Em ano que antecede o ano eleitoral, e aonde o desejo de muitos jovens é mudar o país, nada melhor do que se aprofundar no assunto e colocar os pés na estrada rumo ao caminho certo, o de concretizar uma conquista e conscientizar o seu voto.
Para muitos, sinônimo de política é dinheiro, para outros simpatia e inteligência. Em um país como o nosso que virou rotina se vender o voto, parece até distante uma conscientização.
Muitos pensam que "o compra e vende" de votos em troca de favores sejam endereçados para os mais necessitados, ledo engano, gente rica troca seu voto por cargos, vantagens e dinheiro também, é um problema que engloba a educação e cultura.
De acordo com alguns artigos científicos, dada uma oportunidade ou situação, o ser humano trapaceia (“Previsivelmente Irracional” livro de Dan Ariely). Ou seja, essa é a maneira como o ser humano funciona isso engloba o aspecto cultural.
O que tem que haver por parte não só dos políticos, mas de toda sociedade é um chamativo para o combate à corrupção. Se nos interessarmos hoje em combater a corrupção, amanhã veremos em nossos filhos e netos outra maneira de agir e pensar sobre política.
Como eu já disse, parece distante essa conscientização, mas vale à pena tentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário