente 135,8 milhões de eleitores, que vão eleger prefeitos e vereadores dos 5.565 municípios do país.
Fonte: Último Segundo/iG/EFE

Nenhum comentário: